Buscar

Prévia do material em texto

AVALIANDOS DE SAÚDE DO IDOSO
1º AVALIANDO
	
	1a Questão (Ref.:201704894324)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O envelhecimento traz mudanças significativas no organismo e principalmente na constituição corporal. Sobre estas mudanças pode-se afirmar que a:
		
	
	há formação de cartilagem com o aumento da idade.
	
	água intracelular aumenta
	
	massa óssea trabecular aumenta
	
	distribuição da gordura ocorre de forma aleatória
	 
	massa gordurosa aumenta
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704894399)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Alterações anatômicas e fisiológicas próprias do envelhecimento natural. Caracterizado por perda progressiva da capacidade de homeostase, onde o idoso responde mais lentamente e menos eficazmente às alterações ambientais, devido a uma deterioração dos mecanismos fisiológicos, tornando-se mais vulnerável. Estamos falando do envelhecimento em relação a:
		
	
	Transição epidemiológica
	
	Senilidade
	 
	Senencência
	
	Cronologia
	
	Envelhecimento quaternário
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704894371)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O envelhecimento humano é um processo dinâmico e progressivo, caracterizado por alterações morfológicas, bioquímicas, fisiológicas e psicológicas. Assim, é alvo de estudo e abordagem específica por parte da gerontologia. De acordo com o exposto, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I - O envelhecimento natural envolve perda progressiva da capacidade de homeostase.
II - A geriatria é uma parte da gerontologia dedicada ao estudo dos aspectos sociais do envelhecimento.
III - O idoso torna-se vulnerável à medida que sua fragilidade vai diminuindo.
		
	
	I e III são verdadeiras.
	 
	Somente I é verdadeira.
	
	II e III são verdadeiras.
	
	Somente II é verdadeira.
	
	I, II e III são verdadeiras.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704894374)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo a OMS população envelhecida, ou envelhecimento populacional, é quando a porcentagem da população acima de 60 anos atinge acima de 7%. Estamos, atualmente, no Brasil, com 13% da população nestas condições. Deixamos de ser um país de jovens.
 PORQUE
Dentre as razões para o envelhecimento populacional no Brasil podemos citar: redução da mortalidade e manutenção da fecundidade, e o aumento da expectativa de vida do brasileiro.
		
	
	As duas afirmações são falsas.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704894391)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sr. José, 60 anos, sedentário, se aposentou e parou de trabalhar. No inicio da sua nova vida tudo era muito interessante. Passeava na orla, reunia os amigos e já não tinha mais tempo para nada. 6 meses depois começou a perceber dores nas coluna vertebral e procurou um médico que diagnósticou de imediato problemas posturais e solicitou exames complementares. Após densitometria óssea diagnósticou osteoporose. Percebe-se neste caso alterações de envelhecimento:
		
	 
	natural
	
	diferenciado
	
	gerontológico
	
	ortopédico
	 
	patológico
2º AVALIANDO
	
	1a Questão (Ref.:201704894365)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto aos itens abaixo relacionados, aquele que NÃO se enquadra como Atividade Instrumental de Vida Diária é:
		
	 
	transferir-se
	
	lavar e passar roupa
	
	preparar refeições
	
	fazer compras
	
	trabalhos artesanais
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704894305)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Várias são as hipóteses formuladas para explicar o processo de envelhecimento, refletindo, muito provavelmente, a ausência de clareza na questão. Embora haja dificuldade em se estabelecer uma única razão para explicar esse processo, acredita-se que dois fatores principais devam influenciá-lo: o fator genético, e o fator ambiental. Qual das teorias listadas abaixo não faz parte do grupo de "Teorias do Envelhecimento Programado" (que se utiliza da genética como um modelo de relógio biológico, para explicar o envelhecimento):
		
	 
	Teoria neuroendócrina.
	
	Teoria da morte programada (apoptose).
	
	Teoria telomérica da senescência.
	 
	Teoria dos efeitos deletérios dos radicais livres.
	
	Teoria do controle genético.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704894312)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A úlcera de decúbito ou úlcera de pressão está entre as condições mais evitáveis e mais freqüentes nos idosos imobilizados. Quatro fatores contribuem para o desenvolvimento da úlcera: pressão no local, forças de cisalhamento, fricção e umidade. Estas úlceras desenvolvem-se nas áreas do corpo (mais comumente nas regiões de proeminências ósseas) expostas a pressão prolongada. A sua prevenção evita muitos transtornos e dores para o idoso acamado ou com imobilidade. Algumas abordagens devem ser realizadas para prevenir a úlcera de pressão, como:
		
	
	Cunha de espuma ou outros dispositivos para manter os joelhos e os tornozelos separados;
	
	Asseio e roupas limpas
	
	Mudança de decúbito e cuidados com os pontos de apoio;
	 
	Todas as respostas acima estão corretas.
	
	Colchonetes especiais e nutrição adequada;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704894342)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao considerarmos a abordagem fisioterapêutica de pessoas acometidas por patologias neurológicas, o conhecimento de sinais e sintomas assim como suas repercussões funcionais são importantes na intervenção fisioterapêutica. Assim sendo, quando estamos diante de um idoso com tremor em repouso, instabilidade postural, hipertonia plástica com sinal positivo para ¿roda denteada¿, déficit para execução, podendo chegar à incapacidade de iniciar espontaneamente de AVDs, diminuição ou abolição de expressão facial, dificuldade de deglutição, sialorréia, disartria, marcha a passos curtos (pettit pas), distúrbios do equilíbrio, ¿congelamento motor¿ (freezing), podendo ocorrer ainda declínio da cognição, fala monótona, vocabulário pobre em palavras e micrografia, estamos diante de um caso de:
		
	
	amiotrofia espinal
	
	corea
	
	hemiplegia por AVE.
	 
	parkinson
	
	espondilite anquilosante
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704894340)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os riscos de quedas em pessoas idosas existem e precisam ser considerados sob vários aspectos, tanto na prevenção quanto na abordagem terapêutica de pessoas idosas que sofreram quedas, pois é objetivo da fisioterapia melhorar a capacidade da pessoa para resistir às ameaças a seu equilíbrio, aumentar sua segurança diante de suas atividades e recuperar a confiança, não só da pessoa que sofreu a queda, mas também de seus cuidadores, no que diz respeito a sua capacidade de se locomover. Os muitos tipos de fraturas que a pessoa idosa pode sofrer durante uma queda podem levar à necessidade de uso de dispositivos auxiliares. Quando à indicação de andadores, é correto afirmar que:
		
	
	as muletas canadenses devem ser usadas em longas distâncias, embora não devam ser usadas no domicílio e em aescadas.
	
	o andador com quatro rodas oferece menor estabilidade que o andador sem nenhuma roda, mas poderá ser usado em espaços pequenos; é ideal para uso domiciliar, embora não confira maiores graus de mobilidade independente.
	
	a bengala quadrúpede possui uma base de três apoios e um cabo em formato ergonômico, mas oferece menor eficiência em relação ao equilíbrio que as simples. Em ambos os casos elas são indicadas quando o idoso requer um apoio mínimo ou quando ele percorre longos trechos.
	 
	o andador sem nenhuma roda precisa ser levantado antes de cada passo em dissonância com o ritmo da marcha,criando um momento de instabilidade durante o qual o paciente fica sem nenhum apoio.
	
	as muletas podem ser indicadas para uso prolongado, mas não podem ser usadas em escadas ou degraus; já os andadores de quatro rodas possuem vantagem pelo seu uso dentro de casa, em espaços limitados, mas não possibilitam marcha continua.
		3º AVALIANDO
	
	1a Questão (Ref.:201704894482)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o Mini exame do estado mental (MEEM ) é correto afirmar;
		
	
	c) Na seção de respostas verbais são avaliadas: a orientação, memória e atenção
	
	b) É composta por 11 itens, dividido em 2 seções. Uma de respostas verbais e a outra em que a leitura e escrita são necessárias
	 
	e) Todas as alternativas acima estão corretas
	
	a) Avalia a função cognitiva
	
	d) Um escore é estabelecido, somando os pontos atribuídos a cada tarefa completada com sucesso. O escore máximo é 30.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704894310)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na avaliação de paciente com história de síncope, é importante a pesquisa de hipotensão ortostática. Recomenda-se medir a pressão arterial após 5 minutos na posição supina e 1 a 3 minutos após assumir a posição ortostática. Caracteriza hipotensão ortostática:
		
	
	Redução de 30 mmHg na pressão sistólica inicial e 10 mmHg na pressão diastólica inicial.
	 
	Redução superior a 20 mmHg na pressão sistólica inicial, independentemente de sintomas.
	
	Redução de 20 mmHg na pressão sistólica e diastólica iniciais, na presença de sintomas.
	
	Redução da pressão sistólica abaixo de 80 mmHg.
	
	Presença de sintomas de tontura, independentemente de queda da pressão arterial.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704894386)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O diagnóstico fisioterápico é muito importante na prática da fisioterapia com pacientes idosos. É a chave fundamental no processo dos resultados obtidos, o ponto máximo do processo de avaliação. Este pode ser dimensionado por meio de elementos que se inter-relacionam num processo dinâmico para determinar a melhor forma e abordagem clínica. Quais os cinco elementos fundamentais, proposto inclusive pelo Guia para a prática fisioterápica, que fazem parte do processo de avaliação do idoso?
		
	
	evolução, tratamento, conduta, prognóstico e diagnóstico.
	
	avaliação, diagnóstico, resultado, dinamismo e prática.
	 
	Diagnóstico, avaliação, exame, prognóstico, intervenção e resultados.
	
	Historia social, familiar, nutricional e psiquiátrica e inter-relacionamento.
	
	Escalas, testes, exames, perguntas e anamnese.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704894390)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A prótese total de quadril se caracteriza pela substituição ou troca da articulação coxofemural , e é indicada no caso de dor grave e contínua e incapacidade para as atividades sociais e de lazer. Além destas, existem outras indicações para esta cirurgia, com exceção de uma das opções abaixo, como:
		
	 
	osteoporose
	
	artrite reumatóide
	
	osteoartrose grave
	
	tumores ósseos benignos
	
	necrose vascular
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704894408)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"Durante avaliação Fisioterapeutica em um Asilo foi observado em um paciente a marcha em bloco caracteriza-se pela pobreza dos movimentos de balanço passivo associados dos membros superiores.O paciente andando, e de repente, quando passou por uma porta estreita, simplesmente trava, e não conseguiu mais andar iniciando uma série de passinhos muito curtos até que conseguiu voltar a andar". De acordo com a descrição da marcha, qual patologia se caracteriza com a mesma?
		
	 
	Doença de Parkinson
	
	Paralisia Cerebral
	
	Depressão
	
	Acidente Vascular Encefálico
	
	Doença de Alzheimer
4º AVALIANDO
			
	1a Questão (Ref.:201704894352)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	São precárias as condições orgânicas e de saúde da população de idosos, especialmente aqueles mais desprovidos de condições financeiras, residentes em abrigos e asilos existentes na cidade do Rio de Janeiro.
POR QUE
Estudos apontam para elevado índice de deficiência das capacidades físicas e motoras da população institucionalizada, devido à precariedade de todo o sistema de atendimento a essas pessoas.
		
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	 
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são falsas.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704894387)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sr. Adail,72 anos, sofreu queda da própria altura há 2 semanas, realizou cirurgia para colocação de prótese total de quadril D. Após avaliação fisioterapeutica, o profissional não constatou outros problemas associados e o paciente já foi liberado pelo cirurgião para descarga de peso progressiva e treino de marcha. Escolha a alternativa que corresponde ao tratamento deste paciente hoje:
		
	
	Fortalecimento de abdutores e rotadores internos do quadril para manter a coaptação articular, ortostatismo com descarga de peso.
	
	Fortalecimento de adutores e rotadores externos do quadril para manter a coaptação articular, ortostatismo com descarga de peso.
	
	Fortalecimento de adutores e rotadores internos do quadril para manter a coaptação articular, treino de marcha com bengala.
	
	Fortalecimento de abdutores e rotadores internos do quadril para manter a coaptação articular, ortostatismo com descarga de peso e treino de marcha com bengala.
	 
	Fortalecimento de abdutores e rotadores externos do quadril para manter a coaptação articular, ortostatismo com descarga de peso.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704894349)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As ocorrências mais comuns de fraturas na terceira idade são aquelas ligadas ao desequilíbrio e às quedas, provocando fraturas no colo do fêmur, quadril ou vértebras lombares, geralmente levando o indivíduo a ficar imobilizado por muito tempo em leitos hospitalares, e esse fato tem ocasionado a morte a uma série de pessoas da terceira idade.
POR QUE
É importante salientar que devido às influências multifatoriais do envelhecimento, ocorrem no idoso, alterações nos reflexos de proteção e no controle do equilíbrio, prejudicando-se assim a mobilidade corporal.
		
	
	as duas afirmações são falsas.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704894318)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Escaras de decúbito são comuns em pacientes acamados, idosos e subnutridos e podem ocorrer em pacientes terminais devido à imobilidade, incontinência fecal e urinária e imunodepressão. Pode-se afirmar que são áreas propícias ao aparecimento de úlceras de decúbito:
		
	 
	calcâneo, maléolos, ísquios e região sacral.
	
	maléolos, escápulas e região poplítea.
	
	maléolos, ísquios, olecrano e região cervical.
	
	calcâneos, escápulas, trocanter maior do fêmur e região abdominal.
	
	escápulas, trocanter maior do fêmur e região cervical.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704894390)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A prótese total de quadril se caracteriza pela substituição ou troca da articulação coxofemural , e é indicada no caso de dor grave e contínua e incapacidade para as atividades sociais e de lazer. Além destas, existem outras indicações para esta cirurgia, com exceção de uma das opções abaixo, como:
		
	
	necrose vascular
	
	osteoartrose grave
	
	artrite reumatóide
	
	tumoresósseos benignos
	 
	osteoporose