Buscar

Prévia do material em texto

RECURSOS HUMANOS
Jackson matias dos santos lima
1
FALTAS E ATRASOS
As faltas e atrasos ocorrem por diversos motivos, como falta de motivação, problemas de saúde, negligência do funcionário ou até mesmo para provocar uma demissão sem justa causa por parte do empregador.
2
Faltas não justificadas 
São aquelas no qual o empregado não possui um motivo legal para ficar isento de punição.
3
consequências
Desconto do valor da diária na folha de pagamento
Será descontado na folha de pagamento, o valor correspondente a diária do funcionário, que equivale seu salário dividido por 30.
5
Diária = salário / 30
Desconto do DSR (Descanso Semanal Remunerado)
Além dos descontos das faltas e atrasos na folha de pagamento, o empregado que não cumprir a jornada integral durante a semana poderá perder o DSR (Descanso Semanal Remunerado).
No entanto, se houver na mesma semana da falta um feriado que paralisaria as funções da empresa, o desconto se dá tanto no dia de paralisação de atividades quanto no DSR, gerando, portanto, dois descontos.
6
Advertências trabalhistas
Outra medida que o empregador pode tomar é aplicar advertências e suspensões para os empregados que faltam sem apresentar nenhuma justificativa, além dos descontos feitos na folha de pagamento do funcionário.
7
suspensão
Suspensões são medidas duras, utilizadas apenas após as advertências e podem causar um grande desgaste na relação entre empregador e empregado. Considere atentamente todas as implicações de suspender funcionários.
8
Demissão por justa causa
Após tentar de todas a formas com o funcionário e não obter resultado a empresa pode fazer a demissão por justa causa, pois o mesmo não está cumprindo com as normas da empresa. 
9
As punições seguem na seguinte ordem
advertência verbal;
advertência por escrito;
suspensão;
demissão.
10
O que a CLT diz sobre faltas e atrasos:
11
Faltas justificadas
I – Até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva sob sua dependência econômica;  
II – Até 3 (três) dias consecutivos, em virtude de casamento; 
III – 5 dias, em caso de nascimento de filho no decorrer da primeira semana;   
IV – Por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada;
V – Até 2 (dois) dias consecutivos ou não, para o fim de se alistar eleitor, nos termos da lei respectiva.   
VI – No período de tempo em que tiver de cumprir as exigências do Serviço Militar referidas na letra “c” do art. 65 da Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964 (Lei do Serviço Militar).
12
Faltas justificadas
VII – Nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior.
 VIII – Pelo tempo que se fizer necessário, quando tiver que comparecer a juízo.   
IX – Pelo tempo que se fizer necessário, quando, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro. 
X – Até 2 (dois) dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira;  
XI – Por 1 (um) dia por ano para acompanhar filho de até 6 (seis) anos em consulta médica. 
XII – Até 3 (três) dias, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de realização de exames preventivos de câncer devidamente comprovada. 
13
conclusão
Tão importante quanto saber o que fazer em casos de faltas e atrasos recorrentes, é saber o porquê. Muitos empregados podem estar desmotivados ou enfrentando problemas pessoais. Antes de aplicar penalidades, recorra a maneiras construtivas e positivas para solucionar as necessidades de todos. 
14
FIM
15
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.png
image10.png
image11.png
image1.jpg

Mais conteúdos dessa disciplina