Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603444270)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O termo empregado na epidemiologia para fazer referência ao total de casos (doentes) existentes em uma comunidade chama-se:
		
	
	Incidência
	
	Epidemia
	 
	Prevalência
	
	Pandemia
	
	Endemia
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603295426)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Rouquayrol (1999) Epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. Enquanto a abordagem clínica se dedica ao estudo da doença no indivíduo, a Epidemiologia estuda os problemas de saúde em coletividades humanas. A Epidemiologia se constitui na principal fonte de informação em saúde e é considerada a ciência básica da Saúde Coletiva. Sobre as principais aplicações da Epidemiologia são feitas as seguintes afirmações: I A vigilância epidemiológica, estudos de situação de saúde, e avaliações dos serviços, ações e programas de saúde vigentes são importantes aplicações da epidemiologia. II A determinação de prognósticos e diagnósticos de Doenças Infectocontagiosas (DIC) e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) constitui uma importante aplicação da epidemiologia. III A investigação etiológica e a determinação de riscos são importantes aplicações da epidemiologia. IV O aprimoramento na descrição de quadro clínico consiste em uma importante aplicação da epidemiologia. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604252445)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A expressão história natural da doença, refere-se a um conjunto de relações específicas existentes entre três elementos, que são
		
	
	agente, vetor e hospedeiro.
	
	hospedeiro, agente e a patologia.
	 
	agente, hospedeiro e ambiente.
	
	ambiente causador, o suscetível, e o meio ambiente.
	
	o trabalho, o hospedeiro e a patologia.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604252448)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre os níveis de atenção à saúde, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A promoção da saúde faz parte do nível de prevenção secundária e incluem: moradia adequada, escolas, áreas de lazer, alimentação apropriada e educação em todos os níveis.
	
	A prevenção terciária tem como objetivo limitar a ocorrência da doença por meio do controle de suas causas e fatores de risco.
	
	A prevenção secundária tem como objetivo a reabilitação, por meio da fisioterapia e terapia ocupacional.
	 
	A prevenção primária tem como objetivo limitar a ocorrência da doença por meio do controle de suas causas e fatores de risco.
	
	A prevenção terciária visa curar o paciente e reduzir as consequências da doença pelo seu diagnóstico precoce e tratamento para evitar sua progressão.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201606169166)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Analisando-se o contexto da saúde devem ser observados alguns aspectos como aspectos ambientais e biológicos. Qual das alternativas abaixo está relacionada aos aspectos ambientais?
		
	 
	ciclo de vida
	
	gênero
	 
	socioeconômico
	
	herança genética
	
	idade
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201603294916)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A promoção da saúde está relacionada a medidas que não se dirigem a doenças específicas, mas que visam aumentar a saúde e o bem estar dos indivíduos e da coletividade. O fortalecimento da capacidade individual e coletiva para o confronto com uma imensa variedade de determinantes sociais e condicionantes da saúde é o aspecto principal. Sobre os objetivos da promoção da saúde são feitas as seguintes afirmações: I Valorizar o caráter coletivo e as políticas públicas intersetoriais voltadas à melhoria da qualidade de vida das populações. II Reforçar a tendência de aumentar as responsabilidades do Estado quanto à saúde dos indivíduos. III Abordar de forma ampla os problemas de saúde focando os determinantes sociais. IV Capacitar os indivíduos ao autocuidado. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Apenas a afirmação II é falsa.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201603296565)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma doença de alta letalidade é aquela em que:
		
	 
	o risco de morrer entre os doentes é grande.
	
	a taxa de morbidade é grande.
	
	a taxa de mortalidade é grande.
	
	tem maior probabilidade de produzir complicações.
	
	a prevalência é alta
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201603864642)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em um determinado município com uma população de aproximadamente 22.000 habitantes foram registrados em um ano especificamente 350 casos de tuberculose sendo: 250 em homens e 100 em mulheres. Qual é a taxa de incidência de tuberculose nesse município nesse ano?
		
	
	100 casos por 22.000 habitantes.
	
	350 casos por 100.000 habitantes.
	
	250 casos por 10.000 habitantes.
	 
	350 casos por 22.000 habitantes.
	
	350 casos por 1.000 habitantes.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201603295361)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os métodos e as técnicas da Epidemiologia são utilizados para detectar uma associação entre uma doença ou agravo e características de pessoa, tempo e lugar. Portanto, o primeiro passo para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença consiste em descrevê-lo por meio de variáveis. Sobre as variáveis de pessoa, tempo e lugar são feitas as seguintes observações: I Pessoas podem ser descritas em termos de: suas características herdadas ou adquiridas (idade, sexo, cor, escolaridade, renda, estado nutricional e imunitário, etc.); suas atividades (trabalho, esportes, práticas religiosas, costumes, etc.); e circunstâncias de vida (condição social, econômica e do meio ambiente). II A distribuição dos casos de determinada doença por períodos de tempo (semanal, mensal, anual) permite verificar como a doença evolui, isto é, se apresenta variação cíclica, se está estacionária, diminuindo ou aumentando. III O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença é muito importante, principalmente para se conhecer o seu agente etiológico e as fontes de contaminação. IV Vários elementos geográficos espaciais podem influenciar a distribuição das doenças, como, por exemplo, clima, fauna, relevo, poluentes urbanos e rurais, contaminação de alimentos, tipo de habitação, espaço urbano, ambiente de trabalho e inúmeros outros. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201603419202)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As variáveis epidemiológicas são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Portanto, o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença requer a sua descrição por meio das variáveis: pessoa, tempo e lugar. Com relação às variáveis epidemiológicas NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
		
	
	A distribuição dos casos por períodos de tempo serve para orientar as intervenções cabíveis, fornecendo, por exemplo, informação sobre os melhores momentos para intensificar a imunização e para prevenir um possível surto.
	
	A desigualdade no acesso aos serviços de saúde também pode ser observada, mediante a visualização das trajetórias percorridas pelos pacientes.O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença não é importante, visto que o local onde as pessoas vivem ou trabalham não determina o tipo de doença ou problema de saúde passível de ocorrência.
	
	As pessoas podem ser descritas de acordo com suas características herdadas ou adquiridas (idade, gênero, cor, escolaridade, renda, estado nutricional e imunológico); com suas atividades (trabalho, esportes, práticas religiosas, costumes) e de acordo com suas circunstâncias de vida (condição socioeconômica).
	
	A distribuição geográfica é utilizada para identificar de que forma as doenças se distribuem no espaço (urbano/rural), associando a sua alta ocorrência, por exemplo, a baixas coberturas vacinais, precariedade no saneamento básico, existência ou não de uma rede básica de atenção à saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina