Buscar

1° avaliacao gabaritada nota 8

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Individual FLEX (404582) - Economia (ECO20)
Prova: 7105639
X = Questão Cancelada
	Gabarito da Prova: Resposta Certa   Sua Resposta Errada
	Acadêmico:
	Jean Gutemberg Bezerra (919165)
	Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:404582) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	7105639
	Nota da Prova:
	8
Parte superior do formulário
	1.
	A economia é uma ciência social que procura relacionar a produção dos bens e serviços para satisfazer as necessidades da sociedade, consideradas essenciais para a sobrevivência e o bem-estar das pessoas. Assim, ela é conceituada como a "Ciência da Escassez". Com relação ao contexto da Ciência da Escassez, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Entende como escassos os bens e os serviços destinados ao consumo da população.
	b)
	Procura entender os motivos da escassez de renda tanto nos países pobres quanto nos países mais ricos.
	c)
	Considera que os recursos produtivos utilizados para a produção de bens e serviços são, relativamente, escassos.
	d)
	Conceitua como escassos os investimentos públicos voltados à geração de empregos para todos.
	2.
	Os estudos da Economia revelam que, para satisfazer as necessidades diárias dos indivíduos, é necessária a constante produção de bens econômicos. Os "bens econômicos" são aqueles que exigem certo esforço humano para sua obtenção. Diferente dos "bens livres", que possuem quantidade infinita e não exigem (ou quase não exigem) nenhum esforço para sua obtenção. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A diferenciação entre bens materiais e serviços é uma classificação bastante utilizada para distinguir bens econômicos.
(    ) Os bens materiais são aqueles intangíveis, os quais não podem ser atribuídos pesos e medidas.
(    ) Os bens econômicos têm como característica básica a existência de um preço específico.
(    ) Um dos tipos de bens econômicos são os serviços, também chamados de bens intangíveis, como é o caso da atividade de um/a advogado/a.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - F - V.
	b)
	V - F - V - V.
	c)
	V - V - F - F.
	d)
	F - V - V - F.
	3.
	O bom funcionamento do Sistema Capitalista depende de várias características que possam gerar confiança no consumidor e nos inversores, gerando uma dinâmica de mercado que se vai inovando no tempo. Sobre essas condições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As remunerações pagas pelas Unidades Consumidoras criam renda para as famílias. As famílias, por sua vez, têm necessidades que precisam ser satisfeitas pelo consumo de mercadorias produzidas pelas Unidades Consumidoras.
(    ) O Fluxo Monetário vem a ser os recursos financeiros dos setores produtivos que são encaminhados para as famílias, através das remunerações geradas pelos recursos produtivos fornecidos pelo setor produtivo.
(    ) Quando uma família ou pessoa compra um produto ou serviço, está gerando no mesmo momento um fluxo monetário e real. Por exemplo, quando você compra seus alimentos no mercado, você recebe as mercadorias (fluxo real), logo em troca terá que fazer o pagamento (fluxo monetário).
(    ) O nível de riqueza de uma nação é medida através do valor de sua produção no período de um ano. O meio de medição é a quantidade de dinheiro movimentado nesse período. No entanto, ela em si não é a riqueza absoluta, a geração em dinheiro só é uma representação, que tem que ser interpretada por meio de outros parâmetros para, logo assim, ter uma visão sobre a riqueza relativa de um país.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - V - F.
	b)
	F - V - V - V.
	c)
	F - F - V - F.
	d)
	V - F - F - V.
	4.
	O Fluxo Circular de Renda trata-se de um esquema que serve para resumir a forma como ocorre a inter-relação entre os agentes econômicos, sejam eles unidades de produção, unidades familiares, o setor externo ou o Estado. Considerando os vazamentos e as injeções do Fluxo Circular da Renda, analise as seguintes sentenças:
I- Os vazamentos representam recursos desviados do sistema econômico decorrentes de processos de corrupção política.
II- As injeções podem ser os recursos captados no exterior, via empréstimo, para resolver problemas econômicos internos do governo.
III- Para evitar crises econômicas, os vazamentos precisam ser substancialmente menores que os gastos do governo e empréstimos do setor bancário.
IV- Os vazamentos representam a parcela da renda das famílias não destinada ao consumo, recursos que podem ser reinjetados na economia quando esta começar a enfraquecer.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	d)
	Somente a sentença IV está correta.
	5.
	Celso Furtado foi um dos mais importantes e influentes intelectuais da história econômica do Brasil. Autor de dezenas de livros, ensaios e teses, contribuiu de forma decisiva para a interpretação das barreiras ao desenvolvimento no Brasil e na América Latina. Adepto do intervencionismo keynesiano, uma de suas obras, Formação Econômica do Brasil, é considerada até os dias de hoje peça-chave para a análise socioeconômica brasileira. Com base no pensamento furtadiano e nas teorias econômicas, analise as sentenças a seguir:
I- O economista Celso Furtado teve importante contribuição para entender o Brasil a partir do Brasil, uma vez que se dedicou a compreender a formação econômica em seu conjunto.
II- O "intervencionismo keynesiano" mencionado no enunciado diz respeito às teorias de John M. Keynes que destacaram-se durante a década de 1930.
III- Em síntese, a obra de Celso Furtado defendeu o chamado liberalismo econômico num momento em que a economia industrial passava para a agroexportadora.
IV- Um dos trabalhos de Celso Furtado serviu, inclusive, para a elaboração do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, que impulsionaria o país na direção do desenvolvimento. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARRETO, Pedro. Crescimento com distribuição de renda e justiça social. Desafios do Desenvolvimento, ano 6, edição 53, 2009. Disponível em:. Acesso em: 17 ago. 2016.
	a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	6.
	É possível identificar, pelo menos, três agentes no processo das atividades econômicas: as empresas, as famílias, o Estado e o resto do mundo. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As empresas: o processo de decisões se dá sob o padrão de comportamento, os desejos e as necessidades básicas do outro agente, as famílias.
(    ) As famílias têm o papel de consumidor, assim, ao adquirir uma mercadoria (bem ou serviço), está referendando sua decisão de compra. Funciona como um voto a favor de uma determinada mercadoria cuja produção depende do empresário.
(    ) O mercado é o local físico, ou não, onde há o processo de compra e venda, em que o comprador adquire os direitos de consumir um produto em troca de dinheiro, fixando um preço à mercadoria trocada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - F.
	b)
	V - V - V.
	c)
	F - V - F.
	d)
	F - F - V.
	7.
	Do final da Segunda Guerra Mundial (1945) até o começo dos anos 1990, o mundo estava basicamente polarizado entre duas grandes ideologias econômicas: o capitalismo, caracterizado pela baixa intervenção do Estado na economia, tendo como principal exemplo os Estados Unidos da América; e o socialismo, que se caracterizava pela ampla intervenção do Estado na economia, tendo como principal expoente a URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. A partir desseperíodo ficou mais evidente que ambos os modelos apresentavam vantagens e desvantagens. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:    
I- Um dos aspectos negativos no capitalismo é a má distribuição de renda; no socialismo, a baixa eficiência produtiva em função da falta de iniciativas privadas.
II- No capitalismo, uma das desvantagens diz respeito à dificuldade em se implantar o liberalismo econômico.
III- No socialismo, um dos aspectos negativos é a falta de iniciativas privadas.
IV- Um dos aspectos negativos no socialismo está na dificuldade em descentralizar as decisões econômicas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	8.
	A economia é uma ciência social que procura resolver, fundamentalmente, três problemas princpais: o quê/quanto produzir, como produzir, para quem produzir. Desta forma, o estudo da Economia tende a ser visto como uma ciência da escassez, pois procura administrar o uso de recursos considerados escassos frente a necessidades ilimitadas da sociedade. Sobre as necessidades humanas no âmbito da Economia, podemos considerá-las como:
	a)
	Limitadas, pois os seres humanos sempre chegam a um nível de saciedade, no qual tende a cessar seu consumo.
	b)
	Ilimitadas, pois os gastos financeiros com consumo podem crescer indefinidamente.
	c)
	Limitadas e exclusivamente materiais, pois podem ser plenamente atendidas pelo sistema produtivo, desde que ele esteja bem organizado.
	d)
	Ilimitadas, pois elas se renovam com o tempo, uma vez que o ser humano sempre busca melhorar sua condição material.
	9.
	A economia é uma ciência social que procura, principalmente, relacionar a produção relativa dos bens e serviços escassos para satisfazer as necessidades da sociedade. Assim, ela é conceituada como a Ciência da Escassez. Sobre as necessidades humanas, podemos considerá-las como:
	a)
	Ilimitadas, pois elas se renovam com o tempo, e o ser humano sempre busca melhorar sua condição material.
	b)
	Limitadas e exclusivamente materiais e podem ser plenamente atendidas pelo sistema produtivo, desde que ele esteja bem organizado.
	c)
	Ilimitadas, pois os gastos com consumo podem crescer indefinidamente.
	d)
	Limitadas, pois os seres humanos sempre chegam a um nível de saciedade além do qual eles não consomem mais.
	10.
	Nas primeiras décadas do século XX, começava-se a praticar nas atividades econômicas dois sistemas econômicos distintos: o capitalismo e o socialismo. Deste modo, polarizaram-se duas grandes tendências econômicas. Logo após a crise de 1929, começou uma nova era, na qual novas teorias econômicas procuravam uma aproximação entre esses dois grandes pensamentos econômicos - o socialismo e o capitalismo - atingindo, assim, uma nova visão do sistema capitalista, mas com sensibilidade social. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O resultado desta mistura dos sistemas econômicos é uma convergência, na qual existem direitos sociais, respeito ao trabalhador e é aceita a propriedade privada dos meios de produção.
(    ) O resultado desta mistura é o desenvolvimento das atividades econômicas através da crença da ordem natural das leis do mercado, em que o Estado não tem nenhuma intervenção na economia.
(    ) O resultado desta mistura é o desenvolvimento das atividades econômicas através da crença da ordem natural das leis do mercado, em que o Estado intervém nas decisões econômicas, em especial nas questões sociais.
(    ) O resultado desta mistura é a definição que o valor de uma mercadoria ou serviço depende, principalmente, da utilidade e a raridade, quanto especial esse produto pode ser.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - V - V - V.
	b)
	V - F - V - F.
	c)
	F - F - F - V.
	d)
	V - V - F - F.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina