Buscar

Relatório Aula Prática Bioquímica

Prévia do material em texto

Licenciatura em Ciências Biológicas
Instrumentação para o Ensino de Bioquímica e Biologia Celular
Relatório da Aula prática 1
Bruce Corrêa Medeiros André Luís Soares da Cunha Júnior
1811202017 18112020052
Polo: Resende 
Sumário
INTRODUÇÃO	3
OBJETIVO	3
MATERIAIS	3
Metodologia	4
Resultados	4 e 5
REFERÊNCIAS	6
2
INTRODUÇÃO
Em um momento tão avançado de nossa sociedade, as vezes não compreendemos como um certo produto ou objeto funciona em sua parte interna, mas aproveitamos sua funcionalidade mesmo assim. Porém, alguns curiosos observam para tentar descobrir como tal objeto pode funcionar daquela maneira, e como os cientistas são um dos maiores curiosos do nosso planeta, as coisas não são diferentes, muitos deles, em laboratório ou campo, realizam pesquisas, de uma maneira organizada e metódica através da observação, para em seguida investigar possíveis hipóteses através de testes determinados para chegar em uma conclusão sobre o que está sendo observado.
OBJETIVO
O principal objetivo dessa aula prática foi para a turma entender como funciona a formalização do conhecimento científico de um determinado modelo apresentado.
MATERIAIS:
· Caixa retangular marrom, possuindo quatro hastes, duas de cada um dos lados menores do retângulo, sendo uma maior do que as outras três;
· Caneta;
· Folha em branco.
METODOLOGIA:
Foi necessário a prática ser divida em algumas partes para acontecer da melhor maneira possível.
Primeira parte: na reunião pelo google meet foi solicitado que metade dos alunos ali presente saíssem da reunião e aguardassem por cerca de dez minutos para voltarem à reunião, e a outra metade que ainda ficou, observavam a caixa retangular de madeira.
Segunda parte: depois do tempo passado, a metade da turma volta, sendo necessário uso do papel e caneta para desenhar o objeto com apenas as características dadas pelos alunos que ficaram na sala.
Terceira parte: em seguida quando toda a metade terminou o desenho, os mesmos mostraram via foto ou pela câmera ao vivo, e começamos a discutir sobre.
Quarta parte: por fim, ao comando da professora, toda a turma deveria explicar em forma de desenho como é o interior da caixa, desenhando todo seu mecanismo de dentro, em seguida cada um mostrou o seu para ser discutido com a professora e a turma.
RESULTADOS:
 Como conclusão da atividade, percebemos que cada pessoa teve uma visão diferente sobre a caixa de madeira, foi pedido um desenho e cada pessoa, onde foi que cada um mostrou um entendimento próprio de como funcionava o mecanismo da caixa, porque nós só tínhamos ideia do que acontecia pelo lado de fora e já lado de dentro da caixa nós não sabíamos como que funcionava o mecanismo interno apresentado.
 (Desenho um: como a caixa poderia ser por dentro)
(Desenho dois: como a caixa poderia ser por dentro)
Perante a atividade percebemos que cada um teve um pensamento diferente ao apresentar seu desenho, e com isso chegamos à conclusão que o modo que cada um pensa não é igual ao outro, porque tem várias formas de interpretar, analisar e por fim tirar suas próprias conclusões. Por conta desse modo de interpretar de cada pessoa, devemos mostrar total conhecimento sobre o assunto, apresentar muito bem o que tem que ser transmitido. Principalmente quando vamos licenciar, temos que escrever corretamente o que queremos no enunciado, tanto em provas ou de trabalhos para fins acadêmicos.
REFERÊNCIAS:
Luz, Maurício Roberto Motta Pinto da. Instrumentação ao ensino de bioquímica e biologia celular: volume único / Maurício Roberto Motta Pinto da Luz. – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. 234p.; 19 x 26,5 cm. ISBN: 85-7648-114-6 1. Prática de ensino. 2. Biologia celular. 3. Bioquímica. 4. Células. I. Título.
image3.png
image4.png
image1.jpeg
image2.gif

Mais conteúdos dessa disciplina