Buscar

Biotecnologia e Biossegurança

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – BIOTECNOLOGIA
Erivanete da Costa e Silva
Matrícula 01330516
Biomedicina
 Mossoró/RN
 
 
Bioética e biossegurança aplicadas no campo de desenvolvimento industrial biotecnológico e desenvolvimento científico na área de bioprospecção
A biotecnologia se iniciou há muitos anos com o desenvolvimento de bebidas, queijos e pães. Seu desenvolvimento se deu a partir do processo de fermentação a base de microrganismos. Atualmente a Biotecnologia é uma ciência que engloba várias áreas do conhecimento, desde genética, microbiologia, bem como, a nanotecnologia, utilizando de tecnologias a partir de organismos vivos, baseado nos processos biomoleculares e celulares, com objetivo de obter produtos e processos de interesse, visando a resolução de problemas que afetam a vida e o meio ambiente. 
É expressivo a relação que a biotecnologia tem com a indústria e a sociedade, estando presente em diversos segmentos e proporcionando muitos benefícios, No entanto, existem muitas controvérsias em relação a esses tecnologias despertando um raciocínio no tocante as consequências que poderão surgir a longo prazo. Como por exemplo a devastação dos ecossistemas. Estudiosos defendem que a biotecnologia atualmente desenvolvida, é uma tecnologia que apresenta maior compatibilidade com a sustentabilidade da vida no planeta. Seu aspecto multidisciplinar oferece novas oportunidades de emprego e renda. 
A biotecnologia está distribuída em grandes árias merecendo uma atenção voltada para os grandes impactos causados em cada uma, com enfase maior nas seguintes, “ A Biotecnologia Branca “ ( aplicações industriais e ambientais); “ Biotecnologia Verde ” ( Agrícolas e alimentos); “ Biotecnologia Azul “ ( de origem aquática). Com tudo, o objetivo é que esse desenvolvimento tenha um olhar para uma conservação da vida. 
Juntamente a biotecnologia, a bioprospecção abre espaço para investigação dos recursos provenientes da fauna e da flora, para identificar princípios ativos para obtenção de novos produtos e processos, visando a comercialização, o que gera um elo entre produtor e prática, da industrialização a comercialização. Dessa forma, é gerado a necessidade de um mecanismo que possa garantir a sustentabilidade de forma global. A bioprospecção de forma resumida, é a exploração da biodiversidade na busca de recursos genéticos e bioquímicos de valor comercial. Dentre os vários produtos e processos desenvolvidos através da biotecnologia, estão as vacinas, o etanol, o biogás, purificação de água, os antibióticos, clonagem, transgênicos entre outros. 
A agricultura é uma das áreas que vem apresentando um grande avanço, juntamente ao desenvolvimento da biotecnologia, ao desenvolver produtos voltados para preparar o solo, para combater pragas, bem como ao desenvolver de Alimentos Geneticamente Modificados ( AGMs ). toda via, mudanças que geram curiosidades sobre como esses alimentos e outras ações, afetarão os organismos a longo prazo, merece uma atenção rigorosa sobre suas consequências. Em razão disso, há uma necessidade de se elaborar ferramentas e protocolos de biossegurança. Assim, a aplicação da ética dentro da prática de produção de insumos biotecnológicos, são atitudes que assegura a biotecnologia. Então, diante de alguns fatos, são estabelecidas normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre qualquer atividade que envolva a manipulação e outras ações relacionadas aos organismos vivos em função da biotecnologia. 
De acordo com a LEI Nº 11.105, DE 24 DE MARÇO DE 2005. Regulamenta os incisos II, IV e V do § 1º do art. 225 da Constituição Federal, estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados – OGM e seus derivados, cria o Conselho Nacional de Biossegurança – CNBS, reestrutura a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio, dispõe sobre a Política Nacional de Biossegurança – PNB, revoga a Lei nº 8.974, de 5 de janeiro de 1995, e a Medida Provisória nº 2.191-9, de 23 de agosto de 2001, e os arts. 5º , 6º , 7º , 8º , 9º , 10 e 16 da Lei nº 10.814, de 15 de dezembro de 2003, e dá outras providências. 
https://www.todamateria.com.br/biotecnologia/
file:///C:/Users/gabre/OneDrive/Documentos/biotecnologia-bioprospec%C3%A7%C3%A3o,%20biosseguran%C3%A7a.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/58/1/Werley%20Barbosa%20Leite.pdf
https://biotechtown.com/blog/o-que-e-biotecnologia/
https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/171393/1/2005.1Bioprospeccao.pdf
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11105.htm

Mais conteúdos dessa disciplina