Buscar

Prévia do material em texto

Aluna: Thays Castilho Albino RA: 2214202349
Curso engenharia civil, noturno, 4ª A, campos Sto Amaro
Questionário aula 02:
1. Qual é a definição de agregado?
R: é um material granular sem forma ou volume atividade química geralmente inerte
2. Quais os critérios de classificação dos agregados?
R: Quanto a origem ele pode ser natural como areia, ou artificial que é o agregado que passou por algum processo industrial como a argila expandida, quanto a massa específica ele é classificado como leve, normal ou pesado e as dimensões são graúdos ou miúdos, 
3. Quais os tipos de agregados?
R: areia agregado natural; cascalho; pedra britada; argila expandida; escória de alto forno e vermiculita expandida.
4. Fazer uma pesquisa bibliográfica e explicar como extração da areia funciona o processo de extração da areia:
A areia é extraída de diferentes ambientes de deposição como áreas de várzeas, leitos de cursos d’água e jazidas em fossa seca ou úmida ou mesmo de praias, e a forma de extração pode ser através de: 
Extração Manual: método rudimentar, realizado por meio de pás. A extração acontece manualmente. Embora ocorra de forma isolada, a degradação causada pôr esse tipo de extração é muito significativo, destruindo matas ciliares e degradando margens de cursos d’água. 
Extração em Fossa Seca: chama-se extração a seco quando o depósito situa-se acima do nível do lençol freático, o termo é empregado quando a extração acontece em cava ou a céu aberto, esse processo de extração pode ser realizado por carregadeira de pneus, trator de esteira e/ou retroescavadeira com comando hidráulico.
Extração em Área de Várzea: entende-se como Circuito em Cava Fechada o processo extrativo que acontece com formação de lagoa para extração, com o retorno de partículas finas e água para a lagoa., normalmente o nível do lençol freático é pouco profundo nas várzeas, fazendo com que o tempo de extração sem o uso de dragas de sucção seja pequeno. Quando o nível do lençol freático é atingido, há a introdução das dragas de sucção, que conduzem o material até o local de estocagem, e as partículas dissolvidas e as águas retornam para a lagoa através de canais coletores.
Extração em Leito de Cursos d’Áagua: nesse caso o processo extrativo acontece com o uso de dragas de sucção. A areia extraída é lançada em local de estocagem, sofrendo drenagem natural.
Extração em Leito de Cursos de d’Água Navegáveis: o processo é realizado pôr meio de embarcações equipadas com silos de estocagem, com tamanho suficiente para suportar a carga por determinado tempo e com equipamento de escavação do tipo lança “Clam-shell”, esse tipo de equipamento faz com que a extração se dê de forma vertical em profundidade. Ou pode ocorrer pôr meio de dragas de sucção.  O material retirado é depois levado até a margem, onde ficam estocado aguardando o transporte até o local de consumo, esses locais são conhecidos como “portos de areia”.
5. Quais os principais usos dos agregados na construção civil?
Os agregados são utilizados em várias etapas e finalidades da obra, como pavimentação de rodovias, lastros de ferrovias, revestimento de leito de estradas de terra ou mesmo obras residenciais ou comercias, barramentos, entroncamentos, filtros e outras destinações.
Os agregados mais utilizados são:
Areia: pode ser usada em concreto, argamassa de assentamento e revestimento, pavimentação asfáltica, em filtros, lastro e permeabilização de vias e pátios.
Brita: é destinada para o setor da construção civil com aplicações na fabricação de concreto, revestimento de leito de estradas de terra, de ferrovias, barramentos, etc. 
Cascalho: é destinado para o setor da construção civil em aplicações na fabricação de concreto, revestimento de leito de estradas de terra, concreto ciclópico, ornamentação de jardins, etc
Questionário aula 03:
1. Considere uma amostra saturada de agregado miúdo de 4000 g com a secagem deste material em estufa, em massa seca de 3960g, qual é a taxa de absorção deste material?
A = (Ms – M) / Ma ∗ 100
. MS = massa saturada
. Ma = massa seca
A= (4000 – 3960) / 3960 ∗ 100 = 1.010 g
2. Considere uma amostra com massa úmida de 20g.
. Esta amostra foi colocada numa estufa por 7 horas
. Considerando que a umidade encontrada foi de 25%, qual a massa de peso seco encontrado neste ensaio?
H = Mh – Ms / Ms * 100 25% = 20 - Ms / Ms *100 = 2000 Ms – 25% = 1500 g
3. Diante de uma amostra de areia, busca-se determinar sua massa especifica através do frasco de Chapman. Considerando que a amostragem de agregado miúdo seco seja de 500g, e que esta sendo adicionado 200 cm3 de agua, observou-se a leitura de 205 cm3 ao final do ensaio. Qual é a massa específica desta amostra de areia?
γ = M / Vo 500 / (205-200) = 100 g/cm3
γo = Massa Específica Real
M = Massa
V0 = Volume Sem Vazios
4. Analise a afirmativa abaixo e relacione se ela está CERTA assinalar “ERRADA”, justifique sua resposta:
“Define-se como umidade critica como valor de umidade em que a curva se torna linear”
ERRADA – porque esse tipo de umidade se da a partir do qual o inchamento pode ser considerado constante
“O acréscimo de agua na amostra de areia não altera o volume da amostra”
ERRADA – porque quando tem agua na areia ocorre o inchamento o que faz aumentar o volume
“A média aritmética dos coeficientes de inchamento nos pontos de umidade critica e máxima é chamada de coeficiente de inchamento médio”
CERTA
5. Quando há dúvidas em relação à resistência compressão, o que deve ser feito? 
Deve-se proceder ao ensaio comparativo de resistência a compressão, que consiste em se executar um concreto ou argamassa com o agregado duvidoso e outro com um agregado de qualidade
.Qual o objetivo de se fazer o Ensaio Los Angeles?
Prescrever o ensaio para a determinação da abrasão dos agregados.

Mais conteúdos dessa disciplina