Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Administração – Análise Macroeconômica
UFRRJ /CEDERJ
Avaliação AD2
Coordenador: Profor. Cleber Ferrer Barbosa
Tutor a Distância: Profor. Aloizio Lunga
Questões aulas 1 a 4
Quais os efeitos apontados na aula 1 sobre a elevação dos juros? Descreva-os. (2 pontos)
Resposta:
 A elevação da taxa de juros afeta a atividade econômica de diversas formas. Os mais diversos tipos de devedores, como exemplo: consumidores com compras a prazo; os que pegam empréstimos em dinheiro; e aqueles que possuem dividas de longo prazo com contrato atrelados as taxas de juros variáveis, são o publico que mais sofrem com essa elevação. 
O preço de um bem denominado A aumentou mais do que o preço de outro bem, B. A demanda agregada pelo B aumentou, porque esses bens são substitutos entre si. Essa situação é típica da macroeconomia ou da microeconomia? Explique a sua resposta. (2 pontos)
Resposta:
 E típico da Microeconomia, pois esta relacionado a produtos/bens ligados ao comportamento dos consumidores e das empresas, que é justamente o objeto de estudo da Microeconomia.
Estudamos os conceitos de PIB potencial e o PIB corrente. Do ponto de vista técnico-conceitual, em dado momento, pode o PIB corrente ultrapassar o PIB potencial? (2 pontos) 
Resposta:
 Sim. O PIB corrente pode ser superior ao PIB potencial, visto que este considera o uso dos recursos por um determinado padrão de utilização. Porém, o emprego desses recursos pode ser utilizado de maneira mais intensa, como por exemplo quando um trabalhador faz horas extraordinárias de trabalho, permitindo assim tal possibilidade. 
 Diga em que situação o PNB de um país possa ser menor do PIB? (1 ponto) 
Resposta:
 O PNB é menor quando se enviam mais recursos ao exterior do que se recebe. Isto acontece especialmente em países em desenvolvimento.
PIB interno em valor superior ao PNB é típico de país subdesenvolvido ou país desenvolvido? (1 ponto)
Resposta:
 É típico de um pais subdesenvolvido, pois estes possuem PNB menor do que o PIB, demonstrando que a soma da produção nacional é menor do que a soma da riqueza produzida em território nacional, incluindo as empresas estrangeiras localizadas ali.
Qual ou quais são as características que diferenciam o crescimento econômico de curto, do de longo prazo? (2 pontos)
Resposta:
 No curto prazo, a hipótese é de que os preços são constantes. A demanda movimenta o crescimento da economia. O consumo das famílias, os investimentos privados, os gastos do governo e as exportações são componentes da demanda agregada. Uma elevação dessa demanda impulsiona a economia. Pelo fato da redução dos impostos e juros afetarem a demanda, tais alterações podem levar ao crescimento econômico no curto prazo. Graficamente, esse prazo é representado pela oferta como uma reta horizontal.
 Já no longo prazo, o crescimento não é afetado pela demanda, e sim pelos fatores que elevam a oferta agregada, como maior disponibilidade de fatores de produção, melhorias na tecnologia e na educação, além de desenvolvimento nas condições de infraestrutura. Graficamente, esse prazo é representado pela oferta como uma reta vertical.