Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201605570441)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A população brasileira vem sofrendo uma mudança no perfil de faixa etária predominante, e como resultado desse processo observa-se uma diminuição do número jovens e um aumento do número de idosos. Alguns fatores contribuíram para essa transição, gerando uma maior expectativa de vida na população. São fatores que contribuíram para a mudança do perfil populacional todas as alternativas abaixo, exceto:
		
	
	Melhora nas condições de saúde.
	
	Melhora nas condições socioeconômicas.
	 
	Aumento das doenças infecciosas.
	
	Diminuição da mortalidade.
	
	Diminuição da fecundidade.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201605570329)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo o IBGE, em ¿Indicadores Sociodemográficos ¿ Perspectivas para o Brasil 1991-2030¿, a esperança de vida ao nascer (ou expectativa de vida ao nascer) no Brasil em 2005 seria de 72,05 anos. Em relação a esses indicadores é correto afirmar:
		
	
	O Rio Grande do Sul, em 2005, apresentava a maior esperança da vida ao nascer entre os Estados brasileiros, exatamente 74,5 anos.
	
	Em 2005, em relação à esperança de vida ao nascer, o Brasil ocupava o primeiro lugar entre os países da América latina e Caribe, e a 10ª posição no mundo.
	 
	Santa Catarina apresentava em 2005 uma esperança de vida ao nascer de 74,78 anos (considerando ambos os sexos), sendo o segundo estado brasileiro, atrás apenas do Distrito Federal, e a projeção é que ocupe a primeira posição a partir de 2015.
	
	Alagoas, apesar de IDH baixo, está entre os três Estados brasileiros com maior esperança de vida ao nascer.
	
	Ainda sob esperança de vida ao nascer, em relação ao sexo masculino, Santa Catarina apresenta-se na 5ª posição entre os Estados Brasileiros.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201605570480)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O envelhecimento é um processo fisiológico que gera alterações nos diversos sistemas do organismo. Essas alterações geram consequências que afetam diretamente a funcionalidade e a realização das atividades da vida diária (AVD). Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
		
	
	A força muscular reduz especialmente pela diminuição das fibras musculares tipo I.
	 
	As alterações do tecido conjuntivo como rigidez e alteração na elasticidade dos ligamentos, tendões e capsulas articulares repercutem em uma maior vulnerabilidade às lesões articulares.
	
	A redução na capacidade de defesa contra os agentes infecciosos devem-se unicamente a redução da complacência da caixa torácica.
	
	A sarcopenia refere-se a redução na massa muscular que acontece diante de um processo inflamatório crônico.
	
	Considerando o sistema vascular e cardíaco, as alterações anatômicas do coração geram como alteração funcional um aumento do VO2max, que interferem na tolerância do indivíduo ao exercício.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201605570405)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sr. José, 60 anos, sedentário, se aposentou e parou de trabalhar. No inicio da sua nova vida tudo era muito interessante. Passeava na orla, reunia os amigos e já não tinha mais tempo para nada. 6 meses depois começou a perceber dores nas coluna vertebral e procurou um médico que diagnósticou de imediato problemas posturais e solicitou exames complementares. Após densitometria óssea diagnósticou osteoporose. Percebe-se neste caso alterações de envelhecimento:
		
	
	ortopédico
	
	gerontológico
	
	diferenciado
	
	natural
	 
	patológico
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201605570385)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O envelhecimento humano é um processo dinâmico e progressivo, caracterizado por alterações morfológicas, bioquímicas, fisiológicas e psicológicas. Assim, é alvo de estudo e abordagem específica por parte da gerontologia. De acordo com o exposto, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I - O envelhecimento natural envolve perda progressiva da capacidade de homeostase.
II - A geriatria é uma parte da gerontologia dedicada ao estudo dos aspectos sociais do envelhecimento.
III - O idoso torna-se vulnerável à medida que sua fragilidade vai diminuindo.
		
	
	Somente II é verdadeira.
	
	II e III são verdadeiras.
	 
	Somente I é verdadeira.
	
	I, II e III são verdadeiras.
	
	I e III são verdadeiras.
	
1a Questão (Ref.:201605570424)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os idosos têm propensão a quedas quando realizam higiene pessoal, vestem-se, sobem escadas, transferem-se de uma cadeira para a cama ou vice-versa. Com relação ao ambiente, deve o cuidador:
		
	
	escolher sempre o que o idoso vai vestir.
	
	manter o idoso na sua cadeira ou cama.
	 
	organizar a casa e treinar o uso de equipamentos auxiliares à marcha.
	 
	estar constantemente de braço com o idoso.
	
	não deixar o idoso alimentar-se sozinho.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201605570404)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A prótese total de quadril se caracteriza pela substituição ou troca da articulação coxofemural , e é indicada no caso de dor grave e contínua e incapacidade para as atividades sociais e de lazer. Além destas, existem outras indicações para esta cirurgia, com exceção de uma das opções abaixo, como:
		
	
	artrite reumatóide
	
	tumores ósseos benignos
	 
	osteoporose
	
	osteoartrose grave
	
	necrose vascular
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201605570356)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao considerarmos a abordagem fisioterapêutica de pessoas acometidas por patologias neurológicas, o conhecimento de sinais e sintomas assim como suas repercussões funcionais são importantes na intervenção fisioterapêutica. Assim sendo, quando estamos diante de um idoso com tremor em repouso, instabilidade postural, hipertonia plástica com sinal positivo para ¿roda denteada¿, déficit para execução, podendo chegar à incapacidade de iniciar espontaneamente de AVDs, diminuição ou abolição de expressão facial, dificuldade de deglutição, sialorréia, disartria, marcha a passos curtos (pettit pas), distúrbios do equilíbrio, ¿congelamento motor¿ (freezing), podendo ocorrer ainda declínio da cognição, fala monótona, vocabulário pobre em palavras e micrografia, estamos diante de um caso de:
		
	 
	parkinson
	
	corea
	
	espondilite anquilosante
	
	amiotrofia espinal
	
	hemiplegia por AVE.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201605570443)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando que o status cognitivo faz parte da avaliação geriátrica, analise as afirmativas abaixo e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.
		
	 
	O Mini Exame do Estado Mental é um instrumento de rastreio de alteração da função cognitiva podendo inclusive ser usado para diagnóstico de demência no idoso.
	 
	A função cognitiva está relacionada ao funcionamento mental e com isto a habilidade de sentir, pensar, perceber, lembrar, raciocinar, formar estruturas complexas de pensamento e produzir umas resposta às demandas e estímulos externos.
	 
	O Mini Exame do Estado Mental é um instrumento bastante utilizado na prática clínica e dentre suas vantagens podemos citar que este não sofre influência do nível educacional do idoso.
	 
	Dentre os componentes que fazem parte da função cognitiva podemos citar a memória, atenção, percepção e planejamento das ações.
	 
	Fatores comportamentais como nível educacional, cultura, participação em atividades sociais e prática de atividade física contribuem para a reserva cognitiva, fundamental para minimizar os efeitos da senescência sobre a função cognitiva.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201605570319)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Várias são as hipóteses formuladas para explicar o processo de envelhecimento, refletindo, muito provavelmente, a ausência de clareza na questão. Embora haja dificuldade em se estabelecer uma única razão para explicaresse processo, acredita-se que dois fatores principais devam influenciá-lo: o fator genético, e o fator ambiental. Qual das teorias listadas abaixo não faz parte do grupo de "Teorias do Envelhecimento Programado" (que se utiliza da genética como um modelo de relógio biológico, para explicar o envelhecimento):
		
	
	Teoria da morte programada (apoptose).
	
	Teoria telomérica da senescência.
	
	Teoria do controle genético.
	
	Teoria neuroendócrina.
	 
	Teoria dos efeitos deletérios dos radicais livres.
	1a Questão (Ref.:201605570391)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dona Mariquita, 90 anos, foi a feira com seu carrinho para comprar as frutas da semana. Ao passar por uma pedra, a idosa caiu. O Sr. Fernandes, proprietário da loja que se localizava a frente do local que a Sra caiu, corre para acudi-la. A mesma relatava sentir dores por todo o corpo. O Sr. ficou preocupado e queria ligar para o bombeiro, mas ninguém passava para ajuda-los. Quando passou uma pessoa, o Sr. Fernandes pediu socorro, mas o mesmo respondeu que não podia fazer nada, pois era um fisioterapeuta não podendo prestar assistência. Alegava que não era médico. Segundo o Art. 97 do Estatuto do Idoso o que poderá sofrer o fisioterapeuta:
		
	
	advertência da autoridade judiciária
	
	multa diária
	 
	detenção e multa
	
	determinação de prestar serviços comunitários a uma instituição para idosos
	
	encaminhamento ao Conselho Tutelar
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201605570496)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o Mini exame do estado mental (MEEM ) é correto afirmar;
		
	
	b) É composta por 11 itens, dividido em 2 seções. Uma de respostas verbais e a outra em que a leitura e escrita são necessárias
	 
	e) Todas as alternativas acima estão corretas
	
	c) Na seção de respostas verbais são avaliadas: a orientação, memória e atenção
	
	a) Avalia a função cognitiva
	
	d) Um escore é estabelecido, somando os pontos atribuídos a cada tarefa completada com sucesso. O escore máximo é 30.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201605570383)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Estatuto do Idoso representa um grande avanço da legislação brasileira, elaborado com intensa participação das entidades de defesa dos interesses das pessoas idosas. Ampliou muito a resposta do Estado e da sociedade as suas necessidades. Trata dos mais variados aspectos, abrangendo desde direitos fundamentais até o estabelecimento de penas para os crimes mais comuns cometidos contra essas pessoas. De acordo com o Estatuto do Idoso estabelecido em 1 de outubro de 2003 analise as afirmações a seguir:
I - É garantido ao idoso atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população
II - É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde - SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário.
III - É proibida a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.
Então:
		
	 
	I, II e III são verdadeiras.
	
	I e II são verdadeiras.
	
	Somente I e II são verdadeiras.
	
	Somente II é verdadeira.
	
	II e III são verdadeiras.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201605570337)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As úlceras de decúbito, observadas na síndrome da imobilidade, devem ser prevenidas através de:
		
	
	Posicionamento anatômico dos membros.
	
	Ingesta de quatro litros de água por dia.
	 
	Mudanças de decúbito.
	
	Massageamento com gel hidratante.
	
	Eletroterapia.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201605570420)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"Paciente M.O.S., 78 anos, com Diagnóstico Clínico Osteoporose e Fisioterapeutico Limitação Funcional para Deambulação iniciou atendimento de Fisioterapia com objetivo de treinar o equilibrio. O Fisioterapeuta antes de iniciar a conduta, realizou avaliação de alguns movimentos solicitando apoio da paciente. O movimento que ela teve mais dificuldade foi o em pé girar o corpo 360º". Baseado nas aulas teorica e pratica, assinale a alternativa que caracteriza o movimento da avaliação acima:
		
	
	Avaliação de Barthel
	
	Descrição de Dois Pontos
	
	Avaliação Mini-Mental
	
	N.D.A.
	 
	Escala de Berg
	1a Questão (Ref.:201605570330)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No Questionário de Atividade Funcional (Pfeffer), as questões vão um pouco além das atividades diárias, preocupando-se com atividades mais elaboradas, relacionadas também à memória e outros aspectos cognitivos. Entre as alternativas seguintes, assinale aquela que contém questão(ões) que não se refere(m) ao Questionário de Pfeffer:
		
	
	Lembrar-se de compromissos, acontecimentos familiares, feriados.
	
	Capacidade de preparar uma comida.
	
	Capacidade de passear pela vizinhança e encontrar o caminho de volta para casa.
	 
	Capacidade de subir ou descer escadas sem ajuda ou supervisão, mesmo que necessite de muletas ou bengala ou se apóie no corrimão.
	
	Capacidade de prestar atenção, entender e discutir um programa de rádio ou televisão, um jornal ou revista.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201605570371)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A História Natural da Doença é o conjunto de processos interativos que afetam desde o aparecimento da doença até o resultado final. Com base nessa informação, analise as afirmações a seguir. Uma fratura de quadril em um idoso tem etiologia multifatorial, e suas conseqüências no estado de saúde dependerão das condições clínicas pré-existentes no momento da fratura e dos níveis secundário e terciário de atenção à saúde existentes na comunidade onde vive o idoso. PORQUE O homem participa em todas as etapas do processo da História Natural da Doença, sendo gerador das condições favoráveis ao aparecimento de estímulos patológicos e vítima do contexto de agressão à saúde por ele favorecido. Analisando as afirmações acima, conclui-se que Enade 2007
		
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são falsas.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201605570395)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	João, 60 anos, sofre entorse de tornozelo direito durante caminhada rotineira. De imediato apareceram a dor e edema local. Procurou auxílio do fisioterapeuta, que na avaliação perguntou ao João se ele já teve febre reumática, se já foi vacinado contra tétano e se teve reações adversas à imunização, e também se já fez alguma cirurgia. João respondeu as perguntas, mesmo não entendendo a relação com a entorse. Estas perguntas fazem parte da anamnese em relação a:
		
	
	história social
	
	historia da doença atual
	
	história das patologias
	 
	historia pregressa da doença
	
	história da entorse
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201605570378)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que se refere à marcha do idoso, marque a afirmativa INCORRETA:
		
	
	A redução da velocidade da marcha em idosos tem sido atribuída à diminuição da amplitude dos passos e não à cadência dos mesmos.
	
	Há menor elevação do calcanhar relativamente ao solo.
	
	Em indivíduos idosos, há uma diminuição do momento de força dos flexores plantares, acarretando uma diminuição na velocidade da marcha.
	
	O período de duplo apoio da marcha é mais estável e, em idosos com quedas repetidas ou medo de quedas, esse período encontra-se aumentado.
	 
	Aumento da fase de apoio, diminuição da flexão plantar e da extensão dos quadris e joelhos e aumento do balanço dos membros superiores são alterações da marcha freqüentemente vistas em idosos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201605570400)Pontos: 0,1  / 0,1  
	O diagnóstico fisioterápico é muito importante na prática da fisioterapia com pacientes idosos. É a chave fundamental no processo dos resultados obtidos, o ponto máximo do processo de avaliação. Este pode ser dimensionado por meio de elementos que se inter-relacionam num processo dinâmico para determinar a melhor forma e abordagem clínica. Quais os cinco elementos fundamentais, proposto inclusive pelo Guia para a prática fisioterápica, que fazem parte do processo de avaliação do idoso?
		
	 
	Diagnóstico, avaliação, exame, prognóstico, intervenção e resultados.
	
	Historia social, familiar, nutricional e psiquiátrica e inter-relacionamento.
	
	evolução, tratamento, conduta, prognóstico e diagnóstico.
	
	avaliação, diagnóstico, resultado, dinamismo e prática.
	
	Escalas, testes, exames, perguntas e anamnese.