Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é o envelhecimento? É um processo dinâmico e progressivo, no qual há modificações morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas que determinam perda da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente, ocasionando maior vulnerabilidade e maior incidência de processos patológicos que terminam por levá-lo à morte” 
Qual o processo do envelhecimento? 
Processo gradual, universal e irreversível, 
Que acelera na maturidade e 
Que provoca uma perda funcional 
Progressiva no organismo 
Qual o conceito de envelhecimento? 
É um fenômeno biopsicossocial que atinge ao mesmo tempo o homem e a sua existência na sociedade, manifesta-se em todos os domínios da vida começando pelas células, passando aos tecidos órgãos e terminando nos processos extremamente complicados do pensamento 
Quais as manifestações somáticas que caracteriza a velhice?
Caracteriza pela diminuição na capacidade funcional, redução do desempenho no trabalho e está associada às perdas dos papéis sociais, solidão e perdas psicológicas, motoras e afetivas. 
Quais as peculiaridades do envelhecimento? Variável nos diversos indivíduos; Variável entre os sistemas de um mesmo indivíduo 
Quais as condições fundamentais na mudança do envelhecimento?
Devem ser deletérias: reduzir a funcionalidade; Devem ser progressivas: estabelecer gradualmente; Devem ser intrínsecas: o ambiente tem forte influência sobre o aparecimento e velocidade dessas mudanças, apesar de não ser a sua causa; Devem ser universais: dentro de uma mesma espécie.
Quais as teorias do envelhecimento? 
As teorias biológicas do envelhecimento examinam o assunto sob a ótica da degeneração da função e estrutura dos sistemas orgânicos e células. 
Como é classificada?
Genético desenvolvimentista> Como controle em forma de um continuun através de gerações de idades.
Estocástica > Com lesões associadas a exposição e lesões em decorrente ao avançar da idade.
O que é a teoria dos erros catastróficos? É uma teoria antiga que diz que o envelhecimento quando ocorre os processos como a transcrição e transporte de material genético, ou mutações somáticas. 
 O que é o limite de Hayflick? Tal limite representaria uma quantidade máxima, geneticamente programada, da capacidade de reprodução celular. 
O que seria a teoria das ligações cruzadas? Acúmulo de proteínas que tiveram “erros” nos processos de transcrição; (QUEBRA DE HOMEOSTASE). 
 
O que seria teoria estocástica? Grupo de teorias que buscam justificar os danos causados por subprodutos das reações químicas orgânicas habituais que, pouco a pouco, causariam danos irreversíveis às moléculas das células. 
O que são as teorias neuroendócrinas? Alterações na síntese dessas glândulas provocariam envelhecimento teoria está sendo considerada em busca do retardo do envelhecimento, reduzindo o metabolismo, alimentação, estresse e longevidade
 O que é a teoria imunológica? Reduções qualitativas e quantitativas no sistema imunológico (linfócitos T) e humoral (anticorpos) levariam a perda da Homeostase. 
O que é a teoria da restrição calórica? Propõem que a restrição de alimentação em ratos poderia ter impacto sobre sua longevidade.
O que é envelhecimento (Senescência) fisiológico normal? 
Refere-se aos processos biológicos (EFEITOS ANATOMICOS E FUNCIONAIS) inerentes aos organismos e são inevitavelmente involutivos. 
O que é envelhecimento (Senilidade) patológico? Refere-se ao envelhecimento na presença de traumas e doenças que “desviam” a curva de capacidade para baixo. Diabetes mellitus por Obesidade; Osteoartrose por esforço repetitivo DPOC por tabagismo. 
Quais as estruturas anatômicas que sofrem alterações? Estatura a partir dos 40 anos (1cm/década) dos arcos do pé das curvaturas da coluna da coluna vertebral por alterações nos discos intervertebrais do diâmetro da caixa torácica e do crânio. Crescimento do nariz e pavilhões auditivos (face do idoso). Diminuição de órgãos internos 
O que ocorre com o sistema ósseo no envelhecimento? Menor do número e atividade dos osteócitos responsáveis pelo controle do metabolismo da matriz extracelular, levando ao desequilíbrio do metabolismo do cálcio e perda do cálcio pela matriz.
O que é ostopenia? Diminuição da densidade mineral do osso.
O que é Osteoporose? Doença óssea relacionada, principalmente a qualidade do tecido.
O que ocorre com as estruturas articulares sinoviais (diartroses)? 
 Com a idade 
 Nº e espessura das fibras colágenas 
 Nº de células, água e proteoglicanas das camadas superficiais 
Cartilagem mais delgada – surgem rachaduras e fendas na superfície.
O que ocorre com as estruturas musculares?
 Peso e área de secção 
 Perda de massa – atrofia 
Redução da informação dos receptores alfa em moto neurônios; 
Idoso
 As vermelhas diminuem em número
 As brancas em volume e tamanho 
O que é sarcopenia / dinapenia? Síndrome geriátrica consistindo na perda gradativa da massa muscular – ocasionando progressão da perda de força e desempenho em atividades.
Quais as alterações posturais do idoso? 
Cabeça Anteriorizada
Aumento da Cifose Dorsal
Diminuição da Lordose Lombar
Retroversão Pélvica
Acentuação dos valgismos/Varismo
Diminuição do arco Plantar
Como é o arco reflexo de um idoso? Sensações somestésicas menores; Condução nervosa mais lenta; Menor força de contração. 
Quais as alterações vasculares ocorridas no envelhecimento? aparecimento de placas arterioscleróticas e espessamento das cordas tendíneas; 
Válvulas mais fibrosas e calcificação nas cúspides da esclerose, espessamento e depósito de placas; Acumulo de lipídios.
Quais as alterações anatômicas no sistema respiratório? Importante para mecânica respiratória 
Desaparecimento das articulações sinoviais entre esterno e cartilagens costais – calcificam 
Cartilagens costais constituídas por condrócitos e matriz uniforme, fibras colágenas finas e proteoglicanas. 
Com o envelhecimento 
Degeneração dos condrócitos 
 Do nº de condrócitos 
Espessamento das fibras colágenas 
 Depósito de cálcio 
Cartilagem rígida 
Quais as alterações de complacência da caixa torácica / alterações na curvatura do diafragma?
As alterações torácicas por osteoporose e fraturas vertebrais; alterações na curvatura da coluna vertebral; calcificação das articulações costais e achatamento do disco vertebral.
Quais as dificuldades apresentadas em alterações de complacência? 
Menor habilidade para à tosse. 
Mais suscetível à infecções. 
Crepitação bibasal comum 
Ausculta pode ser muito difícil. 
Diminuição do clearançe mucociliar 
Quais as alterações digestivas no idoso? 
Atrofia da mucosa gástrica com 
 Produção de ácido clorídrico e de fator intrínseco; 
 Do tempo de esvaziamento gástrico; 
Atrofia da mucosa intestinal
O que é a transição demográfica? É o fenômeno que se caracteriza pela passagem de uma situação de alta mortalidade e fecundidade, com uma população predominantemente jovem e em fraca expansão, para uma de baixa mortalidade e, gradualmente, baixa fecundidade.
De acordo com o IBGE a política nacional do idoso e o estatuto considera: se idoso o sujeito que apresente sessenta anos completos e acima dessa.
O que é transição epidemiológica? As doenças que afetam a população jovem são principalmente as moléstias infectocontagiosas. 
 O que promove o estatuto do idoso? Acesso ao mercado de trabalho e profissionalização; Cultura; lazer; esporte; Assegura políticas do promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde do idoso. 
Qual a definição de idosos centenários? Centenários, por definição, são sobreviventes que chegaram aos cem anos, ou seja, viveram cerca de 20 anos a mais do que a expectativa de vida média dos países desenvolvidos.