Buscar

Planejamento Estrategico Empresarial Fixacao de Objetivos e Metas

Prévia do material em texto

Curso: Planejamento Estratégico Empresarial I
Professor: Moacir Macedo
Fixação de Objetivos e Metas 
Toda a organização deve ter objetivos e metas bem definidos para poder estabelecer sua diretriz no curto, médio e longo prazos. Com isso, essas organizações criam a base necessária para cumprir com sua missão e definem, claramente, o que desejam alcançar no futuro. 
Para que as organizações ou empresas possam ser consideradas bem sucedidas, seus objetivos devem ser alcançados e mantidos durante um longo período de tempo.
Para que isso ocorra, é necessário estabelecer os objetivos, tais como: implantar programa de fidelização de clientes; crescer a participação da empresa no mercado, diversificando produtos e serviços; entre outros.
 
Ao formular seus objetivos é preciso atender às seguintes condições: 
Devem corresponder à missão;
Devem ser apresentados de forma precisa e de maneira objetiva;
Devem ser desafiadores.
 Para a definição dos objetivos, deve-se criar critérios quanto à qualidade, custos, satisfação do cliente, inovação, otimização, etc. 
Importância dos objetivos:
Facilitar a tomada de decisão;
Orientar a equipe na busca de resultados;
Integrar as diversas unidades gerenciais;
Servir como estímulo e desafio;
Permitir acompanhar e monitorar os resultados;
Servir de subsídios para as ações corretivas.
As metas organizacionais são resultados finais que devem ser atingidos dentro de um prazo previamente estabelecido. Exemplos: diminuir o custo operacional em 10% em relação a 2007 até 31/12/2009; passar de 500 alunos para 1500 alunos até o ano de 2010.
Critérios para formulação das metas:
Uma meta tem data-alvo para o resultado;
O resultado deve ser mensurável;
A meta deve ser desafiadora;
Uma meta deve ser atingível.
Processo de Estabelecimento dos Objetivos
Devemos levar em consideração três tipos de objetivos:
Objetivos executivos – estabelecidos pela alta administração (executivos), constitui uma situação futura que a organização, como coletividade, procura atingir. Exemplo: ser reconhecida como empresa líder no segmento em que atua.
Objetivos funcionais – correlacionados com os objetivos da empresa, consideram as respectivas áreas funcionais (gerências intermediárias) ou as funções de negócios (recursos humanos, marketing, finanças, etc.). Exemplo: reduzir custos de fabricação.
Objetivos operacionais – são os desafios e as realizações que podem ser perseguidas, perfeitamente quantificáveis (meta) e com prazo estabelecido, executado pelas áreas operacionais (supervisão, operários, colaboradores).
Os objetivos devem ser constantemente monitorados e, quando necessário, passar pelos ajustes indispensáveis. Uma vez alcançados, devem ser substituídos por outros (princípio da renovação).
_____________________________________________________________________________
MORAIS, Roberto T. R. Planejamento Estratégico: um bem ou mal necessário? - Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 2005.

Mais conteúdos dessa disciplina