Buscar

Dieto 1 Meu avaliando

Prévia do material em texto

Dieto 1 
	 1a Questão (Ref.: 201502052918)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas referentes aos métodos de avaliação do estado nutricional.
		
	
	Os testes cutâneos não permitem avaliar a imunidade celular por meio da hipersensibilidade cutânea tardia a antígenos específicos e ao índice prognóstico nutricional.
	
	A Proteína C Reativa é uma das principais ptn de fase aguda, tendo sua concentração diminuída rapidamente no estresse agudo (4 a 6h depois do trauma).
	 
	A utilização das medidas das dobras cutâneas é bastante confiável como método de avaliação do estado nutricional em pacientes graves internados em unidade de terapia intensiva (UTI).
	
	A albumina sérica é utilizada como padrão-ouro de avaliação do estado nutricional em pacientes politraumatizados (na primeira semana pós-traumatismo), uma vez que possui meia-vida de aproximadamente 20 dias.
	 
	As medidas das dobras cutâneas podem ser úteis para avaliar mudanças a longo prazo, nas reservas de tecido adiposo subcutâneo, em pacientes que recebem terapia nutricional
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501336532)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um dos métodos para avaliação do percentual de gordura corporal é a avaliação das dobras cutânea, porém a precisão desse método:
		
	
	Aumenta com a diminuição da obesidade;
	
	Diminui com a diminuição da obesidade;
	
	Aumenta com o aumento da obesidade;
	 
	Diminui com o aumento da obesidade;
	
	É fidedigno nos casos de obesidade;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501332458)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os exames bioquímicos devem compor o protocolo de avaliação do estado nutricional (AEN). Este é considerado um método direto de AEN. Com relação aos dados bioquímicos, pode-se afirmar:
		
	
	Como grande parte da proteína corpórea está sob a forma de hemoglobina, sua determinação é um bom indicador clínico-nutricional de estado protéico do organismo e níveis de ferro, ou seja, deve ser utilizada como parâmetro bioquímico na prática clínica.
	
	A proteína transportadora de retinol é considerada um marcador de catabolismo músculo-esquelético.
	
	A 3-Metil histidina é uma proteína plasmática de alta sensibilidade, devido a isto apresenta pouca aplicação na prática clínica.
	
	Todas as afirmativas anteriores estão corretas.
	 
	A transferrina é uma proteína plasmática que pode ser utilizada como indicador de reserva protéica visceral.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501337963)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pacientes com febre tem um aumento das necessidades de nutrientes causado pelo estado hipermetabólico do paciente, principalmente necessidades calóricas. Com relação as recomendações energéticas na febre é correto afirmar:
		
	
	Adultos precisam de uma quantidade adicional de 50 kcal/kg para cada 0,550 C de elevação, o que representa um acréscimo de 10% nas calorias totais, para cada grau acima de 370 C. 
	
	Crianças precisam de uma quantidade de 20 kcal por kg de peso corporal por dia para cada 0,550 C de elevação na temperatura corporal acima do normal, o que representa um acréscimo de 13% nas calorias totais, para cada grau acima de 370 C.
	
	Lactentes necessitam de 30-40 kcal por Kg de peso corporal por dia para cada 0,550 C de elevação na temperatura corporal acima do normal, o que corresponde a aproximadamente mais 12% das calorias totais.
	
	Adultos precisam de uma quantidade adicional de 20 kcal por kg de peso corporal para cada 0,550 C de elevação na temperatura corporal acima do normal, o que representa um acréscimo de 16% nas calorias totais, para cada grau acima de 370 C.
	 
	Adultos necessitam de uma quantidade estimada em 500-600 kcal para cada 0,550C de elevação na temperatura corporal acima do normal, o que representa um acréscimo de 13% nas calorias totais, para cada grau acima de 370 C.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501333738)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A avaliação é o primeiro passao da conduta dietoterápica. Com relação os parâmentros antropométricos, a medida da dobra cutânea triciptal e da circunferência muscular do braço indicam, respectivamente:
		
	
	reserva adiposa e reserva de proteica visceral
	 
	reserva protéica somática e reserva adiposa
	
	reserva proteica visceral e obesidade
	
	obesidade e desnutrição
	 
	reserva adiposa e reserva proteica somática
		
	1a Questão (Ref.: 201502319496)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O nutricionista de uma Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) atendeu um homem com 70 anos de idade, portador de neoplasia de esôfago, em pós-operatório recente de esofagectomia. O paciente foi diagnosticado com desnutrição grave, de acordo com os métodos subjetivos e objetivos de avaliação do estado nutricional. Devido à baixa ingestão alimentar, à disfagia, à odinofagia e à própria evolução da doença, o nutricionista indicou terapia nutricional enteral por sonda. A respeito das competências do nutricionista da EMTN, avalie as afirmações a seguir. I. Registrar, periodicamente, os dados pertinentes à evolução nutricional e dietética do paciente nos prontuários e nos protocolos nutricionais. II. Proceder à colocação da sonda orogástrica, nasogástrica ou transpilórica no paciente e assegurar a manutenção da via de acesso. III. Elaborar a prescrição dietética e a formulação mais adequada ao caso, considerando composição química, densidade energética, osmolaridade e método de infusão. IV. Adaptar a composição da fórmula à via de acesso a ser utilizada e adequá-la à evolução clínica e nutricional do paciente no decorrer do processo terapêutico. V. Avaliar a prescrição médica e participar de estudos para desenvolver novas formulações e para investigar reações droga-nutrientes. É correto apenas o que se afirma em
		
	 
	I, III e IV.
	 
	I, II e III.
	
	I, II e V.
	
	III, IV e V.
	
	II, IV e V.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501338392)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A desnutrição protéica é comum em nosso meio, principalmente em crianças, idosos, gestantes e portadores de cirurgias do trato gastrintestinal. No diagnóstico nutricional, deve-se utilizar avaliação do consumo dietético e bioquímicos sanguíneos, tais como:
		
	 
	Consumo de ácidos graxos essenciais e exame de albumina, transferrina, contagem de linfócitos totais, respectivamente
	
	Consumo de protéinas vegetais, e exame de pré-albumina, respectivamente
	
	Oligoelementos essenciais, albumina, respectivamente
	
	Consumo de fibras, ácidos graxos essenciais e exame de hemograma, respectivamente
	
	Consumo de ácidos graxos não essenciais e exames de albumina, transferrina, contagem de linfócitos totais, respectivamente
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502245718)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(SESAB, 2015 / RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE) Níveis elevados de sobrepeso e obesidade podem ser encontrados em países de todas as regiões do mundo. O ganho de peso excessivo trata-se de condição multicausal, que inclui fatores genéticos, metabólicos, comportamentais e ambientais. sabe-se que o estilo de vida e o ambiente influenciam de maneira significativa na ocorrência da obesidade. Sobre os fatores relacionados ao estilo de vida e à obesidade, analise as afirmativas e identifique com V as verdadeiras e F as falsas.
		
	 
	O aumento da ingestão de alimentos fora do domicílio, nos últimos anos, não apresenta relação com a obesidade.
	 
	O consumo de alimentos processados, geralmente, com alta densidade energética, contribui com a dinâmica do ganho excessivo de peso.
	 
	A obesidade está relacionada com aparecimentos de doenças como diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica.
	 
	O consumo calórico total é o principal fator relacionado ao ganho de pesoe não os alimentos ou nutrientes específicos.
	 
	As principais causas das elevadas prevalências de obesidade, atualmente estão relacionadas com fatores genéticos e hormonais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502245799)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(UFMS, 2010 / RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL) As doenças inflamatórias intestinais (DII) são crônicas, de etiologia desconhecida, e acometem o trato digestório; sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	 
	A terapia nutricional deve ofertar de 1,2 a 1,5g de proteínas por kg de peso ideal ao dia.
	 
	A ingestão de 3 a 5g/dia de ácido graxo ômega na RCUI contribui para diminuir a resposta inflamatória.
	 
	na terapia nutricional dessa patologia, a arginina e a glutamina contribuem como ativadores potentes de células polimorfonucleares e células T melhorando a resposta imunológica.
	 
	Na fase aguda da doença, a dieta não necessita ser isenta de lactose, e pode conter fibras solúveis e insolúveis para melhora da microbiota intestinal
	 
	As duas formas mais comuns de DII são a Retocolite Ulcerativa Inespecífica (RCUI) e a Doença de Crohn.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501332550)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma carga osmolar adequada garante a tolerância da terapia nutricional, independente do seu acesso e permite o sucesso do plano dietoterápico. O ideal é utilizar uma dieta enteral isosmolar, ou seja, com a osmolaridade próxima a do plasma, que é de aproximadamente:
		
	
	610-620 mOsm/ L
	
	480-490 mOsm/ L
	 
	280-290 mOsm/ L
	
	420-430 mOsm/ L
	
	330-340 mOsm/ L
		
	 1a Questão (Ref.: 201501332596)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A terapia de nutrição parenteral é intravenosa e requer um extremo cuidado no preparo das soluções/ emulsões, como registrado na portaria 272 (ANVISA, 1998). É correto afirmar:
		
	 
	Para determinar o melhor acesso da nutrição parenteral considera-se a qualidade do acesso venoso periférico, a osmolaridade da emulsão/ solução e o tempo de terapia nutricional.
	
	Todas as afirmativas anteriores estão corretas.
	
	Todo paciente crítico tem indicação da terapia de nutrição parenteral.
	
	Naqueles pacientes que permanecerão em terapia nutricional por mais de 10 dias, há indicação da utilização do acesso periférico.
	
	Deve-se iniciar a nutrição parenteral em pacientes com instabilidade hemodinâmica, visto que a nutrição enteral não pode ser instituída nestes casos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502345160)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para um paciente com trato gastrintestinal funcionante, porém com retardo no esvaziamento gástrico, náuseas e vômitos, deve-se optar pelo suporte nutricional:
		
	
	Oral
	 
	Enteral por via nasoduodenal
	
	Parenteral total
	
	Parenteral periférica
	 
	Enteral por via nasogástrica
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501336572)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gastrite e as úlceras pépticas podem resultar de rupturas da integridade da mucosa do estômago devido a anormalidades infecciosas, químicas e neurais. É correto afirmar:
		
	
	A atrofia gástrica (estágio final da evolução da gastrite crônica) favorece a hipo ou acloridria e anemia perniciosa, que são considerados fatores etiológicos do câncer gástrico. Nestas condições o paciente deve fazer uso de uma dieta rica em vitamina B12 para melhorar a sua absorção intestinal.
 
	
	Pacientes com quadro de úlcera e gastrite devem aumentar temporariamente o consumo de leite e derivados, devido a teoria do 2º mensageiro ¿ onde o leite apresenta efeito tampão e neutraliza a secreção de íons hidrogênio.
 
	 
	O tratamento nutricional da úlcera duodenal é dieta normocalórica (de acordo com o estado nutricional), normoprotéica (evitando os concentrados protéicos à noite), normolipídica e normoglicídica, rica em fibras, com controle dos alimentos estimulantes, condimentos fortes e leite.
	
	Estudos sugerem que a dieta hipoprotéica previne o câncer gástrico.
 
	
	Todas as afirmativas anteriores estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501336003)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O paciente G. N, em Terapia de Nutrição Parenteral há 8 semanas. A equipe optou pela utilização da glutamina diluída em água para ser administrada por sonda entérica. A ação principal da glutamina é:
		
	
	Metabolismo;
	
	Peristaltismo;
	
	Processo absortivo dos macronutrientes.
	
	Processo digestório dos macronutrientes;
 
	 
	Trofismo Intestinal;
 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501336011)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Após aferir peso e estatura você encontrou índice de massa corpórea de 38Kg/m2. Este paciente pode ser classificado, segundo este parâmetro, pela Organização Mundial de Saúde, como:
		
	
	Não é possível classificar o estado nutricional considerando apenas o índice de massa corpórea;
 
	 
	O paciente apresenta obesidade grau II;
	
	O paciente apresenta obesidade grau III,
 
	
	O paciente apresenta-se emagrecido;
	
	O paciente apresenta obesidade grau I;
 
		
	 1a Questão (Ref.: 201501337644)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeita da Inanição, avalie as alternativa e assinale a alternativa CORRETA.
I.Na inanição, os adultos podem perder mais de metade do peso do seu corpo e as crianças ainda mais.
II.A perda de peso proporcional é maior no fígado e nos intestinos, moderado no coração e nos rins e menor no sistema nervoso.
III.Os sinais mais óbvios de emagrecimento extremo são o desgaste das áreas onde o corpo de forma normal armazena gordura, a redução do volume muscular e a constatação de ossos protuberantes.
IV.A pele torna-se delgada, seca, pouco elástica, pálida e fria. O cabelo fica ressequido, empobrece e cai com facilidade. A maioria dos sistemas do organismo vê-se afetados. A inanição total é mortal em 8 a 12 semanas.
		
	
	( ) Apenas as alternativas III e IV são verdadeiras
	
	( ) Apenas as alternativas I e III são verdadeiras
	 
	( ) Todas as alternativas são verdadeiras
	
	( ) Apenas as alternativas II e III são verdadeiras
	
	( ) Apenas as alternativas I, II e IV são verdadeiras
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501997559)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A desnutrição proteico-calórica ocorre quando há demanda aumentada e oferta inadequada de energia e proteína. Acerca da ocorrência de desnutrição em pacientes hospitalizados, assinale a opção correta.
		
	
	Os pacientes desnutridos não apresentam disfunção orgânica e recebem alta precocemente.
	 
	A desnutrição correlaciona-se ao aumento dos índices de infecção em pacientes internados.
	
	A desnutrição reduz os custos de internação hospitalar.
	
	A desnutrição tem baixa prevalência nos pacientes hospitalizados no Brasil.
	
	A desnutrição reduz a taxa de mortalidade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501334986)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A doença celíaca, que foi considerada por muito tempo como uma síndrome de má absorção, é definida como uma resposta de hipersensibilidade à gliadina. No tratamento dietoterápico, o alimento que pode ser consumido sem restrição é a(o):
		
	
	Minguau de aveia
	
	Bolo simples
	 
	Tapioca
	
	Pão de centeio
	
	Repolho
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501338485)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A diarréia é um sintoma de muitos distúrbios, em que normalmente ocorre aumento do peristaltismo e diminuição do tempo de trânsito por meio do trato GI. Com relação as causas da diarreia é correto afirmar que:
		
	
	A diarréia osmótica ocorre em função de bactérias, vírus, ácidos biliares, laxantes ou hormônios. Tipo mais grave.
	 
	Nenhuma das alternativas anteriores é correta.
	
	A diarréia funcional é causada por lesão intestinal.A diarréia secretória tem como causa a intolerância aos carboidratos.
	
	A diarréia orgânica é decorrente de irritação ou estresse.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501337472)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Muitas vezes, as doenças intestinais podem favorecer prejuízo nutricional e sérias complicações clínicas. Correlacione as lacunas:
 
Marque a sequência correta.
		
	
	2, 4, 5, 1, 3
	
	3, 1, 2, 4, 5
	
	1, 2, 4, 3, 5
	 
	5, 1, 2, 4, 3
	
	5, 4, 3, 1, 2