Buscar

Prévia do material em texto

�
QUESTÕES DO SLIDE
1) 
a) Compradores e vendedores compartilham o ônus do imposto. No novo equilíbrio, os compradores pagam mais e os vendedores recebem menos.
b) O imposto desestimulou a atividade do mercado. Quando um bem é tributado, a quantidade de bem vendida é menor no novo equilíbrio.
c) Sim, o exemplo dado em aula e apresentado nos slides estão de acordo com a realidade.
QUESTÕES PARA REVISÃO
4- Isso ocorre porque para os economistas os mercados são uma boa forma de organizar as necessidades econômicas de produtores/vendedores e compradores, assim interferir nos preços que permitem que o mercado se coordene ( ajuste quantidade ofertada e quantidade demandada segundo a decisão de milhares de ofertante e demandantes) impediria que os desejos de todos fossem satisfeitos podendo resultar em escassez ou excesso de oferta persistente de produtos nos mercados.
5- Antes da mudança na cobrança do imposto os responsáveis pelo pagamento são os mesmos compradores, assim a cobrança de impostos desloca a curva de demanda para baixo no mesmo valor do imposto resultando em um preço de mercado mais alto que em uma situação sem impostos e como quantidade comercializada menor.
A mudança nos impostos, transferindo-os para serem pagos pelo vendedor teremos que a curva de demanda retorna para a posição de situação sem imposto s (agora não são mais responsáveis pelo pagamento do imposto) e temos um deslocamento da curva de oferta para cima no mesmo valor do imposto.
Se observamos com atenção, identificaremos que os preços pagos pelo consumidor e o preço recebido pelo vendedor são os mesmos mudando apenas que paga diretamente o imposto. A quantidade se reduz na mesma medida sendo que a quantidade comercializada depois de imposto sobre consumidor e depois produtor de imposto sobre ambas Q2
6- Como observado na questão anterior, seja no formato de imposto sobre comprador com no formato de imposto sobre vendedor os efeitos serão os mesmos.
Com a realidade de impostos teremos que compradores pagarão mais caro para adquirir os bens, vendedores receberão menos por cada bem vendido, e a quantidade comercializada será menor que na situação anterior ao imposto (ou sem impostos).
7- Como observado nas páginas 126 e 127 do livro o fator determinante para entender a distribuição do ônus tributário (incidência tributária) é a elasticidade ou inclinação das curvas de oferta e demanda. Observando as duas situações de cobranças de impostos mostradas nos gráficos abaixo podemos chegar a conclusão de que o ônus do imposto recai mais pesadamente sobre o lado que possui a curva menos elástica (ou seja, mais inclinada).
Situação 1: Curva de oferta menos elástica que a curva de demanda.
Se tivermos uma curva de oferta menos elástica (mais inclinada) do que a de demanda o ônus do imposto recairá em sua maior parte sobre os vendedores (ofertantes).
Situação 2: Curva de demanda menos elástica que a curva de oferta.
Se tivermos uma curva de demanda menos elástica (mais inclinada) do que a de oferta o ônus do imposto recairá em sua maior parte sobre os compradores (demandantes).
PROBLEMAS E APLICAÇÕES
3-
 a) O preço de equilíbrio do Frisbees é de 8 dólares e sua quantidade de equilíbrio é 6 milhões.
b) Já que será 2 dólares a mais no valor de equilíbrio, os Frisbees passarão a valer 10 dólares e, assim, segundo a tabela, serão vendidos 2 milhões de Frisbees.
c) O preço máximo passará a ser de 9 dólares, assim o valor de mercado será de 8 dólares e serão vendidos 6 milhões de Frisbees.