Buscar

relatório final 2 2017 (1)

Prévia do material em texto

FACULDADE PITÁGORAS DE IPATINGA/ MG 
 
 
 	
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
ESCOLA MUNICIPAL MARIA RODRIGUES BARNABÉ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ALUNA: Ivanete Aparecida da Silva
Curso: Pedagogia
Matricula: 964754
 Ipatinga
 2017
 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
ESCOLA MUNICIPAL MARIA RODRIGUES BARNABÉ
Relatório de Estágio Curricular apresentado à Faculdade Pitágoras de Ipatinga – MG como requisito parcial do curso de Pedagogia. 
Coordenador de Curso: Gabriela Bicalho Barros 
Ipatinga
2017
 FACULDADE PITÁGORAS IPATINGA/MG
Relatório de Estágio Curricular Obrigatório nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Dados do Estagiário
Nome: Ivanete Aparecida da silva
Registro Acadêmico: 
Curso e Período: Pedagogia 7º período
Dados do Local de Estágio
Escola Municipal Maria Rodrigues Barnabé
Supervisor: Lariça Ribeiro Martins dos Santos
N° de registro:
Período de Estágio
Início: 28/08/2017				Término: 30/10/2017
Jornadas de trabalho 20 horas semanais.
Total de horas:100 horas em 34 dias
Ipatinga
2017
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir tem por finalidade descrever o Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental I - observação e intervenção realizado pela aluna do Curso de Licenciatura em Pedagogia: Ivanete Aparecida da Silva na Escola Municipal Maria Rodrigues Barnabé, entre os dias 28/09/2017 a 30/10/2017 com duração de 100 horas, 
O estágio é uma atividade exigida dos estudantes acadêmicos durante o processo de formação para atuarem na profissão escolhida, como licenciaturas e bacharelados. É um período em que o futuro profissional deve acompanhar e colocar em pratica atividades temporárias realizadas em uma instituição. É momento de investigação, compreensão e intervenção na realidade, que enriquece e consolida a formação profissional dos acadêmicos. 
O estágio no Ensino Fundamental l é relevante, pois é através dele que o formando em pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do docente do ensino fundamental em sua ação pedagógica. 
Pimenta (1995, p.24) defende que “a atividade teórico-prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente” O pedagogo se baseia na teoria para fundamentar a sua prática’’.
O presente estágio de docência no Ensino Fundamental I, tem como objetivo, específicos: proporcionar ao aluno os estudos das ações que envolvem a docência neste campo, possibilitar a análise das políticas educacionais do curso de formação de professores, bem como a compreensão da organização histórica, legal e curricular do curso, desenvolver conhecimentos sobre os aspectos teóricos- metodológicos do planejamento de aula das disciplinas ofertadas no ensino fundamental, conhecer questões que envolvam a relação do professor com seus parceiros na escola, em situação real de sua prática docente e profissional, observar o processo de ensino–aprendizagem e refletir sobre a pratica pedagógica acompanhada. 
O estágio é de extrema importância no processo de aprendizagem e reflexão do aluno acadêmico, pois, colabora com a correlação de teoria e prática oferecendo oportunidade ao mesmo de acesso a realidade no campo de trabalho que almeja atuar. 
De acordo com filho (2010) o estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de ser um importante instrumento de integração entre universidade, escolas e comunidade. A experiência do estágio é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados.
O presente estágio foi realizado no 2º ano C do ensino fundamental I ao qual possibilitou ao futuro doente vivenciar momentos de ensino aprendizagem nas áreas de matemática, português, ciências, geografia, história, arte, educação física e ensino religioso, ministrada pelos professores Elisangela Menezes Almeida, Tatiane Rodrigues Gomes, Lidiane Teixeira e Odila Pereira Borges, e eventos organizados pela Instituição de Ensino como a literarte ocorrido no dia 28/10/2017 em que os alunos realizaram várias apresentações com objetivo de resgatar um pouco de história, o brincar , proporcionando ao futuro docente conhecimentos para sua formação acadêmica.
AMBIENTE DE ESTÁGIO 
2.1 Identificação da escola estagiada
O espaço escolhido para realizar o Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental I, foi a Escola Municipal Maria Rodrigues Barnabé situada no Bairro Iguaçu, na rua Topázio, 165 cep 35162-132 Telefone: (31) 3829-8351, na cidade de Ipatinga região Leste de Minas Gerais , ofertando atendimento no ensino fundamental I ( com o programa novo mais educação), funcionando em turno matutino e vespertino no horário de 7h as 11h20 e de 13h as 17h20.
O estágio foi realizado no período de 28/08/2017 a 30/10/2017, tendo iniciado com observação das aulas ministradas pelos professores regentes e auxiliando os alunos conforme suas necessidades.
2.2 Caracterização estrutural
O Prédio da Escola Municipal Maria Rodrigues Barnabé é amplo e possui uma quadra coberta para a realização das atividades de Educação física, um parquinho contendo vários brinquedos para descontração das crianças, uma sala para funcionamento da biblioteca, uma sala para o laboratório de informática. Conta também com onze salas de aulas que atende os alunos do 1º ao 5º ano, duas salas onde são da educação infantil, uma sala com banheiros para atender aos funcionários, uma secretária conjugada com um espaço para direção, um espaço para Atendimento Educacional Especializado (AEE), um espaço para coordenação pedagógica dos professores, uma cantina e um refeitório. A escola possui rampas de acessibilidade na entrada e no corredor de acesso a quadra, dois banheiros para os alunos sendo separados por gêneros e com acessibilidade. A escola tem como materiais livros literários, jogos de quebra-cabeça, damas, jogos de alfabeto, massinha, calendários, alfabeto ilustrado, números, jogo lego, encaixe de números, encaixe de formas e cores, jogo da memória, blocos mágicos, blocos de empilhar, televisão e DVD.
A Escola tem por missão o desenvolvimento de processos e estratégias pedagógicas que garantam a qualidade social da educação, a permanente excelência do processo de ensino aprendizagem, a superação dos desafios, o alcance das metas e a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento a todos os alunos da escola, no tempo certo.
A escola assume como próprios os princípios fins da Educação Nacional, estabelecido no artigo 2º da lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional nº 9394/96: “Educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
O diagnóstico inicial da escola foi realizado considerando sua estrutura nas quatros dimensões: pedagógica. Administrativa, financeira e jurídica. Apresentando desempenho escolar satisfatório e é vista pela comunidade escolar como uma escola pública de qualidade.
O Calendário Escolar é o que determina a Lei 9.394/1996 LDBEN 200 dias letivos, 800 horas, excluindo o tempo de recreio, e com especificação quanto ao início e término dos períodos letivos e ano escolar. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é diagnóstica e contínua, baseada em objetivos definidos para cada ano de escolaridade, de forma a orientar a organização da prática educativa, em função das necessidades de desenvolvimento dos estudantes.
2.3 Caracterização da turma estagiada
		
A turma estagiada do 2º ano C do Ensino Fundamental I tem 29 alunos, sendo 12 do sexomasculino e 17 do sexo feminino, a maioria apresenta bom comportamento, demostram interesse nos conteúdos apresentados, resolvem as atividades propostas com autonomia, demonstram interesse pela leitura, realizam os deveres de casa, enquanto que a minoria é dispersa necessitando constantemente da intervenção do professor, não possui comportamento adequado, tendo um aluno com distúrbios mentais que necessita constantemente da ajuda do professor para realização das atividades ,causando as vezes transtornos no período das aulas. Ainda assim pode ser considerada uma turma com aprendizagem satisfatória.
São alunos de classe média a baixa, filhos de metalúrgicos, professores, comerciantes, trabalho informal, funcionários públicos, possuem acompanhamento dos pais ou avós, alguns são tranquilos outros agitados, aparentemente saudáveis. Em relação a comunicação entre eles, a maioria utiliza linguagem simples oriundas de seu meio cultural e gesticulam bastante, brincam entre si, raramente há brigas ou discussões na sala de aula. A relação dos alunos com os professores e funcionários da escola é harmoniosa e respeitosa.
2.4 Perfil dos professores, direção e demais servidores da escola
Os professores da escola são funcionários efetivos e contratados e100% deles com formação em nível superior/licenciatura e 60,4% possui Pós-Graduação. A maioria cumpre carga horária de 40 horas semanais, alguns completam essa carga horária outras instituições.
A maioria dos professores não se sente valorizados pelo sistema Educacional e o grau de satisfação com o trabalho é superior a 70%.
Em média, 21% dos professores moram próximos à escola, 35% moram em outros em outros bairros e 44% moram em municípios próximos a cidade de Ipatinga. Formação e atribuição de cargos dos professores do 2° ano C de acordo com o quadro a baixo:
	NOMES
	ESCOLARIDADE
	Atuação
	Elizangela Menezes Almeida
	Pedagogia/ Pós-Graduação em Planejamento, implementação e gestão da Educação a distância (PIGEAD)
	- Português
- Matemática
- História
	Tatiana Rodrigues Gomes
	Pedagogia/ Pós-Graduação em atendimento especial especializado (AEE)
	- Artes
- Ciências
	Otília pereira Borges
	Licenciatura plena em Educação Física
	- Educação Física
	Lidiane Teixeira
	Licenciatura em Ensino Religioso
	- Ensino Religioso
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
3.1 Observação e intervenção
	
O estágio teve duração de 100 horas sendo destinado a observação e intervenção, é o momento em que o estagiário tem oportunidade de acompanhar e vivenciar os trabalhos realizados pelos professores regentes e intervir de forma a colaborar na aprendizagem dos alunos. A proposta é que o estudante orientado pela professora participe de todas as realidades de uma sala de aula, e que faça intervenções nos momentos oportunos de acordo com o planejamento organizado.
Ao acompanhar as aulas de português da professora Elizangela é possível perceber a dedicação e interesse de muitos alunos ao realizarem as leituras dos textos proposto, realizarem atividades como ditados de palavras oriundas dos textos lidos pelos alunos consideradas sílabas complexas. Foram exploradas leituras dos alunos em outros ambientes da escola não se restringindo somente ao ambiente da sala de aula, como por baixo de árvores existentes na escola, a escolha dos livros eram de acordo com interesse de cada alunos , possibilitando assim uma leitura descontraída e satisfatória, após o momento de leitura são exploras dos alunos várias atividades com objetivo de desenvolver o potencial de interpretação de textos e localização de frases exclamativa, interrogativa, aumentativo, diminutivo, plural singular etc.., reforçando assim a compreensão de conteúdos estudados em sala de aula, foram explorados das crianças também a produção de textos através de imagens, reescrita de fábulas. Durante as aulas matemática regida pela professora supracitada os alunos realizaram diversas atividades como adição com troca; adição e subtração de números. jogos das dezenas.
Durante as aula de arte administrada pela professora Tatiane é possível o aluno desenvolver seu potencial artísticos com as atividades propostas, como construção de desenhos, colagem, dobraduras, a arte de colorir desenhos; mas aulas de ciências é possível visualizar como são trabalhados os diversos conteúdos como a Pirâmide alimentar onde os alunos tiveram a oportunidade de assistirem a palestras sobre o tema alimentação com apresentação de peça teatral, conscientizando assim os mesmos sobre a importância de uma alimentação saudável. O estágio possibilita ao futuro docente vivenciar e refletir sobre temas trabalhados em sala de aula que são indispensáveis na prática para manter o clima harmonioso em sala de aula. Ao trabalhar sobre o bullying em sala de aula a professora Tatiana despertou um clima de reflexão e questionamentos entre os alunos, levando os a rever sua postura no ambiente escolar, almejando despertar nos alunos atitudes de respeito uns com os outros uma vez que o ambiente escolar possui uma diversidade de alunos e cada um com suas especificidades.
A escola conta com projetos onde os alunos são incentivados a explorar seus potenciais, durante a realização do projeto literarte realizado no dia 28/10 os alunos apresentaram diversos tipos de brincadeiras que fazem parte da própria cultura, mas que pouco são explorados na contemporaneidade com é o caso das brincadeiras e que foi tema da literarte apresentada pela escola, conforme anexo I.
3.2 Avaliação do processo ensino aprendizagem
A avaliação deve ser entendida como processo contínuo de obtenção de informações, análise e interpretação da ação educativa, visando aprimoramento do trabalho escolar. A avaliação neste processo ocorre de maneira sistemática onde todos são avaliados em momentos individuais e coletivos, e o professor por sua vez é avaliado uma vez que os resultados da avaliação representam pontos positivos e negativos de sua prática educativa.
3.3 Visão global do trabalho realizado na instituição
A instituição de ensino desenvolve um trabalho onde todos se envolvem para que os alunos sejam construtores de conhecimento se sentido motivados e confortados. Os professores realizam seus trabalhos buscando sempre desenvolver a autonomia das crianças, dando a elas liberdade de se expressarem, de agirem diante das atividades propostas. É uma instituição que valoriza o potencial das crianças e que a percebe como sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem.
4	CONSIDERAÇÕES FINAIS
A experiência de estágio é pertinente porque aproxima o aluno da prática pedagógica proporcionando-lhe oportunidade de aprender a teoria e a prática simultaneamente. No decorrer do estágio, foram observadas as atividades na instituição de ensino que contribuíram com o avanço dos conhecimentos teóricos e práticos, quando foi observada a rotina escolar de forma mais ativa no contexto, buscou-se apurar o senso crítico e confirmar práticas já conhecidas.
A riqueza da instituição também foi excelente. Proporcionado ao estagiário oportunidades que enriquecerão muito sua prática futura como pedagoga. É notório que há muita diferença entre prática e teoria, muitas vezes não é possível adotar todas as teorias aprendidas, o professor, precisa usar de estratégias a determinados momentos para assim conduzir sua prática educativa com satisfação.
A experiência proporcionou valores significativos, pois, diante dela obteve-se conhecimento para o início de uma nova etapa no campo da docência, compreendendo a importância da mesma na sociedade contemporânea e o reconhecimento além dos discursos sociais, que não traduzem em medidas concretas de valorização do profissional da educação.
	
	
REFERÊNCIAS
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: Unidade entre teoria e prática? INEP/ Relatos de pesquisa- Série documental; nº25, maio/1995, p.16-25.
FILHO,A. P. O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. P@rtes.2010.Disponívelem:http://www.partes.com.br/educacao/estagiosupervisionado.asp. Acesso em: 15 ago. 2012.
APÊNDICES
 Anexos I
Alunos do 2º ano C se preparando para apresentação dança do quebra-cabeça
 Alunos durante apresentação literarte
Alunos apresentando nova versão da escolinha professor barnabé
Mural informativo na exposição do literarte.
Banca com exposição de trabalhos feitos pelos alunos.

Mais conteúdos dessa disciplina