Buscar

Você já passou por algum momento da sua vida onde você sentiu medo

Prévia do material em texto

Você já passou por algum momento da sua vida onde você sentiu medo?
 O que você fez? 
Será que você lembrou de conversar com jeová por meio da sua palavra a Bíblia ou será que lembrou de orar a jeová pedindo força?
Nesse Discurso vamos ver um exemplo de um servo fiel do passado e vamos ver como esse exemplo nos ajuda hoje.
Depois que Davi matou Golias, Jeová lhe deu mais vitórias. Mas Saul tentou matá-lo 
Embora Davi tivesse a garantia de Jeová de que seria rei, por anos ele teve de fugir, lutar e esperar pelo tempo de Jeová cumprir essa promessa. 
Em tudo isso, Davi mostrou que temia o verdadeiro Deus.
 Em certa ocasião, Davi procurou refúgio até mesmo na cidade de Golias, mas ali os servos do rei denunciaram Davi como inimigo daquela nação.
 Como Davi reagiu a essa situação perigosa? Ele abriu o coração por orar a Jeová	
Vamos ler Sal. 56:1-4 
Segundo o texto davi sabia que era um simples homem mortal que o estava perseguindo, mais também Davi tinha certeza que jeova o iria proteger
 davi quando sentia medo confiava que jeová iria proteger ele.
será que Davi só orava e fica parado ?
 Não.
 Davi não orou a Deus pedindo ajuda e depois deixou por isso mesmo. 
Ele usou as habilidades físicas e intelectuais que Jeová havia lhe dado e enfrentou o problema. No entanto, Davi sabia que não podia contar apenas com esforços humanos para ter êxito. 
O mesmo deve acontecer conosco. Depois de termos feito tudo ao nosso alcance, devemos deixar o resto nas mãos de Jeová.  Muitas vezes não há nada que possamos fazer, a não ser confiar em Jeová. Aqui é que entra o temor a Deus de uma forma muito pessoal.
 Abra por favor a bíblia em salmos 56:8 
Sem dúvida, Jeová dá muito valor a todas as nossas lágrimas e aos sofrimentos que suportamos ao manter nossa lealdade a ele, não se esquecendo disso. São coisas valiosas aos seus olhos. 
Lembre-se de que Satanás quer que você dê as costas a Jeová. Cada dia que você permanece leal a Deus é mais um dia em que ajudou a dar uma resposta às zombarias de Satanás. Nem sempre é fácil perseverar. Problemas de saúde, dificuldades financeiras, aflição emocional e outros obstáculos podem tornar cada dia que passa uma provação. Como ali no caso de davi a sua própria vida estava em jogo Quando nos mantemos firmes em face dessas provações, Jeová dá ainda mais valor à nossa perseverança
Romanos 8:36-39 Satanás sabe que para nós a vida é muito preciosa.
 Mas ele diz que nós vamos sacrificar tudo o que temos — até mesmo nossa amizade com Jeová — para continuar vivos , 
Só que Satanás não poderia estar mais errado! 
Por ter “os meios de causar a morte”, ele usa o medo natural que temos de morrer para nos afastar de Jeová. Em alguns casos, Satanás usa algumas pessoas para nos ameaçar de morte caso continuemos leais a Jeová. Em outros casos, ele usa uma situação grave de saúde para tentar nos fazer violar uma lei de Deus. Por exemplo, alguns médicos ou familiares descrentes podem nos pressionar a aceitar uma transfusão de sangue ou tentem nos convencer a aceitar outro tipo de terapia que viole os princípios da Bíblia. Nenhum de nós quer morrer. Mas, mesmo se isso acontecer, podemos ter a certeza de que Jeová não vai se esquecer de nós e não vai deixar de nos amar.
Olhem essa imagem , quando estamos enfrentando uma doença grave ou uma situação de vida ou morte, nós procuramos a Jeová para ter consolo, sabedoria e força.
Por isso, devemos levar a sério nossas orações e nossa relação com Jeová. Quando nos aproximamos dele, devemos “crer que ele existe e que se torna o recompensador dos que seriamente o buscam”  Igual a Davi, podemos mostrar temor a Deus por confiar na sua promessa de que ele nos ajudará a lidar com nossos problemas..  
Precisamos continuar fortalecendo nossa confiança de que Jeová nos ama e sempre nos protege. Algo que vai nos ajudar a ter essa confiança é falar com outros sobre como Jeová protegeu seus servos no passado. Também podemos meditar em como Jeová já nos ajudou a vencer desafios na vida. 
Assim, com a ajuda de Jeová, nós podemos vencer nossos medos!

Mais conteúdos dessa disciplina