Buscar

RELATÓRIO PRÁTICAS EAD_FARMACOLOGIA APLICADA

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: FARMACOLOGIA APLICADA 
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Makleiny da Silva Oliveira 
	MATRÍCULA: 04086572
	CURSO: Farmácia
	POLO: Boa Vista/RR
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Cindy Aguilera
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter no mínimo 02 (duas) laudas;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado).
· Todas as referências usadas devem ser descritas no material elaborado.
	TEMA DE AULA: FATORES QUE ALTERAM A ABSORÇÃO DOS FÁRMACOS
RELATÓRIO:
1. LIBERAÇÃO CONVENCIONAL E MODIFICADA DE FÁRMACOS: 
Neste tópico o aluno deve escrever definições de liberação convencional e modificada, focando em liberação prolongada e entérica. 
2. METODOLOGIA: 
Citar as soluções usadas na aula e listar os insumos utilizados (comprimidos e instrumentos); dizer qual das soluções (composição citada) é correlata com o pH do estômago e qual é correlata com o pH do intestino. Descrever a sequência de introdução dos comprimidos nas soluções. 
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Descrever os resultados, observando o tempo e o pH nos quais os comprimidos se desintegram e correlacionar com o perfil de absorção para a corrente sanguínea e aplicações clínicas.
 O AAS infantil e um remédio pediátrico que é usado para aliviar dores moderadas ou leves em uma criança, além de ser usado para cortar febre, também é um antiflamatorio, analgésico e antitérmico. Já o ácido acetilsalicílico AAS, já é um fármaco que é para ser uso de adultos, assim servindo como um anti-inflamatório e para aliviar as dores e febre. A metformina é um antidiabético que pertence à classe dos biguanidas, assim sendo um medicamento usado no tratamento da diabetes mellitus tipo 2.
 Já os matérias que foram usados para realizar essas práticas em casa foi o bicarbonato, vinagre e os fármacos usados são os AAS infantil, AAS de liberação prolongada, metformina e a metformina XD, o vinagre foi usado com a intenção de simular o PH ácido do estomago e o bicarbonato foi usado para simula o PH básico intestinal.
 Ao adiciona o AAS infantil no PH ácido podemos observar que de imediato já começou a sua desintegração, após 3 minutos que o AAS de liberação esterica entrou em contato com o PH básico intestinal começou a sua desintegração liberando o seu fármaco para o sangue, após 5 minutos do metformina de liberação prolongada entra em contato com o PH básico podemos observar quer começou a se desintegra liberando fármaco para o sangue, depois de 11 minutos o AAS esterica ter contato com o PH básico, foi completamente absorvido pelo o organismo, em quanto o AAS esterica que está no PH ácido do estomago não ocorreu nenhuma mudança. Após 2 horas de observação fui capaz de perceber que o AAS infantil no PH ácido foi totalmente absorvido, em quanto o AAS de liberação esterica no PH ácido não ouve nenhuma mudança, isso acontece porque o PH ácido não é capaz de desintegrar o AAS esterica, pois ele foi formulado para se desintegrar em nível intestinal. Já a metformina imediata que estava no PH básico desintegrou completamente porem a metformina prolongada o PH básico não foi capaz de desintegra completamente esse remédio em apenas duas horas. 
 
 Referencia:
Metformina. Bem-estar. Disponível em 
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Metformina >. Acesso em 14 de novembro de 2022
Aas Infantil 30 Comprimidos. Bem-estar. Disponível em <https://www.panvel.com/panvel/aas-infantil-30-comprimidos/p-320617 >. Acesso em 14 de novembro de 2022
 FLÁVIA COSTA: Ácido acetilsalicílico (AAS): para que serve e como tomar. Bem-estar. Disponível em < https://www.tuasaude.com/acido-acetilsalicilico-aspirina/>. Acesso em 15 de novembro de 2022
image4.jpeg
image5.jpeg
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg
image6.emf

Mais conteúdos dessa disciplina