Buscar

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO 
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO 
PREFEITURA MUNICIPAL DE AFONSO CLÁUDIO
EMEIEFTI FORTALEZA
 
	Ementa – Disciplina da Parte Diversificada
	COMPONENTE CURRICULAR
	
 Aprofundamento em Leitura e Escrita - ALE
	PROFESSOR(A)
	Francieli da Penha Bellon Berleze Dutra
	JUSTIFICATIVA
	Entende-se, que esse novo componente curricular, Aprofundamento em Leitura e Escrita (ALE), tem como finalidade auxíliar o processo de alfabetização dos anos iniciais, por meio da diversificação e do aprofundamento das práticas de leitura e escrita, que são práticas sociais essenciais para o desenvolvimento humano. São estrategias de engajamento, assim nele atividades são desenvolvidas para que o aluno aprenda disversas habilidades de modo lúdico e autônomo por meio da leitura, nos aspectos cognitivo, discursivo, proporcionando o desenvolvimento do intelecto e da imaginação, além de promover a aquisição de novos conhecimentos. 
As aulas desse novo componente, associado ao aprimoramento da aprendizagem da Área de Linguagens, devem considerar como premissa o Currículo do Espírito Santo (2020) com o intuito de ampliar, por meio da leitura e das ações pedagógicas intencionais, a compreensão leitora, a escrita e a capacidade comunicativa dos estudantes capixabas.
	OBJETIVOS
	OBJETIVO GERAL
· Desenvolver a cultura leitora por meio da ampliação de práticas de leitura e de escrita, dos estudantes do Ensino Fundamental anos iniciais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Promover práticas literárias que contribuam para o desenvolvimento da cultura leitora;
· Propiciar situações de leitura próprias de atividades vivenciadas cotidianamente, pelos estudantes, fazendo o uso das informações;
· Ampliar os conhecimentos de leitura, fruição e produção de textos diversos, representativos da diversidade cultural e linguística, que favoreçam experiências estéticas. 
Estudar as práticas de leitura e de escrita como instrumentos de compreensão e busca por soluções presentes em todas as áreas do conhecimento;
	HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
	· (F01LP01/ES) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página, em diversos portadores de textos, por meio de práticas significativas de leitura, compreendendo a organização da escrita.
· (EF01LP03/ES) Observar, em textos breves e significativos, a partir da mediação do professor, escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
· (EF01LP04/ES) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos, em textos significativos da tradição oral regional.
· (EF01LP05/ES) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala, em textos significativos, progredindo para uma análise cada vez mais ajustada de partes menores da palavra.
· (EF01LP06-ES) Segmentar, oralmente e por escrito, as palavras em sílabas, em situações significativas, com o uso de cantigas, trava-línguas, poemas, parlendas do repertório local e nacional.
· (EF01LP14/ ES) Identificar outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação.
· (EF01LP15) Agrupar palavras pelo critério de aproximação de significado (sinonímia) e separar palavras pelo critério de oposição de significado (antonímia).
· (EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava- línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
· (EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
· (EF01LP18) Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava- línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
· (EF01LP21/ES) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
· (EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).
· (EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou Escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
	CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
	· Leitura/Escuta (compartilhada e autônoma)
· Análise Linguística e Semiótica (Alfabetização)
· Protocolos de leitura (Caderno de Leitura)
· Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita
· Conhecimento do alfabeto da Língua Portuguesa
· Pontuação
· Sinonímia e antonímia
· Compreensão em leitura
· Escrita autônoma e compartilhada
· Formas de composição de narrativas
· Projeto de Leitura “Lendo e Aprendendo”
	METODOLOGIA
	O ALE deve estar estreitamente em interlocução com todas as áreas do conhecimento da turma para que o planejamento do trabalho em sala de aula seja colaborativo e de acordo com as necessidades de aprimoramento da leitura, escrita e oralidade dos estudantes. O trabalho com ALE deve ser desenvolvido de forma interdisciplinar para que não ocorra a fragmentação de conteúdo, possibilitando dessa forma o fortalecimento da aprendizagem dos estudantes, alinhado ao plano de ensino do professor regente. Utilizar diferentes metodologias de ensino, fazendo uso das práticas metodológicas para dinamizar o desenvolvimento da cultura leitora, da escrita e da capacidade comunicativa dos estudantes. No decorrer do desenvolvimento do Componente Curricular ALE, será apresentado aos estudantes propostas como vários momentos de interação e possibilidades de leitura e escrita no ambiente escolar, assim como o Projeto de Leitura “Lendo e Aprendendo” que possibilitará ainda mais de forma lúdica a interação e o contato com a leitura e escrita, não apenas no ambiente escolar mas tambem no seio familiar de tal modo a estimular que ocorra um desenvolvimento das crianças e estudantes em todas as dimensões, do aspecto cognitivo-racional até as competências socioemocionais.
	RECURSOS DIDÁTICOS NECESSÁRIOS
	· Caderno para elaboração do caderno de leitura como instrumento potencialiazador de aprendizagens na aula de ALE.
· Diversidade de textos e materiais de leituras em sala de aula.
· Cantinhos de leitura e sala de aula com espaços de leitura e para rodas de conversa: músicas, parlendas, poesias, poemas, literatura, jornais, revistas, histórias em quadrinho, vídeos, animações, filmes infantis, trava-língua, áudios, gráficos, tabelas, enciclopédias, dicionários variados da língua e de outros elementos como do folclore, as gírias, específicos como de dinossauros, da fauna e da flora próprios para a faixa etária com ilustrações, etc;
· Materiais de papelaria para construção de painéis, como post-its, canetas, pincéis, cartolinas, papel cenário, etc.;
· Computadores e smartphones em sala com acesso à internet para a uso didático de acordo com a faixa etária, apoiados por monitores e instrutores;
· Brinquedos educativos, bingos de palavras, soletrando, jogos pedagógicos, jogos de memória, dados com informações pedagógicas, jogos de dramatização, etc;
· Projetor, televisor ou outro meio de exibição de slides, imagens, vídeos e áudio.
	AVALIAÇÃO
	
A avaliação noALE se dara por meio de acompanhamento dos estudantes na sua referida turma, reconhecendo e respeitando as trajetórias individuais de aprendizagem de cada um e os períodos de transição típicos dessa etapa. Portanto, ela deve ser processual, contínua, permanente e formativa, pautada em procedimentos e instrumentos que permitam ao professor a reflexão sobre sua prática e a necessidade de intervenção pedagógica intencional com foco na melhoria do processo de aprendizagem do estudante.
Não será necessário atribuição de notas, mas auto-avaliação de indicadores que possibilitem verificar o quanto os estudantes estão se desenvolvendo nas aprendizagens previstas à leitura, à escrita, aos espaços de leituras e aos comportamentos observáveis nas atividades e nas rotinas educativas propostas. 
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
	
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
PAULA, Júlia da Matta Machado de (Org.); MARTINS, Marcelo Lema Del Rio (Org.); ANGELO, Vitor Amorim de (Org.). Educação em Tempo Integral no Espírito Santo: História, Conceitos e Metodologias. 1. ed. Vitória: Grafitusa, 2021. 440p. Disponível em https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/Livro%20TM/Tempo_Integral_V4.pdf. Acesso em 02 de Setembro de 2021.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. Diretrizes Curriculares e Operacionais para o Estudo Orientado, 2020, 20p. Disponível em: https://blogteca.sedu.es.gov.br/novoensinomedio/wp-content/uploads/2020/02/E
menta-Estudo-Orientado.pdf. Acesso em 25 de Agosto de 2021. Acesso em 25 de Agosto de 2021.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. Componente Estudo Orientado. Novo Ensino Médio: Diretrizes Pedagógicas para o Ensino Médio, Versão 1.0, 2021, 102p. Disponível em: https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2021/06/Diretrizes-Pedagogicas-e-Operacion
ais-do-Ensino-Medio-1.0-003.pdf. Acesso em 01 de Setembro de 2021.
Obs.: Adicionar outras que o professor utilizar em suas aulas.
Av. César Hilal, 1111 - Santa Lúcia CEP: 29056-085 - Vitória / ES. Tel: (27) 3636-7771
image1.png
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina