Buscar

2022 U1 Atv 1 portugues(1)

Prévia do material em texto

Pedagogia – EaD
Metodologia da Língua Portuguesa
	2022/1
	Atividade 1: Infográfico
Valor: 35 pontos
Data da entrega: 11/05/22
	
Nome do(a) estudante:
	
Turma:
	
Nome do(a) estudante:
	
Turma:
	
Nome do(a) estudante:
	
Turma:
	
Nome do(a) estudante:
	
Turma:
	
Nome do(a) estudante:
	
Turma:
	
Nome do(a) estudante:
	
Turma:
	
Nome do(a) estudante:
	
Turma:
Linha Histórica da constituição do Ensino de Língua Portuguesa
Exemplo do que faremos (só para ilustrar, não é o mesmo assunto): https://cenpec.org.br/hotsite/infografico-letramento/
Divisão dos grupos para infográfico (Linha do tempo) 
A turma será dividida em 7 (sete) grupos e cada grupo ficará responsável por um período de tempo na construção do infográfico, a saber:
Grupo 1 - Século XVI
Grupo 2 - Século XVII e XVIII
Grupo 3 - Século XIX
Grupo 4 - Século XX (primeira metade, incluindo a década de 1950)
Grupo 5 - Século XX (décadas de 1960, 1970 e 1980)
Grupo 6 - Século XX (década de 1990)
Grupo 7 - Século XXI (2000 até a atualidade)
 
O infográfico será construído em três linhas, que têm como objetivos representar aspectos políticos, pedagógicos e conceituais desse percurso:
Linha I: Ensino da Língua Portuguesa: materiais didáticos, eixos de ensino e objetos de ensino privilegiados.
Linha II: Acontecimentos políticos, legislação educacional, políticas e programas governamentais e documentos oficiais de sistematização do ensino de Língua Portuguesa. 
Linha III: Caminhos pedagógicos do ensino da língua portuguesa: influências teórico-metodológicas (concepções de língua e de ensino-aprendizagem)
Cada grupo deverá se organizar para ler os textos da unidade de modo a destacar o que comporá cada uma das linhas, no período designado a seu grupo.
Os textos de leitura obrigatória para todas/os são os seguintes:
 
- "A fabricação da disciplina escolar Português", de Clecio Bunzen.
- “Português na escola: história de uma disciplina curricular”, Magda Soares.
 
Os demais textos devem ser consultados para se montar o infográfico. Deve-se também fazer outras pesquisas para complementar os dados.
As respostas deverão ser postadas no AVA (preenchendo esse arquivo em word com a temático destinada ao seu grupo. Só é necessário que um integrante do grupo envie o arquivo) e no Padlet de cada turma até o dia 11/05/22. Use o link a seguir:
Turma 1: https://padlet.com/daniellelameirinhas/f7yzooh5xggrdpdh
Turma 2: https://padlet.com/daniellelameirinhas/hkhhikiv4ez4j12s
Turma 3: https://padlet.com/daniellelameirinhas/43y926opdnuvpoqi
Turma 4: https://padlet.com/daniellelameirinhas/3sx0tb7umhx82l24
Turma 5: https://padlet.com/daniellelameirinhas/42b3wlkotct6pzsr
Turma 6: https://padlet.com/daniellelameirinhas/ppbt1o6vcf6vjxhx
Turma 7: https://padlet.com/daniellelameirinhas/hqpzh2f7afvxfb2c
Turma 8: https://padlet.com/daniellelameirinhas/rfrrf0r8lpm1x2w0
Turma 9: https://padlet.com/daniellelameirinhas/kdxjoqle66npndac
Turma 10: https://padlet.com/daniellelameirinhas/xdkhpke2qgph9dc5
Cada publicação deve conter textos sucintos elaborados com as próprias palavras dos componentes do grupo (com indicações leituras e vídeos de aprofundamento do tema em questão). Devem conter também imagens e outras mídias que ilustrem o conteúdo de cada uma das postagens. Lembre-se: cada período tem três publicações referentes ao conteúdo de cada uma das linhas: 1, 2 e 3. O título da publicação deve ser o período seguido da indicação da linha. Exemplo:
Século XVI: LINHA 1
Século XVI: LINHA 2
Século XVI: LINHA 3
Após a postagem, no decorrer da semana, cada um/a deve ler as postagens dos outros grupos e curtir, comentar, de modo a percorrer toda a Linha Histórica do Ensino de Língua Portuguesa. 
Estarei acompanhando as postagens, curtindo e comentando.
Bom trabalho!
Obs: qualquer dúvida, postar no fórum!
· Na década de 50 e 60, a gramática sobrepõe ao texto e a concepção de linguagem.
· Houve uma mudança no perfil dos alunos da escola pública, os filhos dos trabalhadores, muitos de pais analfabetos passaram a frequentar a escola juntamente com os filhos da eleite.
· Essa nova clientela da escola pública (filhos de trabalhadores) traz consigo uma variedade linguística não estudada na escola.
· Iniciou –se uma democratização do ensino “falsa” para esse público diferente e de várias origens.
· Aumentou a demanda de novos professores, consequetimente o governo autorizou a abertura de faculdades particulares “sem planejamento ou fiscalização e sem preocupar com a qualidade da formação dos docentes”.
· A baixa valorização dos professores e de salários, falta de condições de trabalho, obrigou os docentes a recorrer o uso de livro didático, para ajudar a preparar aulas e exercícios.
· Em 1960 chega a disciplina Linguística no curso de Letras, que tentar romper com essa mentalidade de ensino vigente e tem como proposta a valorização das variedades linguísticas, que a fazer parte do ambiente e escolar. 
· Criação do Projeto De Norma Urbana Linguística Culta - NURC em 1969 – tem como objetivo documentar e estudar a norma falada culta de cinco capitais brasileiras. Para construir uma nova pluralidade de normas objetivamente comprovada no uso oral, respeitando as diferenças socioculturais do pais.
· O Projeto NURC – um divisor de aguas para aprender o uso real da língua, coincidiu com o avanço da Sociolinguística .A
· Na década de 70 percebeu uma crise na educação e o fracasso escolar no ensino português, principalmente na alfabetização e nos graves problemas na escrita, pelos alunos do ensino médio durante o vestibular.
· A diferença/variedade linguística trazida pelos filhos da classe operaria não dialogava com o ensino propedêutico dos conteúdos de português, revelando um descompasso entre o que a escola ensinava e que o aluno não aprendia.
· A Lei n. 5692 de 1971 criou as Diretrizes e Bases da Educação, no governo de 1964, reformular o ensino de português no primário e ensino médio. Tem como principal objetivo tecnicista da ideologia militar, a serviço do desenvolvimento, e a língua passou a ser considerada um instrumento. Termos como “emissor, receptor, canal, referente, mensagem e código” dominam os livros didáticos.
· Somente no 2º grau o foco em “Comunicação “ desaparece dando lugar a denominação Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.
· Na década de 80, a denominação de Português volta a ser usada através da medida do então Conselho Federal de educação.
· Aparecimento da Sociolinguística, surgiu da “concepção de língua que apresenta uma ruptura com esse modelo estruturalista que tem como base a língua, sistema abstrato e homogêneo, descontextualizado da realidade da sociedade, cujo o instrumento principal é a expressão.
· A linguística, trouxe novas concepções de gramática do português que opõem a primazia da língua escrita no conhecimento da gramática do português, abrindo espaço para a criação e o reconhecimento da gramática da língua falada antes excluída dos estudos língua.
· 1960-1980: Ditadura militar no Brasil no âmbito politico aplicava censura em todos os meios de comunicação, torturava e exilava devido ao fortalecimento dos movimentos de esquerda tanto no plano político, quanto no ideológico. 
· Adequação o sistema educacional ao modelo de desenvolvi-
mento econômico sustentado pelo regime militar desde 1964, criaram-se
algumas medidas para reformulação do ensino primário e secundário. 
· Governo Militar suspende a inspiração
liberalista de 1961 e, baseando-se em uma tendência tecnicista, voltada
para o mundo do trabalho e para o combate ao analfabetismo 
· A proposta de formar trabalhadores, em plena época de dita-
dura militar, fazia crescer um ensino técnico em detrimento da construção de um currículo humanista clássico voltado para o ensino superior, “todos os cursos de 2º grau deveriam ter um caráter profissionalizante”. 
· Descentralização para elaboração de propostas pelos próprios Estados e municípios , cabe aos professores e diretores da escola a construção
dos programas para cada série 
· A transição dos anos 70 para os anos 80foi
marcada certamente por um conjunto de denúncias contra o ensino de
Português das escolas públicas brasileiras. Devido a grande quantidade de currículos espalhados pelo Brasil a escolas públicas estavam sendo prejudicadas,
image1.png
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina