Buscar

Prévia do material em texto

Bruce Corrêa Medeiros 18112020017
Resende – RJ
AD 2 Botânica I:
Questão 1:
Os principais filos de algas e suas diferenças:
Filo Rhodophyta: São multicelulares, possuindo clorofila A, D e carotenoides, com um pigmento vermelho chamado ficoeritrina e armazenam amido. Já em sua parede celular, possuem celulose, ágar e carregenina. 
Filo Phaeophyta: São multicelulares, possuindo clorofila A, C e carotenoides, amarzenando óleos e laminaria. Já na sua parede celular, possuem celulose, algina, e em algumas espécies sua parede celular tem carbonato de cálcio. Sua cor varia entre bege e marrom.
Filo Chrysophyta: São em grande parte unicelulares, porém existe outras que contém mais de uma célula. Possuem clorofila A, C e xantofilas, armazém óleos, e crisolaminarina. Em sua parede celular, possuem celulose, e em algumas espécies dióxido de silício. Sua coloração é dourada.
Filo Chlorophyta: São unicelulares ou multicelulares, possuem clorofilas A, B, carotenoides e xantofilas, armazenam amido, na sua parede celular possui celulose. Sua coloração é entre diferentes tipos de verde.
Filo Charophyta: São multicelulares, possuindo clorofila A, B, caroteno e xantofilas, armazenam amido. Em sua parede celular é possível se encontrar celulose, e carbonato de cálcio. Sua coloração é entre verde e castanho.
Filo Euglenophyta: São unicelulares, possuindo clorofila A, B e alguns carotenoides. Possuem flagelos e sua coloração é verde. 
Filo Dinophyta: São unicelulares, possuindo dois flagelos, com clorofila A, C, carotenoides e xantofilas.
Questão 2:
As algas possuem uma importância ecológica muito grande, e infelizmente poucas pessoas sabem disso. Hoje escutamos muito que a Amazônia é o “pulmão do mundo”, como se o centro de todo o oxigênio viesse só de lá ou de grande parte de lá, porém isso é um pouco equivocado, pois, as algas sim são o “pulmão do mundo”, por que as mesmas realizam a produção e reserva de oxigênio. Gerando uma grande quantidade de oxigênio e utilizando pouco, oferecendo assim bastante oxigênio ao mundo. O mais interessante que a mesma está por várias partes do mundo.
Questão 3:
Suas adaptações estão relacionadas com a absorção da água, e em seguida a distribuição da mesma por toda sua parte interna e também a retenção. Ocorreu também para a sus sustentação, a forma de captar energia luminosa, no armazenamento e nas trocas gasosas. Ou seja, ocorreu uma adaptação em células especiais, originando um tecido condutor que é o xilema e o floema. E também deu origem a raiz que serviu para fixar na terrar e absorver e conduzir a água e os sais mineiras, além também da origem do caule, ramos e folhas. 
Questão 4:
Letra A: A atuação das folhas está relacionada diretamente com a pressão radicular, que onde a mesma gera uma consequência ocorrendo assim a gutação, que basicamente é a perda de água em formato de gotas, que ficam presente nas folhas. Esse acontecimento ocorre com maior intensidade de madrugada.
Letra B: Ocorre a diminuição do diâmetro dos elementos do vaso, e os tecidos parenquimáticos radial e axial, são usados para armazenar água e carboidratos.
Letra C: O enrolamento das folhas está interligado com a perda de água, tentando evitar ainda mais a perda da mesma, com isso acontece o fechamento dos estômatos. Portanto acontece toda uma mudança morfológica com o fim de não deixar acontecer uma ruptura na membrana plasmática.
Letra D: Raízes xeromórficas. Suas características estão ligadas a pouca tuberização e com a falta de pelos absorventes. A mesma pode ser suculentas, justamente por possuírem células grandes de serva de água em seu córtex.
Questão 5:
Letra A: Raiz, caule e folha.
Letra B: Suas origens são:
Raiz: está ligado com a radícula do embrião, que é formada pelo meristema subapical radicular.
Caule: tem origem ao meristema apical, que é presente no epicótilo do embrião.
Folha: sua origem é ligada diretamente com o meristema apical caulinar.
Letra C: Suas funções são:
Raiz: Absorção de sais minerais e água, fixação ao substrato, porém podem também realizar a função de armazenamento e condução.
Caule: Sua principal função é a de sustentação das folhas, flores, ramos e os frutos, e também ligar às raízes e conduzir a água e os sais mineiras.
Folha: fotossíntese nas folhas clorofiladas, suporte em gavinhas, proteção em espinhos e estípulas e também reprodução vegetativa.
Letra D: Eles se conectam através do transporte de água e sais minerais, por toda a planta, podendo gerar seivas (bruta e elaborada)
Questão 6:
No sistema de revestimento tem a epiderme e periderme, no sistema fundamental a parênquima, colênquima e esclerênquima e já no sistema vascular tem o xilema e floema primários e secundários.
Questão 7: Não, nem todas são parasitas. Somente as sugadoras ou haustórios que são parasitas ou semiparasitas, que retiram seiva inorgânica e orgânica. Porem existem outras raízes aéreas que não são parasitas, como as de suportes, respiratórias, assimiladoras, coletoras, tabulares e as estranguladoras.
Questão 8:
Esse processo acontece justamente por que a água tem alta coesão entre as moléculas, então ao sair da fase líquida para vapor, novas moléculas de água acabam sendo sugadas de dentro dos vasos do xilema. Com isso água vai do solo até as raízes, ou podemos dizer que vai para os vasos do xilema, e vai indo até as folhas, por fim saindo como vapor para atmosfera.
Referencias:
Henriques, Anaize Borges. Botânica I. Anaize Borges Henriques – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. 240p.; 19 x 26,5 cm. ISBN: 85-7648-010-7 1. Raízes. 2. Nutrição vegetal. 3. Fotossíntese. 4. Anatomia vegetal. I. Callado, Cátia H. II. Rizzini, Cecília Maria. III. Reinert, Fernanda. IV. Cunha, Maura da . V. Valentin, Yocie Yoneshigue. VI. Título
https://siga.ufrj.br/sira/repositorio-curriculo/disciplinas/380C60B0-92A4-F79B-75FF-A3A0AAA697D5.html
http://www.ibrag.uerj.br/images/imagens_site/mat_did/atlas_botanica/atlas_botanica.pdf

Mais conteúdos dessa disciplina