Buscar

Avaliando CLARA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201503596217)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Brasil tem experimentado, nas últimas décadas, importantes transformações no seu padrão de morbimortalidade, relacionadas, principalmente, às seguintes condições:
		
	
	b) O processo acelerado de urbanização e de mudanças socioculturais, que respondem, em grande parte, pelo aumento dos acidentes e das violências.
	
	a) A redução da mortalidade precoce, especialmente aquela ligada a doenças infecciosas e parasitárias.
	
	d) Incremento da população idosa.
	
	c) O aumento da expectativa de vida ao nascer.
	 
	e) Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503318334)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na saúde, o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) tem como objetivo promover conhecimento contínuo sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. Analise as asserções abaixo sobre o SISVAN e responda corretamente: I - É responsabilidade do município manter o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional atualizado quanto aos dados dos beneficiários cadastrados no Bolsa Família para que essas pessoas continuem recebendo o benefício. PORQUE II - A Vigilância Alimentar e Nutricional consiste em um sistema de intervenção e informação voltado para o monitoramento e a melhoria do estado nutricional das populações beneficiárias de programas sociais.
		
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são proposições falsas.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503035536)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POFs com intuito principal de disponibilizar informações sobre a composição orçamentária doméstica e sobre as condições de vida da população. Em relação aos resultados sobre o consumo/aquisição alimentar encontrados na pesquisa 2008/2009, identifique a alternativa INCORRETA:
		
	
	Açúcar refinado e cristal tiveram expressiva redução de aquisição per capita, enquanto a de refrigerante aumentou
	
	A aquisição de arroz e feijão foi maior nas classes socioeconômicas mais pobres.
	
	A aquisição per capita de carnes foi maior na área rural, quando comparada à urbana.
	
	Carnes e laticínios tiveram médias per capita de aquisição maior na região Sul do país.
	 
	O consumo de gordura foi menor nas famílias de mais alta renda.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503328026)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É correto afirmar-se sobre as características atuais da estrutura da população brasileira:
		
	
	De 1992 para 2001, a participação dos menores de 10 anos na população total vem aumentando de 18,7% para 22,1%.
	
	No Brasil, o crescimento vegetativo ou natural continua apresentando índices muito baixos, típicos de países desenvolvidos.
	
	No processo de transição demográfica, vem aumentando a participação da população de jovens e reduzindo-se a de idosos no conjunto total da população.
	
	A atual estrutura da população brasileira apresenta aumento das taxas de natalidade e de mortalidade e redução da expectativa de vida.
	 
	No processo de transição demográfica, vem se reduzindo a participação da população jovem e aumentando a de idosos no conjunto total da população.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503604986)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a história da saúde coletiva no Brasil, incluindo as políticas e programas implementados, marque V ou F e assinale o gabarito:
(  ) A Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/90), especificava as atribuições e a organização do SUS, no entanto, não é considerada um marco iniciado na 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986.
(  ) A partir do anos 70, se consolidavam como principais problemas de saúde do País: desnutrição, acidentes e doenças crônico-degenerativas.
(  ) A partir dos anos 50, percebeu-se uma necessidade maior de um modelo médico que continuasse reafirmando uma medicina exclusivamente biológica.
(  ) Em 1988, a Constituição brasileira reconheceu a saúde como um direito do cidadão e um dever do Estado.
		
	
	VVVV
	
	VVFF
	 
	FVFV
	
	VFVF
	
	FFFF
	1a Questão (Ref.:201502608184)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A partir de critérios de prioridade em saúde coletiva, a desnutrição energético-proteica (DEP), as anemias e a hipovitaminose  A são carências que mostram alta relevância. Além dessas, são, também, exemplos de carência mais presentes em nosso país:
		
	
	Raquitismo e escorbuto
	
	Pelagra e arriboflaninose
	
	Raquitismo e beribéri
	
	Escorbuto e pelagra
	 
	Bócio endêmico e cárie dental
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503596220)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Escoda (2002) aborda a situação nutricional no Brasil nas últimas décadas. Sobre essa questão, analise as seguintes afirmações:
I. Até a década de 1970, o quadro nutricional esteve fortemente marcado por surtos epidêmicos de fome, que estavam geográfica e socialmente localizados, com altos índices de prevalência das formas graves e severas de desnutrição energética protéica (DEP).
II. Na década de 1980, além da manutenção do grave problema da DEP, especialmente em algumas regiões como o Nordeste e o Norte, observou-se o acréscimo da obesidade, diabetes e dislipidemias.
III. Na década de 1990 a situação nutricional passou a ser caracterizada por uma deficiência global de nutrientes, distribuindo-se de forma generalizada por todo o país. São verdadeiras:
		
	
	c) I e II
	
	e) II e III
	
	d) I e III
	
	a) Todas as alternativas.
	 
	b) Apenas I
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503318343)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Programa Bolsa Família é considerado como uma estratégia cooperada e coordenada entre os entes federados para o combate à pobreza, a promoção da inclusão social e o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade. Avalie as afirmativas sobre o Programa Bolsa Família e marque a opção correta: (1,0 ponto) I. Um elemento estruturante do Programa Bolsa Família são as condicionalidades que devem ser cumpridas pelo Estado para que possa ter população beneficiária recebendo o benefício mensalmente. II. Concepções de focalização que podem ser denominadas discriminação positiva têm como objetivos a atenuação da pobreza; a desresponsabilização do Estado e o corte de recursos dos programas sociais. III. Instituído em outubro de 2003 pelo governo federal foi inicialmente implantado em municípios com maiores bolsões de pobreza, localizados nas regiões Sul e Sudeste do país. IV. Constituindo como elo fundamental para a inclusão social dessas famílias V. Além do benefício fixo, existe o Benefício Variável, concedidos para famílias com crianças de zero a 15 anos, gestantes e/ou nutrizes limitado a cinco benefícios por família e Benefício Variável Vinculado ao Adolescente concedidos para famílias com jovens entre 16 e 17 anos, limitado a dois jovens por família. Assinale a opção correta:
		
	
	I
	
	II e IV
	 
	IV e V
	
	I e III
	
	I e II
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502607148)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Algumas deficiências de micronutrientes são relativamente comuns em países em desenvolvimento e se destacam na agenda de vigilância alimentar e nutricional do Brasil. A respeito dessa agenda destacam-se, em ordem decrescente de prevalência, as deficiências de:
		
	
	Ferro, vitamina A e cálcio
	 
	Ferro, vitamina A e iodo
	
	Ferro, vitamina D e cálcio
	
	Iodo, vitamina D e cálcioCálcio, vitamina A e iodo
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502607154)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O bócio passou a ser considerado como doença carencial no final do século XIX. Sua maior incidência ocorre em:
		
	
	Idosos e gestantes
	
	Adolescentes
	
	Pré-escolares e lactentes
	 
	Pré-adolescentes femininos, gestantes e escolares
	
	Mulheres em idade fértil e idosos
	1a Questão (Ref.:201503350314)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em sua nova edição, a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) apresenta-se com o propósito de melhorar as condições de alimentação, nutrição e saúde, em busca da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional da população brasileira. Dentre as alternativas adiante, assinale aquela que NÃO relaciona diretrizes da nova PNAN:
		
	 
	Prevenção e tratamento de doenças prevalentes;
	
	Participação e controle social;
	
	Gestão das ações de alimentação e nutrição
	
	Organização da atenção nutricional;
	
	Qualificação da força de trabalho.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502576629)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Observe os sistemas de informação listados e aponte o que se constitui em base de dados relacionados à alimentação e nutrição:
		
	
	SINAN
	
	SIOPS
	 
	SISVAN
	
	SIM
	
	SISHIPERDIA
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502576657)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo. A lei no 11.346 cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada. Segundo o SISAN, a Segurança Alimentar e Nutricional abrange: 
( ) a ampliação das condições de acesso aos alimentos por meio da produção, em especial, da agricultura tradicional e familiar, do processamento, da industrialização, da comercialização, incluindo-se os acordos internacionais, do abastecimento e da distribuição dos alimentos, água, bem como da geração de emprego e da redistribuição da renda. 
( ) a conservação da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos.
( ) definir recursos financeiros da ação Alimentação e Nutrição para a Saúde para incentivar a estruturação e a implementação das ações de Alimentação e Nutrição por parte das Secretarias Estaduais e das Secretarias Municipais de Saúde. 
( ) a garantia da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos, bem como seu aproveitamento, estimulando práticas alimentares e estilo de vida saudáveis, que respeitem a diversidade étnica e racial e cultural da população.
( ) a implementação de políticas públicas e estratégicas sustentáveis e participativas de produção, comercialização e consumo de alimentos, respeitando-se as múltiplas características culturais do país.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
		
	 
	V, V, F, V, V
	
	F, V, F, V, V
	
	V, F, V, V, F
	
	F, V, V, V, V
	 
	V, V, F, F, F
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503215668)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A PNAN tem por pressupostos os direitos à Saúde e à Alimentação e é orientada pelos princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde (universalidade, integralidade, equidade, descentralização, regionalização e hierarquização e participação popular), aos quais se somam os princípios a seguir, EXCETO:
		
	
	A Alimentação como elemento de humanização das práticas de saúde, entendendo que a alimentação expressa as relações sociais, valores e história do indivíduo e dos grupos populacionais e tem implicações diretas na saúde e na qualidade de vida.
	 
	A determinação social e a natureza interdisciplinar e intersetorial da alimentação e nutrição, que faz referência à responsabilidade do Estado de determinar socioeconômica e culturalmente, de forma hierárquica, as práticas alimentares promotoras da saúde de uma determinada comunidade.
	
	O fortalecimento da autonomia dos indivíduos, que se refere à ampliação dos graus de autonomia para as escolhas e práticas alimentares implicando, por um lado, em um aumento da capacidade de interpretação e análise do sujeito sobre si e sobre o mundo e, por outro, na capacidade de fazer escolhas, governar e produzir a própria vida.
	
	O respeito à diversidade e à cultura alimentar, que se propõe a conhecer, respeitar, preservar, resgatar e difundir a riqueza incomensurável da diversidade de alimentos e práticas alimentares dos diversos povos que compõem a sociedade brasileira.
	
	A segurança alimentar e nutricional com soberania, que se refere ao direito dos povos de decidir seu próprio sistema alimentar e de produzir alimentos saudáveis e culturalmente adequados, acessíveis, de forma sustentável e ecológica.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503328351)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Entende-se por alimentação saudável, direito humano a um padrão alimentar adequado às necessidades biológicas e sociais dos indivíduos, respeitando os princípios da variedade, da moderação e do equilíbrio. Com base nos princípios da alimentação saudável, a Portaria nº 193 de 05 de dezembro de 2006 do Ministério do Trabalho e Emprego estabelece os parâmetros nutricionais para a alimentação do trabalhador. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	 
	Os cardápios deverão oferecer, pelo menos, uma porção de frutas e uma porção de legumes ou verduras, nas refeições principais (almoço, jantar e ceia) e pelo menos uma porção de frutas nas refeições menores (desjejum e lanche), podendo substituí-las por doces e sucos de frutas nas refeições principais e menores respectivamente.
	
	As refeições principais (almoço, jantar e ceia) deverão conter de seiscentas a oitocentas calorias, admitindo-se um acréscimo de vinte por cento (quatrocentas calorias) em relação ao valor energético total de duas mil calorias por dia.
	
	As refeições menores (desjejum e lanche) deverão conter de trezentas a quatrocentas calorias, admitindo-se um acréscimo de vinte por cento (quatrocentas calorias) em relação ao valor energético total de duas mil calorias por dia.
	
	As empresas beneficiárias deverão fornecer aos trabalhadores portadores de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, devidamente diagnosticadas, refeições adequadas e condições amoldadas ao PAT, para tratamento de suas patologias, devendo ser realizada avaliação nutricional periódica desses trabalhadores.
	
	Os estabelecimentos vinculados ao PAT deverão promover educação nutricional, inclusive mediante a disponibilização, em local visível ao público, de sugestão de cardápio saudável aos trabalhadores.

Mais conteúdos dessa disciplina