Buscar

avaliação ll individual

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:404579) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	7333692
	Nota da Prova:
	9
Parte superior do formulário
	1.
	Considerando a teoria microeconômica, o preço de equilíbrio é determinado pelo mercado, por meio de uma dinâmica entre preços e quantidades a serem ofertadas e procuradas pelos agentes econômicos, processo conhecido como a Lei da Demanda e da Oferta. Com relação a esta lei, suponha a seguinte situação com o produto pão francês: o preço do quilo está em R$ 12,90. Em função deste preço, a quantidade procurada pelos consumidores é apenas de 900 quilos, já a quantidade ofertada pelos produtores é bem maior, 11.000 quilos. Considerando isso, analise as sentenças a seguir: 
I- A demanda é menor que a oferta. Em função disso, há uma tendência de queda nos preços. 
II- A capacidade de produção não vai dar conta da demanda; portanto, há tendência de elevação dos preços. 
III- A quantidade procurada é igual à capacidade ofertada; os preços encontram-se num equilíbrio no mercado. 
IV- Nesta situação, a procura é maior do que a oferta. Em função disso, há uma tendência de queda dos preços. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	2.
	Por política econômica entende-se o conjunto de ações tomadas por um governo para atingir determinados fins econômicos, sejam eles de curto ou longo prazos. No campo das ações de longo prazo, a Política Econômica busca promover o crescimento econômico, e, em países como o Brasil, notórios pela sua expressiva desigualdade social, ela também tem por objetivo promover uma distribuição de renda relativamente justa. Sobre a política monetária, analise as sentenças a seguir:
I- O Banco Central do Brasil é o órgão responsável por controlar a quantidade de dinheiro em circulação na economia, que, por sua vez, determina a taxa de juros.
II- O aumento da oferta monetária devido à política monetária do Banco Central do Brasil leva a um aumento da taxa de juros do mercado.
III- Os meios de pagamento são todos os depósitos à vista nos bancos comerciais e também o papel-moeda que está em circulação.
IV- Uma situação de baixa inflação é proporcionada quando há uma oferta monetária menor do que a taxa de juros.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	Através do mercado, os consumidores e os produtores podem se encontrar e trocar dinheiro por mercadorias e serviços, cuja troca é definida por meio da Lei da Oferta e Procura. Com relação à Lei da Oferta e Procura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Segundo a Lei da Oferta, quanto mais altos forem os preços dos produtos, maiores poderão ser as quantidades procuradas no mercado. 
(    ) De acordo com a Lei da Procura, quanto mais altos forem os preços dos produtos, menor poderá ser o interesse dos empresários em produzir. 
(    ) A procura ou a demanda dos bens e serviços é determinada através da quantidade que os consumidores estão dispostos a comprar em função do seu preço. 
(   ) A oferta dos bens e serviços é determinada através do interesse que os empresários têm em produzir, em função dos preços destes no mercado. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	4.
	A Escola Neoclássica (Marginalista) trouxe à tona a busca por explicar as leis que determinam a utilização dos recursos disponíveis (escassos) para a satisfação de necessidades humanas (ilimitadas), sendo suas contribuições e estudos considerados bastante atuais e utilizados até os dias de hoje. Segundo os economistas da Escola Marginalista, com relação à atitude racional do consumidor, podemos afirmar que ela ocorre quando:
	 a)
	Convive com uma curva de indiferença mediana, de forma a evitar que toda a renda seja gasta com consumo.
	 b)
	Busca maximizar a sua poupança (acúmulo de riqueza), evitando o consumo desnecessário.
	 c)
	Opta pela curva de indiferença mais reduzida que sua renda lhe permitir atingir.
	 d)
	Opta pela curva de indiferença mais elevada que sua renda lhe permitir atingir.
	5.
	A Lei da Demanda revela o comportamento dos consumidores em busca de novos produtos. Desta forma, se o preço de uma mercadoria estiver com preço elevado, a procura será reduzida. Entretanto, se os preços foram baixos, a procura por esta mercadoria será elevada, ou seja, preço e demanda são inversamente proporcionais na curva da demanda. Contudo, a demanda por produtos também depende da estrutura da demanda. Sobre os elementos que constituem a demanda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O preços dos bens substitutos influencia diretamente na demanda, pois os consumidores poderão escolher entre produtos similares mas com preços menores.
(    ) Os fatores climáticos atingem a demanda por mercadorias, uma vez que obriga a compra dos produtos no momento exato em que são disponibilizados à venda.
(    ) As expectativas futuras são determinantes à demanda por produtos e dizem respeito à previsão dos consumidores em comprar certos produtos.
(    ) A disponibilidade de crédito para o consumo afeta diretamente o consumo e a demanda por enfatizarem os hábitos e as preferências de consumo por diferentes produtos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	6.
	O preço de equilíbrio corresponde a uma situação de mercado em que as quantidades ofertadas são iguais às quantidades demandadas. Tal situação harmoniza os interesses, tanto dos produtores quanto dos consumidores. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA quanto a uma situação de excesso de demanda:
	 a)
	Na situação de excesso de demanda, sobram produtos para atender às necessidades dos consumidores.
	 b)
	O preço de determinada mercadoria está abaixo do preço de equilíbrio.
	 c)
	O preço de determinada mercadoria é igual ou pouco acima do preço de equilíbrio.
	 d)
	O preço de determinada mercadoria está acima do preço de equilíbrio.
	7.
	Em casos de necessidade, por parte do governo, em reduzir o índice de inflação, as ações corretas teriam como seu ponto de partida as Políticas Fiscais e Monetárias. Partindo deste referencial, analise as sentenças a seguir:
I- Seria necessário reduzir impostos (política tributária) e aumentar gastos públicos.
II- Seria necessário elevar impostos (política tributária) e reduzir gastos públicos.
III- Seria necessário elevar impostos (política tributária) e aumentar a taxa de juros.
IV- Seria necessário reduzir a taxa de juros e aumentar a emissão de moeda.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	8.
	Sob a visão dos economistas marginalistas, o valor das mercadorias produzidas depende de dois fatores: a utilidade e a raridade. Assim, quanto maior o valor agregado de um produto, maior poderá ser seu preço de venda. Logo, o empresário age racionalmente quando:
	 a)
	Iguala Receita Marginal aos Custos Marginais.
	 b)
	Minimiza seus custos.
	 c)
	Aumenta seu faturamento.
	 d)
	Minimiza suas vendas.
	9.
	Durante a década de 1930, o capitalismo mundial passou por profundas transformações, que foram ainda mais intensas com o final da Segunda Guerra Mundial. Estas transformações foram inspiradasnas ideias do economista britânico John Maynard Keynes. Levando em conta o contexto socioeconômico, após a década de 1930, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Estado assumiu a responsabilidade de estimular a Demanda Agregada e, dessa forma, garantir emprego e renda para parcelas crescentes da população.
	 b)
	A principal consequência desse conjunto de transformações foi o crescimento do liberalismo econômico conduzido pelos Estados.
	 c)
	Umas das consequências positiva destas transformações foi o crescimento superior dos gastos públicos, quando comparado ao dos recursos arrecadados.
	 d)
	As alterações do papel Estado a partir da década de 1930 promoveu, no Brasil, um processo acelerado da produção agrícola.
	10.
	Sob o pensamento de Adam Smith, o Estado tem algumas tarefas básicas e deveres a serem cumpridos para proteger a sociedade e, assim, gerar confiança e desenvolvimento. Sobre este pensamento, analise as sentenças a seguir:
I- O Estado tem o dever de proteger a população da possível invasão de outras sociedades independentes.
II- O Estado tem o dever de proteger, no possível, cada cidadão das injustiças e da opressão, aplicando uma administração justa e imparcial da lei.
III- O Estado tem o dever de manter obras públicas e indústrias grandes, cuja produção não seria de interesse das empresas privadas.
IV- O Estado tem o dever de estimular a demanda agregada para assim gerar emprego, mais receitas e consumo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina