Buscar

Importância da Lista Rename

Prévia do material em texto

Nome Completo: Makleiny da Silva Oliveira
Matrícula: 04086572
Curso: Farmácia
1. Para começar, analise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta!
Na elaboração de uma lista padronizada de medicamentos de um município, houve uma consulta à Rename para que o arsenal terapêutico pudesse atender aos requisitos mínimos da relação de medicamentos essenciais. Entretanto, após 3 anos de publicação da lista de medicamentos essenciais daquele município, percebeu-se uma grande quantidade de medicamentos sem utilização nos estoques, enquanto várias novas tecnologias (medicamentos) não constavam sequer à disposição dos prescritores.
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
   1. Basear-se na Rename é uma estratégia correta para a elaboração de listas municipais? Por quê?
  2. Por que devemos avaliar inclusões e exclusões?
  3. Caso uma dessas mudanças fosse a retirada de determinado antibiótico, para inclusão de outro, quais poderiam ser os argumentos para esta troca?
 
3. Não se esqueça: Sua dissertação deverá conter até 30 (trinta) linhas.
A lista rename se tornou muito importante, pois ela se tornou em um instrumento que irá orienta o uso de medicamentos e insumos no sus. A relação nacional de medicamentos essências, conhecidos como rename, e uma lista que possui a função de atender as necessidades mais básicas de uma população. Além disso tal documento ira reger os atendimentos farmacológicos do SUS, assim tonara de conta da orientação e dos abastecimentos de redes públicas de saúde que usa essas substancias.
A OMS afirmou que cada município terá que fazer uma elaboração de sua própria lista de medicamentos, por isso que eu acho que é uma ótima estratégia. Essa seleção de medicamentos se tornou em um processo multidisciplinar e continuo que irá ter como base a sua segurança, eficácia, qualidade e dos custos dos medicamentos, com o propósito de assegurar o uso racional dos medicamentos.
Como já sabemos a rename sofre atualização a cada 2 anos, por isso deverá ser avaliada as inclusões e as exclusões, sendo assim o farmacêutico terá que se atualizar para saber qual remédio ira sai e entra, assim ira ter um controle para que não fique medicamentos sobrando nas farmácias.
Um dos argumentos para realizar a troca de um antibiótico para outro, está relacionada com o uso descriminado desses antibióticos, pois com o passar do tempo as bactérias começa a ficar resistente ao antibiótico, sendo assim se tornando um antibiótico ineficaz. Além disso esse antibiótico terá que ser trocado por um antibiótico mais forte fazendo com que o seu tratamento comece a fazer efeito. Um outro motivo vem por causa da atualização da rename, pois quando um antibiótico e retirado, e por que ele foi substituído por outro antibiótico que possui critérios técnicos-científicos para que não haja grandes quantidades de medicamentos essências que está sem utilização nos estoques para evita desperdício de dinheiro público. 
Referencia: 
Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – Rename. Bem-estar. Disponível em <https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sctie/daf/relacao-nacional-de-medicamentos-essenciais >. Acesso em 21 de janeiro de 2023
O que é RENAME e qual a sua importância. Bem-estar, disponível em <https://www.espacofarmaceutico.com.br/blog/2018/01/11/o-que-e-rename-e-qual-a-sua-importancia >. Acesso em 24 de janeiro de 2023
 
Uso de antibióticos – orientações. Bem-estar. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/uso-correto-de-antibioticos/ >. Acesso em 27 de janeiro de 2023

Mais conteúdos dessa disciplina