Buscar

Recursos da Linguagem SQL

Prévia do material em texto

1.3.5 SQL
A linguagem SQL como uma “linguagem de consulta”, ela possui muitos outros recursos além da consulta de banco de dados, como meios para a definição da estrutura de dados, para modificação de dados no banco de dados e para a especificação de restrições de segurança. Implementações especificas da SQL podem deferir em alguns detalhes ou podem dar suporte parcial a linguagem. 
Linguagem de definição de dados: (Data-definition Languagem – DDL). A SQL DDL proporciona comandos para a definição de esquemas de relações, exclusão de relações, criação de índices e modificação nos esquemas de relações.
Linguagem interativa de manipulação de dados: (Data-manipulation Language – DML). A SQL DML abrange uma linguagem de consulta baseada tanto na álgebra relacional quanto no cálculo relacional de tuplas. Engloba também comandos para inserção, exclusão e modificação de tuplas no banco de dados.
Definição de visões: A SQL DDL possui comandos para definição de visões.
Autorização: A SQL DDL engloba comandos para especificação de direitos de acesso a relação e visões.
Integridade: A SQL possui comandos para especificação de regras de integridade que os dados que serão armazenados no banco de dados devem satisfazer. Atualizações que violarem as regras de integridade serão desprezadas.
Controle de transações: A SQL inclui comandos para a especificação de iniciação e finalização de transações. Algumas implementações também permitem explicitar bloqueios de dados para controle de concorrência.
Segurança: A SQL prevê mecanismo para controlar o acesso dos usuários aos objetos de dados, tais como tabelas e visões.
Execução Cliente-Servidor e acesso a banco de dados remoto: Estes comandos controlam como um programa de aplicativo cliente pode se conectar a um servidor de banco de dados SQL, ou acessar dados de um banco de dados através de uma rede.

Mais conteúdos dessa disciplina