Buscar

(31) 98516-8580 - Etapa 2 Identificação e Prevenção Após a conscientização, partimos para a identificação e prevenção, orientando os participantes sobre os sinais de alerta para cada tipo de violência

Prévia do material em texto

(31) 98516-8580
QRcode LINK direto!
 (31) 98516-8580
TEMOS ESSA ATIVIDADE DISPONÍVEL! CHAMA NO NÚMERO ACIMA PARA ENVIAR!..
MAPA - GERON - GERONTOLOGIA SOCIAL - 52_2024
A violência contra as pessoas idosas é uma forma de abuso que abrange danos físicos, psicológicos, sexuais ou financeiros, podendo se manifestar de diversas maneiras, incluindo agressões e até mesmo o abandono. Os efeitos dessa violência são devastadores para a saúde e o bem-estar dos idosos, podendo resultar em lesões físicas, problemas de saúde mental e isolamento social, ocasionado a uma maior dependência, perda de autonomia e diminuição da qualidade de vida (MACHADO, 2020). No Brasil, nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), recebeu mais de 47 mil denúncias, cerca de 282 mil violações de direitos, incluindo violência física, psicológica, negligência e exploração financeira ou material, de violência cometida contra pessoas idosas (AGENCIA BRASIL, 2023; IPEA, 2023). 
Para combater efetivamente a violência contra as pessoas idosas, é fundamental adotar uma abordagem abrangente na sociedade, incluindo a implementação de leis e políticas que protejam os direitos dessa população, que muitas vezes é vulnerável a diversos tipos de violência. Uma maneira de atuar junto a estes problemas junto a população idosa é por meio de programas de capacitação para cuidadores e profissionais de saúde sendo essenciais para que os mesmos possam identificar e prevenir casos de violência. Campanhas de conscientização pública também desempenham um papel importante, informando a sociedade sobre os sinais de abuso e incentivando a denúncia (MORAES et al., 2020). 
 
Fonte: 
AGÊNCIA BRASIL. Disque 100 tem 47 mil denúncias de violência contra pessoas idosas. 2023. Disponível em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2023-06/disque-100-tem-47-mil-denuncias-de-violencia-contra-pessoas-idosas>. Acesso em: 01 abr. 2024.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Atlas da Violência 2023: População idosa. 2023 Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/publicacoes/284/atlas-2023-populacao-idosa> Acesso em: 01 abr. 2024. 
MACHADO, D. R. et al. Violence perpetrated against the elderly and health-related quality of life: a populational study in the city of Sao Paulo, Brazil/Violencia contra idosos e qualidade de vida relacionada a saude: estudo populacional no municipio de Sao Paulo, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 3, p. 1119-1129, 2020.
MORAES, C. L. et al.. Violência contra idosos durante a pandemia de Covid-19 no Brasil: contribuições para seu enfrentamento. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 4177–4184, out. 2020.
 
Como profissional, você tem um papel fundamental na prevenção e combate à violência contra a pessoa idosa. Nesta atividade, proponho que você desenvolva uma ação de conscientização sobre esse tema, direcionada tanto as pessoas idosas quanto à comunidade em geral. Seja criativo e utilize diferentes estratégias para alcançar seu público-alvo.
 
Etapa 1: Sensibilização e Educação
Na primeira etapa, promova uma roda de conversa com familiares e outras pessoas idosas da comunidade. Caso tenha acesso a locais que tenham grupos de terceira idade, essa ação pode ser realizada também. Aborde os diferentes tipos de violência que os idosos podem enfrentar, como a violência física, psicológica, patrimonial, sexual, negligência e discriminação. Incentive a troca de experiências e histórias entre os participantes, criando um ambiente de aprendizado mútuo. Peça para alguém tirar uma foto desse momento (sem expor as pessoas) e anexe essa foto em sua atividade.
 
Etapa 2: Identificação e Prevenção
Após a conscientização, partimos para a identificação e prevenção, orientando os participantes sobre os sinais de alerta para cada tipo de violência. Explique como denunciar casos de violência e informe sobre os canais de comunicação disponíveis para assistência. Incentive a criação de uma rede de apoio entre as pessoas idosas e seus familiares, para que possam se apoiar mutuamente e buscar ajuda quando necessário.
 
Etapa 3: Registro e Reflexão
Você irá registrar textualmente sua experiência, refletindo sobre o impacto da ação realizada e os compartilhamentos, percepções e aprendizados. De que forma? Um texto dissertativo, inserindo algumas infomações: data que realizou a ação?; local onde realizou a ação?; quantas pessoas estavam presentes?;  redigir entre aspas (") duas falas relatadas pelos participantes com até 05 linhas.
 
Lembre-se, o objetivo desta atividade é promover uma discussão significativa sobre a violência contra as pessoas idosas e inspirar ações para combater esse tipo de abuso. Desejo a você uma atividade produtiva e enriquecedora!
image3.png
image1.png
image2.png
image4.png

Mais conteúdos dessa disciplina