Buscar

simulacao de 1a. prova 09 18

Prévia do material em texto

SIMULAÇAO DE PROVA PARCIAL 25/09/18
1)- Assinale dentro do parêntese, “V” para a hipótese de a assertiva ser verdadeira, e “F” para o caso de a assertiva ser falsa. No caso de a assertiva ser falsa (“F”), justifique:
 ( ) A lei nova que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a anterior.
( ) Apenas as pessoas naturais são sujeitos de Direito.
( ) São requisitos do negócio jurídico válido: objeto lícito, capacidade dos agentes e forma não proibida em lei.
 ( ) Direito subjetivo é o agir juridicamente protegido, isto é, a faculdade de agir assegurada pela ordem jurídica.
 ( ) Quando a lei for omissa, o juiz pode decidir baseado em outros casos, em normas gerais e nos costumes. 
 Fale sobre os elementos de validade dos negócios jurídicos, referindo todos eles e explicando o seu significado( no máximo 15 linhas).
Explique o que significa a afirmativa: determinado ramo do Direito vai ser classificado como Público ou Privado se houver preponderância do interesse da sociedade, no primeiro caso, ou do interesse do particular, no segundo caso (no máximo 12 linhas)
Verifique se as afirmações são falsas ou verdadeiras. Se considerar alguma(s) dela(s) falsa(s) é preciso que a(s) torne verdadeira(s)
(a) ( ) Tanto as pessoas físicas como as jurídicas podem ser sujeitos de direitos e obrigações na ordem jurídica.
(b) ( ) Mesmo as pessoas físicas capazes precisam, de regra, da presença de outra pessoa física para adquirir direitos e contrair obrigações na ordem civil.
(c) ( ) A incapacidade dos menores em razão da idade pode ser comprovada mediante certidão de nascimento, dispensando processo judicial para provar isso.
(d) ( ) As pessoas jurídicas se confundem com as pessoas físicas que as compõem, na questão dos seus direitos, obrigações e patrimônio, já que não são autônomas.
5) Explique as principais diferenças entre uma Federação e um Estado Unitário como formas de Estado
Explique o que torna um fato como jurídico e o que o distingue de outros fatos da vida em sociedade.