Logo Passei Direto
Buscar

1889 Rivadávia da Cunha Correia

User badge image

Enviado por Liliane Nunes Mascena em

páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Rivadávia da Cunha Correia 
Quem foi?
Rivadávia da Cunha Correia nasceu em Livramento rio grande do sul, em 9 de julho de 1866, filho de José Bento Correia e de Ana da Cunha Correia.
Político brasileiro, que em 1911, como quando, como ministro da Justiça e dos Negócios Interiores criou o vestibular como forma de seleção para entrar na faculdade, já que as vagas eram menores que o número de candidato.
O que foi a lei?
A Lei Rivadávia Corrêa, ou Reforma Rivadávia Corrêa, Lei Orgânica do Ensino Superior e Fundamental foi implementada em 5 de abril de 1911.
 Esta Reforma adotava a liberdade e a desoficialização do ensino no país, retirando da União o monopólio da criação de instituições de ensino superior. Pela Lei o governo dispensava a exigência de equiparação a uma instituição modelo de nível federal, o que tornava possível a criação de universidades pela iniciativa privada.
Essa liberdade de ensino contribuiu para que o Estado federal pudessem estabelecer suas universidades, como a livre de Manaus, a de São Paulo e a do Paraná. Tais escolas não necessitavam mais da fiscalização da União. Também permitiu a proliferação de escolas vinculadas ao ensino privado, de tal modo que à desoficialização se seguiu uma verdadeira privatização.
Por causa da mercantilização das escolas, que aconteceu com a Reforma Rivadávia, determinaram o retorno do poder do poder de Estado na autorização e controle do ensino superior, Tanto é assim que o Congresso autorizou o governo Wenceslau Braz a rever o Decreto Rivadávia. Para segundo eles rever falhas e reorganiza o ensino secundário e o superior na República conforme o pensamento da época.

Mais conteúdos dessa disciplina

Mais conteúdos dessa disciplina