Logo Passei Direto
Buscar

Termoterapia: Microondas, Bolsas Quentes e Banho de Parafina

User badge image

Enviado por Gustavo Almeida em

páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

APARELHO
	
MICROONDAS 
	
CONCEITO
	Microondas é um aparelho utilizado pela fisioterapia, que utiliza uma de corrente eletromagnética de alta frequência exerce função diatérmica. É melhor absorvido por tecidos com alta condutividade (mt liquido)
	
PARÂMETROS
	Freqüência: 2450MHz (2,4GHz) CO: 122,5 mm (onda)
Freqüência: 915 MHz (0,9 GHz) CO: 327 mm (onda)
 Quanto menor a F, maior o comprimento de onda e maior penetração . MAIOR A ABSORÇÃO EM TECIDOS MAIS PROFUNDOS.
	
TEMPO APLICAÇÃO
	5 a 10 minutos
	
EFEITOS
	Calor Homogêneo; Elevação da temperatura do tecido; Aumento do fluxo sanguíneo; Aumento do metabolismo; Analgesia; Um certo grau de relaxamento; Alterações nas propriedades físicas de tecidos fibrosos.
	
MODO APLICAÇÃO 
	 O aplicador deve ter certa distancia da pele, na F: 915 MHz deve ficar 1 cm da pele. Sendo que a distancia varia de cada fabricante.
	
INDICAÇÃO
	Lesões musculoesqueléticas pós agudos; Vasodilatação; Aumento da extensibilidades do colágeno, Diminuição na rigidez da articulação Relaxamento muscular; Contraturas das articulações; Aumento da circulação; Redução da dor subaguda e crônica.
	
CONTRA-INDICAÇÃO
	Lesões musculoesqueléticas traumáticas agudas; Condições inflamatórias agudas; Área com isquemia; Área de sensibilidade reduzida à temperatura ou a dor, Implantes de metal; Gravidez;Tumores malignos; Área pélvica durante menstruação; Testículos.
 
	
APARELHO
	
BOLSAS E COMPRESSAS QUENTES
	
CONCEITO
	Promovem um calor nos tecidos por meia da condução, podem ser superficial 1-2 cm ou profundo 2-5 cm, devem aumentar a temperatura dos tecidos em 40 a 45 C.
	
PARÂMETROS
	
	TEMPO APLICAÇÃO
	
	
EFEITOS
	Efeitos Locais da Aplicação de Calor: Vasodilatação, ↑ da taxa de metabolismo celular, ↑ da liberação de leucócitos, ↑ da permeabilidade capilar, ↑ da drenagem venosa e linfática, ↑ Aumento da elasticidade dos ligamentos, capsulas e músculos, Formação de edema, Remoção dos resíduos metabólicos, Analgesia e sedação dos nervos, redução do tônus muscular, ↑ da velocidade de condução nervosa, ↓ do espasmo muscular.
Alguns Efeitos Sistêmicos da Exposição ao Calor: ↑ da temperatura corporal, ↑ da pulsação, ↑ da frequência respiratória, Redução da pressão arterial, Perspiração.
	
MODO APLICAÇÃO
	Cubra a bolsa com tecido felpudo, ou dobre uma toalha felpuda formando cinco ou seis camadas de toalha entre a compressa e a pele. Quando estiver tratando uma área infectada, cubra totalmente a pele com gaze estéril. Após o tratamento recoloque a compressa quente no dispositivo de aquecimento e deixe-a aquecendo por um tempo mínimo de 30 a 45 minutos antes do próximo uso.
	
INDICAÇÃO
	Inflamação subaguda/ crônica, Redução de dor crônica e subaguda, Espasmo muscular crônico e subagudo, Redução da amplitude de movimento, Resolução de hematomas, Redução de contraturas articulares.
	
CONTRA-INDICAÇÃO
	Traumatismo agudo, Circulação insuficiente, Regulação térmico insuficiente, Área anestésicas, Neoplasia.
	
APARELHO
	
BANHO DE PARAFINA
	
CONCEITO
	 E uma forma de condução no qual utiliza parafina aquecida (obtida destilação do petróleo) Possui características físicas como maleabilidade, condutividade térmica e ponto de fusão, por isso é utilizada como agente termoterapêutico; 
	
PARÂMETROS
	
Deve ser aplicada a 500 C
	
TEMPO APLICAÇÃO
	 
	
EFEITOS
	Isolante térmico;​ ↑ da temperatura local;​ Vasodilatação;​ ↑ do aporte sanguíneo; ​ Analgesia​; favoreciemento da defesa;​
Relaxamento;​ Reduçao do edema;​
	
MODO DE APLICAÇAO 
	DIRETO OU IMERSÃO: Em um recipiente colocar a parafina limpa e aquecer ate o ponto de fusão adequado Introduzir lentamente a extremidade corporal na parafina. Deixar submerso por 2 segundos. Após o seguimento ser retirado, imediatamente a parafina começa a solidificar formando uma fina película sobre a pele que protege e isola da ação térmica das outras imersões.​ Após alguns segundos repetir o processo ( isso deve ser feito 8x) Após a ultima imersão ,envolve essa “ luva “ com plástico e após com papel toalha, esse recobrimento deve ser mantido 20 minutos.​
PINCELAMENTO: Com um pincel aplicar a parafina liquida sobre a pele 
até formar uma capa de parafina. ​ Repete o procedimento de proteger a região com plástico e toalhas para evitar perda de calor.​ Ao final dos 20 minutos retirar a parafina. 
ENFAIXAMENTO OU COMPRESSÃO: Utilizando faixas de cerca de 50 cm, coloca as faixas na parafina derretida, após a retirada enfaixar a articulação, colocando uma faixa sobre a outra. Para finalizar fazer um pincelamento sobre as ataduras, para preencher os espaços vazios,
revesti-las com plástico e toalhas por (30 minutos) , remover as ataduras e colocar no recipiente para serem reutilizadas.​
	
INDICAÇÃO
	Quadros inflamatórios crônicos e subagudos: artrose, artrite, artralgia, tendinite, mialgias, capsulites, entorses;
Limitação de movimento após a imobilização: fibrose pós imobilização, retrações musculares e perda da ADM.
	
CONTRA-INDICAÇÃO
	Quadros agudos – aumenta inflamação ;​ Doença vascular periférica; Circulação prejudicada;​ Regulação térmica insuficiente;

Mais conteúdos dessa disciplina

Mais conteúdos dessa disciplina