Buscar

Prévia do material em texto

Licenciatura em Ciências Biológicas	
Instrumentação para o Ensino de Ciências
Prática 2 (2021/02)
Bruce Corrêa Medeiros 
18112020017
Resende
ATIVIDADE 2 – SOLUTO, SOLVENTE E SOLUÇÃO
PROCEDIMENTO 1:
 (Foto do copo com água e uma pitada de sal)
 (Fundo do copo após o procedimento anterior)
 (Copo com mais uma colher de sal)
(Copo com a última colher de sal)
COMPARAÇÃO:
É possível perceber com clareza que com uma pitada de sal o sal se dissolveu na água com facilidade, porém, quanto mais colocava sal, o mesmo não se dissolvia mais na água, deixando a água assim com uma coloração bem branca e uma parte se concentrando ao fundo do copo.
ATIVIDADE PROPOSTA:
Nessa primeira parte da prática foram utilizadas duas substâncias bem importantes, e cada uma com uma função diferente. Começando pela água, que é um solvente, ou seja, a mesma possui a capacidade de dissolver substâncias, formando assim soluções homogêneas. Já o sal, é um soluto, que basicamente é uma substância que permite ser dissolvida pelo solvente.
Com isso, pela as duas primeiras fotos, percebemos que com metade da água no copo e apenas uma pitada de sal, temos uma solução (mistura de soluto e solvente), que gera uma mistura homogênea, justamente pelo fato do sal estar totalmente dissolvido pela água.
Já nas últimas duas fotos, quando é adicionado mais sal no copo, a solução muda, se tornando uma mistura heterogenia, já que o sal não é mais diluído na água, e se forma um corpo de sal no fundo do copo. Sendo assim possível perceber com clareza a diferença entre o sal da água.
PROCEDIMENTO 2:
 (Copo com água e 3 colheres de óleo)
 (Após misturar com um auxílio de uma colher)
 
(Detergente da cor amarelo adicionado, em seguida misturado com uma colher)
ATIVIDADE PROPOSTA:
Essa prática poderia ser dividida em duas partes, onde a primeira parte o foco principal seria somente entre a água e o óleo. Ocorrendo, a explicação para os alunos, do motivo da água e o óleo não se misturarem, que é justamente pelo fato da água ser polar e o óleo ser apolar, e também por conta de o óleo ser menos denso que a água. 
Já a segunda parte da prática, que envolveria o detergente, a explicação iria ocorrer, ao perceber que não ocorreu uma mistura total entre as três substâncias. Através disso, é possível explicar que todas as substâncias usadas na prática possuem polaridade diferente uma das outras, sendo a água polar, o óleo apolar, e o detergente sendo uma parte polar e a outra apolar, por conta disso ele fica um pouco em cima do copo e um pouco em baixo, misturando assim com a água e também com o detergente. 
ATIVIDADE 3
Ano: Primeiro ano do ensino médio
Assunto: Extração de DNA da banana
Materiais: 
· Banana
· Saco transparente
· Tesoura
· Copo de água
· Colher de sopa de sal
· Colher de sopa de detergente
· Coador de café
· Copo
· 150 ml de álcool
Metodologia: Sendo uma prática simples de ser aplicada, a extração do DNA da banana, pode ser feito quase em qualquer lugar, não sendo preciso necessariamente de um laboratório. Ou seja, pode ser muito bem aplicada dentro da sala de aula. Sendo dividia em apenas 4 partes. 1 - Maceramento. 2- Lise dos tecidos e células. 3 – Remover as proteínas do material do DNA. 4 – Precipitação do DNA.
Objetivos: * Aprender sobre a existência e a função do DNA a partir da sua extração
 * Identificar estruturas celulares 
 * Realizar uma redação sobre o assunto aprendido
Perguntas: 1) Qual a função do sal de cozinha nessa aula prática?
 2) Por que é necessário amassar a banana?
 3) Em qual momento do processo acontece o rompimento das membranas celulares?
Fotos:
 
 
Conteúdo interdisciplinar: As disciplinas trabalhadas, seria Biologia e Português. Onde o aluno irá aprender os conceitos básicos da bioquímica com a extração do DNA da banana, em seguida irá realizar uma redação sobre o assunto aprendido, que irá aprimorar sua ortografia e gramática, dando resultados positivos para a disciplina de português.
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.jpeg
image10.jpeg
image11.jpeg
image12.jpeg
image13.jpeg
image14.jpeg
image15.jpeg
image16.jpeg
image17.jpeg
image1.jpeg
image2.gif
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina