Buscar

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
 SUIANE DA SILVA COELHO, RU 1920326, TURMA 07|2017
	
 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DIFERENTES CONTEXTOS
ACRE
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER 
SUIANE DA SILVA COELHO, RU 1920326, TURMA 07|2017
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DIFERENTES CONTEXTOS
Relatório de Estágio Supervisionado: Diferentes Contextos presentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
	
ACRE
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
2 . CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL	4
2.1 Identificação da Instituição estagiada	4
2.2 Concepção Filosóficas da Instituição	4
2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO...5
2.3.1 Caracterização estrutural ...........................................................................6
2.3.2 Caracterização dos profissionais que atuam na escola estagiada.............7
2.3.3	Caracterização do Público Atendido Pela Instituição..................................7
3. Projeto de Intervenção.................... ................................................................8
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................11
REFERÊNCIAS...................................................................................................12
ANEXOS..............................................................................................................13
INTRODUÇÃO
O processo de estágio supervisionado que ocorre em várias graduações possui grandes benefícios para a vida do acadêmico, onde esse pode colocar em prática todo conhecimento teórico absorvido dentro da universidade, podendo aperfeiçoar suas habilidades e crescer como profissional, conforme Almeida (2014) “Durante o curso de graduação começam a ser construídos os saberes, as habilidades, posturas e atitudes que formam o profissional.”. Contudo, o estágio supervisionado diferentes contextos leva esse acadêmico de pedagogia em um ambiente diferente, que possibilita uma nova experiência, que é observar e conviver dentro de uma instituição, seja ela pública, particular ou ONGs e associações, essa nova experiência traz conhecimentos significativos para esse acadêmico. No entanto, o ato educativo do estágio supervisionado deve ser exercido na sua plenitude, de forma correta e clara, sendo que o estagiário deve sempre obedecer as normas da instituição estagiada, ou seja, ele deve se atentar para a sua conduta ética visando seguir e respeitar o regulamento estabelecido pela instituição estagiada.
O estágio supervisionado: Diferentes Contextos, é moldado por objetivos que levam o acadêmico a investigar e a conhecer as situações e atividades desenvolvidas pela instituição observada, possibilitando ao acadêmico uma experiência muito relevante para a sua formação. Para Roerch (1999) “O estágio é uma chance que o acadêmico tem para aprofundar conhecimentos e habilidades nas áreas de interesse do aluno”.
O período de estágio justifica-se pela sua importância na formação do futuro profissional, que precisa vivenciar a realidade existente nos locais de possíveis atuações, dessa forma o processo de ir a campo torna-se indispensável no processo da vida acadêmica. Visando esse conhecimento prático, o estágio supervisionado ocorreu no Centro de Referência da Assistência Social- CRAS de Porto Walter, no período de 27 de Julho a 10 de Agosto de 2018, sendo as observações, acompanhamento e intervenção realizadas pela acadêmica Suiane da Silva Coelho, que através de uma pesquisa de campo, buscou participar de todas as atividades realizadas pelas instituição.
 Portanto, o presente relatório está organizado em partes que organizam as informações presentes no documento, desde a localização, concepções filosóficas, caracterização das atividades até as considerações finais do relatório. 
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- CRAS
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA
O Estágio Supervisionado: Diferentes Contextos foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social- CRAS, que fica localizada na Rua: Mamed Cameli, Bairro Central, CEP  6998200, na Cidade de Porto Walter, Acre. O contato com a escola pode ser realizado por meio do telefone: (68) 3325:8017 ou então através do e-mail: cras-pw@bol.com.br
 O CRAS de Porto Walter funciona das 8h da manhã até as 17h, ofertando assistência as famílias de baixa renda, principalmente crianças, adolescentes e idosos. São atendidos, aproximadamente, 100 pessoas pela instituição durante o dia.
Sendo assim, o estágio diferentes contextos ocorreu no segundo semestre do ano de 2018 do dia 27 de julho ao dia 10 de Agosto, na oportunidade foram observados principalmente todos os profissionais envolvidos nas atividades e coordenação da instituição.
2.2 CONCEPÇÃO FILOSÓFICAS DA INSTITUIÇÃO
O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Porto Walter-Acre trabalha de acordo com a moral, ética e respeito pelo próximo, buscando dar total assistência as pessoas que vivem em áreas vulneráveis, que precisam de apoio e ajuda. O CRAS de Porto Walter desenvolve seus trabalhos de acordo com as necessidades apresentadas pelos moradores da localidade, buscando promover projetos e benefícios governamentais para as pessoas que vivem em áreas de vulnerabilidade social, com objetivo de promover apoio para que a sociedade local possa exercer seus direitos com cidadania. 
O CRAS trabalha, principalmente, com crianças e adolescentes que foram tiradas da rua, ou que eram obrigadas a realizar o trabalho infantil, com idosos que precisam de assistência para conseguirem se desenvolver, o CRAS ainda trabalha realizando cadastro em benefícios sociais ofertados pelo governo, com intuito de diminuir os casos de pobreza extrema na região, buscando acompanhar a vida escolar e a saúde das crianças atendidas pela instituição, como também diminuir o número de trabalho infantil da cidade.
A instituição conta com profissionais qualificados e aptos a exercerem as funções de assistência oferecidas pelo CRAS, sendo que o trabalho também é realizado fora do prédio da instituição, onde os funcionários realizam mutirões de visita em vários bairros, com intuito de encontrar as pessoas que se encontram em risco e que precisam da ajuda do governo para conseguirem ter uma vida digna.
Mediante as observações, participações e conversas com os coordenadores e responsáveis dos projetos da instituição, foi possível perceber que os projetos desenvolvidos são realizados de acordo com as necessidades apresentadas pelos moradores, buscando sempre alcançar aos que mais precisam de assistência, dessa forma o local sempre está cheio de pessoas que precisam de atendimento, contando com as crianças, adolescentes e idosos que frequentam o CRAS três vezes por semana, para realizarem atividades que possibilitam o desenvolvimento e aprendizagem de todos, como também oferece benefícios como auxílio para as pessoas que estão em situações extremas. Todos os projetos e benefícios que são disponibilizados pela instituição faz parte dos programas do governo federal, como por exemplo o bolsa família, que atende pessoas com renda baixa. Podemos então perceber a importância do CRAS para a população de Porto Walter.
 2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO
A instituição de assistência social de Porto Walter possui uma boa estrutura, que atente o número de pessoas de forma confortável e segura, repassando assistência para os que necessitam de apoio social, buscando sempre trabalhar em conjunto e de acordo com as necessidades que os moradores da cidade apresentam, sempre dando atenção e auxílio para as crianças, adolescentes e idosos, que são as pessoas que mais frequentam a instituição me busca de ajuda.
Os trabalhos desempenhados pelo órgão está de acordo com as demandas que são coletadas através de pesquisas feitas pelo governo, onde são coletadas as informações quelevam a instituição a promover seus projetos de acordo com as necessidades apresentadas pelos seus beneficiários locais.
Toda equipe do CRAS são especializados e capacitados para que o processo de assistência social ocorra da forma correta e produtiva, oferecendo os programas que o governo disponibiliza para as pessoas que precisam e merecem.
2.3.1 Caracterização estrutural
O centro de referência da assistência social de Porto Walter, CRAS, realiza as atividades em prol das necessidade apresentadas pelos moradores da localidade, são assistência as famílias em casos de vulnerabilidade social, crianças e adolescentes retirados do trabalho infantil e também oferece atendimento para os idosos. São pessoas que precisam de auxílio social, e o governo oferece para que os casos extremos possam receber o apoio necessário. A instituição oferece atendimento em cadastro nos programas sociais. Para que a família possa receber esses benefícios, as crianças precisam estar frequentando assiduamente a escola, passar sempre pelo médico para verificar a saúde.
A instituição ainda oferece o PAIF – Proteção e Atendimento Integral à Família e o SCFC – Serviço de conveniência e Fortalecimento de Vínculos, esses são serviços de acompanhamento que buscam orientar as famílias de forma que eles possam se tornar beneficiários dos programas do governo, como também busca promover o ganho social e material dos cidadãos. O CRAS é um equipamento público, mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que está há 15 anos na localidade realizando assistência aos moradores, mas o CRAS é uma instituição nacional, que possui uma unidade em cada município brasileiro.
O CRAS Porto Walter possui uma boa estrutura, são 3 salas que oferecem atendimento ao público, com ar condicionado nas salas, 10 computadores para atendimento ao público, 2 impressoras, iluminação, limpeza diariamente, cadeiras para as pessoas em espera de atendimento. A instituição ainda possui mais 2 salas que são próprias para o atendimento às crianças e idosos que fazem parte dos projetos semanalmente, são salas decoradas, limpas e com iluminação e materiais suficientes para os beneficiários. O CRAS ainda possui 3 banheiros para uso público, que são limpos diariamente, possui ainda um refeitório para o horário do lanche dos atendidos.
Todas as dependências da instituição são confortáveis e adequadas para a população, são ambientes organizados, com aspecto de ser bem cuidado, onde os funcionários sempre zelam pela manutenção do local, os profissionais são bem educados e atenciosos, prontos para oferecerem um bom atendimento, tudo colabora para que assim possam oferecer atendimento de qualidade e eficiente para os moradores. 
2.3.2 Caracterização dos profissionais que atuam na instituição estagiada
Os funcionários da instituição são bem atenciosos, sempre dispostos a ajudar aos que precisam de atendimento. O quadro de colaboradores é formado por psicopedagogos, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogo, pedagogos, fisioterapeuta, são profissionais que estão há mais de 10 anos atuando na área e que possuem graduação e especialização. Tem ainda os recepcionistas, auxiliares de limpeza, de serviços gerais e de cozinha que possuem apenas o ensino fundamental e médio e que trabalham há mais de 20 dias na área. Todos os colaboradores da instituição são esforçados e dedicados, que sempre estão aptos a oferecer um atendimento de qualidade para os moradores que procuram os serviços da instituição.
Os beneficiários do serviços do CRAS recebem um atendimento que vai de acordo com as necessidades apresentadas pelos mesmos, onde são tratados igualitariamente, com respeito, atenção, dedicação e eficiência, para que assim todos possam receber o auxílio que precisam. Mediante o período de estágio, foi possível perceber que os funcionários reconhecem como é difícil a vida das pessoas que procuram ajuda ao CRAS de Porto Walter, muitos estão enfrentados situações extremas, dessa forma os funcionários buscam dar a tenção necessária e a serem gentis para que todos se sintam em casa e recebam a ajuda necessária. 
Podemos então perceber que como profissionais de pedagogia podemos ajudar ao próximo, buscando atender e oferecer a ajuda necessária para os que mais precisam e estão fragilizados, demonstrando a relevância desse profissional em qualquer lugar da sociedade.
Caracterização do Público Atendido pela Instituição
O Centro de Referência da Assistência Social atende famílias de vulnerabilidade social, que precisam de auxílio e ajuda, atende também crianças e adolescente que são retirados da rua do trabalho infantil, e oferece atendimento para idosos que necessitam de serviços médicos e de lazer. A instituição oferece também atendimento para toda comunidade que busca ser inserida dentro dos programas que são oferecidos pelo governo federal. 
Diariamente, a instituição atende, aproximadamente, 100 pessoas por dia, são pessoas de perfil socioeconômico de classe baixa. A instituição trabalha auxiliando na inclusão dos mesmos nos benefícios sociais, como por exemplo o bolsa família, que é oferecido como ajuda pelo governo. As pessoas tendidas pela instituição demonstram estarem satisfeitas com o atendimento oferecido pelos funcionários da instituição, apesar de ter demoras por conta da internet, os moradores se mostram pacientes e entendem as situações. As crianças, adolescentes e idosos atendidos pelos profissionais semanalmente, são disciplinados, demonstram respeito, educação e atenção nas atividades realizadas, dessa forma os projetos são melhores executados e aceitos pela sociedade.
A comunicação do público com os funcionários é moldada por respeito e educação, apesar de ocorrer alguns conflitos por demora no atendimento, o que dificilmente ocorre, todos se respeitam e entendem que os funcionários estão fazendo seu melhor para que os trabalhos da instituição ocorra positivamente. 
3. PROJETO DE INTERVENÇÃO
TÍTULO DO PROJETO: LITERATURA INFANTIL COMO IMAGINAÇÃO PARA O FUTURO
CONTEXTO DO PROJETO: 
A literatura infantil possui inúmeras vantagens para os seus leitores, podendo leva-los para além de sua imaginação, possibilitando um encontro com os seus sonhoe, obetivo e, principalmente, com a sua infância. Sabendo que o CRAS de Porto Walter trabalha com crianças que sofrem com a tirada de sua infancia pelo trabalho infantil, é preciso levar essas pessoas a volatrem a pureza que a infancia tem. Dessa forma a literatura infantil possibilita um encontro com a imaginação e com os sonhos que tanto sonhamos e que prometemos não desistirmos. Segundo Abramovich (1997) “quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo”.
JUSTIFICATIVA:
O projeto de intervenção sobre a literatura infantil dentro do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS de Porto Walter foi pensado em meio a situação das crianças que são atendidas pela instiuição, a mesma busca trazer de volta a infancia dessas crianças que são tiradas pela necessidade do trabalho infantil, onde essa criança é levada a trabalhar nas ruas da cidade, perdendo toda a sua inocencia e a sua chance de concretizar os seus sonhos e de viver essa etapa tão importante da visa que é a infancia. Dessa forma, o projeto sobre literatura infantil realizado com as crianças que foram tiradas da rua e do trabalha infantil, poderá leva-las a voltar ao início de tudo, que é a inocencia das brincadeiras, da imaginação, de poder ser o que quiser e ir para onde quiser, somente por meio das histórias infantis que mexem com a imaginação.
Portanto, o projeto justifica-se pela sua necessidade na vida das crianças atendidas pelo CRAS de Porto Walter, que não tiveram a chance de viver a sua infancia da forma correta, com a sua imaginação as levando para onde elas quiserem. Dessa forma o projeto vem recuperar o tempo perdido e dar a oportunidade para essas crinaças deacreditarem em si e nos seus sonhos e, acima de tudo, se sentirem crianças novamengte.
SÍNTESEDO ASSUNTO:
A literatura infantil possui inúmeras vantagens no desenvolvimento da criança, já que a infancia é o momento que o ser humano começa a formar seus hábitos, dessa forma a leitura deve entrar nesse momento, onde a crinaça deve se familiarizar com o hábito de ler frequentemente. 
 A literatura infantil desenvolve muitas potencialidades em crianças e adultos, cobtribuindo para que a pessoa use a sua imaginação para alcançar metas, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, desenvolver projetos que busquem despertar a curiosdade na leitura de história possibilita muitos avanços na educação em geral.
OBJETIVOS:
GERAL:
Demonstrar para as crianças que a literatura infantil é uma ponte para se alcançar seus sonhos e voltar a inocência da infância.
ESPECÍFICOS: 
Analisar o papel da literatura infantil no desenvolvimento da criança;
Relatar que através da força de vontade todos os sonhos podem ser planejados e alcançados 
PÚBLICO-ALVO:
O projeto busca alcanças todas as crianças que são atendidas pelo CRAS de Porto Walter, demonstrando que a literatura infantil é uma grande aliada na volta da inocência da infância. Dessa forma, as crianças serão levadas a vivenciarem momentos de muito prazer, onde a imaginação vai além de tudo e todos. Podendo, também, o projeto alcançar as demais pessoas que são atendidas pela instituição.
METODOLOGIA:
 O projeto pretende ser desenvolvido por meio de oficinas literárias, que serão organizadas em momentos para melhor atender ao público-alvo.
1ºMomento: Uma sala será organizada e decorada de acordo com as histórias infantis que serão desenvolvidas no decorrer do projeto. Balões, e demais decorações serão preparadas.
2ºMomento: As crianças sentarão em círculos e começaremos uma palestra que defenda a ideia do projeto, expondo a relevância e a necessidade do tema para a vida de cada criança presente. Passaremos também vídeos motivacionais ligados a literatura infantil.
3ºMomento: Serão realizadas dinâmicas educativas que envolvam leituras de histórias infantis e seus significados para a vida e os dias atuais. Ocorrerá nesse momento também gincana, onde as crianças serão divididas em duas equipes para realizarem tarefas valendo ponto, a equipe que mais ganhar pontuação será a ganhadora da gincana.
Para finalizar, será feito uma palestra final e a hora do lanche.
CRONOGRAMA: 
As atividades estão propostas para ocorrer no dia 02 de Agosto de 2018. Sendo organizadas todas as atividades em um único dia.
AVALIAÇÃO:
O projeto será avaliado mediante a interação, participação e criticidade das crianças, onde elas realizaram dinâmicas educativas que valerá pontos.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Poder presenciar e vivenciar momentos no período de estágio é crucial para a formação de um profissional qualificado e apto a ser inserido dentro do mercado de trabalho. Dessa forma, o estágio dentro e fora do ambiente escolar é uma grande ferramenta na formação de educadores. Durante o período que estagiei no CRAS de Porto Walter, com seguir aliar a pedagogia com outras áreas que movem a sociedade, sendo esse um período de muita aprendizagem e conhecimento compartilhado.
Pude vivenciar momento que me fortaleceram como profissional e como pessoa, pois no CRAS de Porto Walter ocorrem diversas situações que são corriqueiras na vida das pessoas, dessa forma a instituição busca de todas as maneiras criar medidas e projetos de auxílio para atender a todas as necessidades apresentadas pelas pessoas da região. Contudo, é no estágio que o acadêmico tem a oportunidade de colocar em prática e vivenciar o que se está aprendendo na universidade, como forma de ganhar experiência profissional por meio da aplicação de suas habilidades práticas, como também contribuindo com a instituição por meio da aplicação do projeto de intervenção realizado na mesma.
Como futuro profissional da pedagogia, pude relacionar toda teoria com a prática dentro do CRAS de Porto Walter, onde mantive um excelente relacionamento com os profissionais daquela instituição, aprendendo com eles a contribuir com a sociedade por meio de trabalhos que ajudam a diminuir as situações difíceis daquelas pessoas. Dessa forma, o período de estágio de diferente contexto me proporciou um momento único e muita aprendizagem, me possibilitando conhecer a vida de famílias que estão em situações vulneráveis socialmente e que precisam de assistência, onde as atividades e projetos realizados pela instituição são formas de dar para as famílias, crianças, adolescentes e idosos, uma nova oportunidade de vivenciar alguns benefícios da vida e que nos é por direito, haja vista que o CRAS é uma instituição do governo que busca atender aos mais necessitados e que precisam de auxílio em diversas áreas.
Portanto, podemos concluir que o CRAS de Porto Walter é uma instituição bem organizada, onde os funcionários são preparados e bem dispostos a oferecer a necessária ajuda que as pessoas da localidade precisam, um amparo fundamental para que a situação de pobreza, trabalho infantil e maltrato aos idosos possam diminuir dentro de Porto Walter, como também no Acre em geral. 
REFERÊNCIAS
	
 
ALMEIDA, Maria I.; PIMENTA, Selma G. Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.
ROERCH, S.M.A, et al. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. -2º ed.- São Paulo: Atlas,1999.