Buscar

SIPAT - Primeiros Socorros

Prévia do material em texto

CORAÇÃO &
ENGASGO
A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é caracterizada por uma perda repentina da função exercida pelo coração. Geralmente, a vítima sente uma forte dor no órgão e pode perder tanto a consciência quanto a respiração.
Os três primeiros minutos posteriores ao ataque cardíaco são fundamentais para ajudar a vítima. Segundo dados divulgados pelo Hospital Israelita Albert Einstein, aproximadamente, 150 mil casos de paradas cardíacas acontecem em nosso país.
PARADA CARDÍACA
O primeiro passo é deitá-la com a barriga para cima. Se possível, tenha mais uma pessoa para auxiliar durante a massagem.
Em seguida, incline o queixo da pessoa para ajudá-la a respirar melhor. Deixe os braços esticados e coloque a palma de uma das mãos sobre a região do tórax (no centro do peito da pessoa).
Use a mão livre em cima da outra para realizar a pressão necessária.
COMO SOCORRER?
Realize a pressão com as mãos durante 18 segundos (30 vezes durante esse período) afundando a mão até 5 cm para que o coração possa receber a massagem.
Simultaneamente, preste atenção ao movimento do tórax. Repita o procedimento de afundar e soltar as mãos para que o coração consiga ter sangue suficiente para bombear os outros órgãos.
MASSAGEM EM ADULTOS
Deite o bebê com a barriga para cima. Delicadamente, incline a cabeça dele para trás. Verifique se há algo obstruindo a respiração.
Com o dedo indicador e médio, pressione o coração com dois empurrões consecutivos a cada segundo. Repita até o resgate chegar.
MASSAGEM EM BEBÊS
 PARADA CARDÍACA:
Ocorre uma parada repentina na circulação sanguínea eficaz e normal devido à falha no coração bombear o sangue.
INFARTO:
Ocorre quando o fluxo que leva ao miocárdio é bloqueado por um tempo prolongado, danificando o músculo cardíaco.
CURIOSIDADE
A Parada Respiratória acontece quando o cérebro para de receber oxigênio, a pessoa perde a respiração e a consciência.
Esse mal súbito pode acontecer em decorrência da Parada Cardíaca, engasgos, pressões no pescoço, afogamentos, choques etc.
Saiba como agir.
PARADA RESPIRATÓRIA
Coloque a vítima deitada no chão com a barriga pra cima. Incline a cabeça dela para trás e deixe o queixo erguido.
Utilize os dedos indicador e polegar para fechas as narinas. Deixe a boca da vítima aberta e encoste os seus lábios nos dela. Dê dois sopros para que consiga levar ar aos pulmões.
Se o procedimento for feito em conjunto com a massagem cardíaca, a cada 10 pressões torácicas, realize dois sopros.
COMO SOCORRER?
Os procedimentos para socorrer vítimas de engasgos são diferentes entre adultos e bebês. A seguir, confira como agir em cada caso.
ENGASGOS
Manobra de Heimlich em adulto
Aplique a Manobra de Heimlich (método pré-hospitalar criada por Henry Heimlich em 1974). Para isso, fique atrás da pessoa e apoie uma das suas pernas entre as pernas da vítima. A mão esquerda deve ficar fechada com o polegar dobrado e pressionando acima do umbigo.
Já a mão direita permanece aberta e empurra a mão fechada até que consiga desengasgar a vítima.
COMO SOCORRER?
BEBÊS ATÉ 1 ANO DE IDADE
Coloque o bebê com a barriga em seu braço e a cabeça no sentido o chão. Use a outra mão aberta para bater até cinco vezes nas costas.
Se não desengasgar, o vire com a barriga para cima, o deite e pressione os dedos médio e indicador contra o tórax por cinco vezes.
COMO SOCORRER?
OBRIGADA!
ALINE KARINA PEREIRA
aline.karinaa02@gmail.com
@aline.karinaa02
image2.png
image3.gif
image4.jpg
image5.jpg
image6.jpg
image7.gif
image8.jpg
image9.jpg
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina