Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios PEDOLOGIA
Michele Rocha- Eng. Agronômica- 176150044
O que é solo? O que é Pedologia? Porque o solo foi, é, e sempre será importante para o desenvolvimento humano?
O material mineral ou orgânico inconsolidado imediatamente abaixo da superfície da Terra e que serve como meio natural para o crescimento das plantas terrestres
Pedologia é o estudo cientifico do solo no seu habitat.
Pois o solo é fundamental para sustentação da vida, permitiu a evolução biológica através da influência e condição por atributos do ambiente do solo. Além deste fato o solo ainda atua como regulador, transformador, filtros de água e fontes de nutrientes para as plantas.
Qual a importância do conhecimento de solos na sua formação profissional?
Uma das funções do solo é de sustentação, ele fornece nutrientes para as plantas e permite que as mesmas se desenvolvam. O estudo do solo fornece diversas informações extremamente relevantes para o curso de agronomia integrando a origem dos solos, sua formação como um todo e os fatores intervenientes para o plantio e como manejar distintos solos, áreas e condições para uma determinada cultura, calculando a viabilidade do terreno e etc.. Logo o conhecimento de solos abrange uma complexidade de fatores que é indispensável para o curso em questão.
Qual a relação entre solos e Geologia?
A geologia é a ciência que estuda a origem, história, vida e estrutura da Terra, logo a mesma se relaciona intimamente com os solos, já que para conhecer o solo de atual precisa-se ter conhecimento da sua formação.
Por que os agricultores tendem a plantar em terrenos acidentados (ou próximos a estes, principalmente quando se tem rocha fresca a pequena profundidade?
Devido ao acumulo de nutrientes que se deposita no local pela lixiviação.
Qual é a composição básica das geosferas da Terra? Qual a sua importância na formação dos solos?
A Geosfera é constituída pelo Crosta terrestre, Manto da Terra e Núcleo da Terra, cada umas dessas partes, caracterizam composições de distintos tipos de rochas que mais tarde são responsáveis pela formação e caracterização dos solos.
Por que os granitos tendem a ser mais claros? A que grupo de silicatos os minerais mais comuns do granito pertencem?
O granito é uma rocha ígnea formada pelo magma em estado de fusão a grandes profundidades no interior da terra, onde ocorre seu resfriamento e a sua solidificação. O quartzo transparente, o feldspato e a biotita escura são os principais minerais formados dos granitos. A coloração destas rochas é dada principalmente pela cor do feldspato e por isso o granito tende a ser claro. Os minerais mais comuns a quais esta rocha é pertencente são todos do grupo dos silicatos: feldpatos, feldspatóides, quartzo, olivinas, piroxênios, anfibólios e micas 
As rochas máficas produzem em geral solos fertéis. Por quê? O que se entende por um solo fértil? São solos rasos ou profundos? Por quê?
Pois estas rochas são ricas em minerais com baixa sílica e alto ferro e magnésio, dando origem a solos fertiéis, solos profundos que contém todos os nutrientes disponíveis e essenciais às plantas, que não apresenta elementos tóxicos, e possui ótimas propriedades físico-químicas.
Por que os basaltos tendem a ser mais escuros? A que grupo de silicatos os minerais mais comuns do basalto pertencem?
É uma rocha escura porque é formada por minerais rios em ferro e magnésio, os minerais mais comuns a quais está rocha é pertencente são: feldspatos, olivina, anfibólio e piroxênio
Por quê existem rochas plutônicas, tais como granitos e gabros, aflorando, se tais rochas foram formadas em grandes profundidades?
Ao longo de milhares de anos as condições ambientais permitiram que parte de uma composição naturalmente interna se posiciona acima da camada dos solos que nada mais é que um afloramento rochoso, expondo a rocha na superfície da Terra.
Suponha uma rocha contendo biotita e muscovita. Qual delas irá se alterar (intemperizar) primeiro? Por quê? Que tipo de mica você espera encontrar mais comumente nas areias de praias ou rios?
A biotita devido a temperatura em que foi cristalizada. 
Defina intemperismo físico, químico e biológico. Qual sua importância e contribuição para a formação dos solos?
Intemperismo químico: Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem). As rochas, então, sofrem um processo de decomposição. A intensidade deste intemperismo é relacionada com a temperatura, pluviosidade e vegetação, ocorrendo principalmente nas regiões intertropicais.
Intemperismo físico: Desagregação ou desintegração do material de origem (rocha ou sedimento) sem que haja alteração química dos minerais constituintes. Ele, portanto, causa uma desagregação de fragmentos cada vez menores, conservando as características de seus minerais, aumentando a superfície de contato dos fragmentos, o que colabora com o intemperismo químico. Em regiões desérticas e de clima semiárido esse processo é mais intenso.
Intemperismo biológico: é o processo de transformação das rochas a partir da ação de seres vivos, como bactérias ou até mesmo animais. Incluem-se nesse processo as raízes das árvores, as ações de bactérias, a decomposição de organismos ou excrementos, entre outros.
Esse processo é de grande importância, porque é através dele que surge o solo.
Todas as rochas sofrem intemperismo igualmente? Exemplifique e discorra em âmbitos gerais o intemperismo de diferentes materiais de origem.
Não. Mesmo nas mesmas condições climáticas, cada tipo de rocha responde ao intemperismo de maneira diferente, o que varia de acordo com a sua composição mineralógica. As rochas que apresentam expressivas quantidades de quartzo, como o granito, são mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, como o calcário e o arenito.
Qual a importância da hidrólise e dissolução no intemperismo? O que esperar, em termos de minerais, nas zonas de Alitização, mono e bissialitização? Compare os atributos dos solos de cada local.
A hidrolise e a dissolução são agentes do processo de intemperismo químico. As mesmas são de grande relevância já que pelo fato de as rochas serem constituídas em grande parte por Silicatos quando entram em contato com a água sofrem o processo de hidrólise e disso resulta uma solução alcalina e a dissolução solubiliza completamente os minerais por ácidos. 
Na alitização, todos os elementos da rocha ou mineral aparecem sob a forma de hidróxidos, de caráter ácido ou básico, dissociado ou não; assim, a sílica é eliminada no mínimo com a mesma velocidade que as bases, formando unicamente gibbsita. Quando os valores da relação índice de plasticidade em relação à porcentagem de argila (atividade da fração argilosa) forem superiores a 2, a paragênese do colóide intempérico predominante encontra-se no campo da montmorilonita, com cobertura de alteração intempérica bissialítica
O que são e quais são os tipos de minerais secundários?
São minerais formados em reação de baixa temperatura e são herdados de rochas sedimentares ou formados no solos por intemperismo são do tipo: argilominerais e óxidos.
Os ambientes tropicais são mais ricos em argilominerais 1:1 ou 2:1? Por quê?
Os minerais de argila do tipo 1:1, pois caracterizam-se por possuir uma unidade cristalográfica contendo uma camada de tetraedros de silício e oxigênio e uma camada de octaedros de alumínio (ou magnésio) e hidroxilas.
Qual a importância da CTC para os solos?
Conhecer a CTC de um solo é muito importante para elevar a produtividade. Solos com argila de baixa reatividade, baixo teor de matéria orgânica e baixa CTC não retém cátions. Já solos com argila de alta reatividade apresentam CTC alta e podem reter grandes quantidades de cátions. Solos arenosos apresentam baixo teor de matéria orgânica e baixa CTC e são mais suscetíveis às perdas de nutrientes por lixiviação. Estas características são importantes para definir as doses e épocas de aplicação dos fertilizantes para aumentar a eficiência do adubo.
Você está viajando e observaem alguns locais com solos vermelhos e em amarelos. Observando apenas a variação da cor, o que você pode inferir sobre a mineralogia dos solos?
Os solos vermelhos mostram a cor avermelhada pela hematita e nos amarelos a hematita secundaria, a goethita.
Por quê em certos ambientes há perda de óxidos de ferro (descoloração), permanecendo as argilas silicatadas e óxidos de Al?
Devido à má drenagem do solo
Qual é a estrutura da montmorilonita? E da caulinita?
A montmorilonita tem estrutura 2:1 e a caulinita 1:1
Um solo mais pegajoso, mais difícil de ser manejado, deve ser mais rico em que tipo de argila?
Argila 2:1, pois tem alta plasticidade e pegajosidade.
Como se dá a formação de cargas na montmorilonita, caulinita e óxidos?
Caulinita: A carga negativa nesta argila se localiza na superfície, bordas e arestas quebradas do mineral e está relacionada à dissociação dos grupos OH e, portanto dependente do pH da solução do meio.
Óxidos: A liberação de Fe e Al como resultado dos processos intempéricos conduzem a formação de óxidos anidros e hidróxidos cristalinos e amorfos no solo
Montmorilonita: apresenta a camada octaédrica com Mg+2 , Al+3 e Fe+2. 
 A Eutrofia é um parâmetro de avaliação da fertilidade de um solo. Qual (is) parâmetros são tidos como importantes além da eutrofia para avaliação de um solo?
PH; bases extraíveis; matéria orgânica; capacidade de troca de cátions, saturação por bases; saturação por alumínio; fósforo assimilável; carbono orgânico; ataque sulfúrico com ênfase no Fe2O3 e Ki; mineralogia das frações areia e argila; classes de textura.
 Entendendo um solo como sistema trifásico, qual das suas fases deve sempre estar presente para uma melhor produtividade agrícola?
Fase solida, liquida e gasosa.