Buscar

Prévia do material em texto

Aluno: Bruce Corrêa Medeiros
Matrícula: 18112020017
Resende - RJ
Biofísica.
AD2
1- O que são cones e bastonetes? Qual a diferença entre eles?
R: O principal para entender o que são cones e bastonetes e suas diferenças, é que são células especializadas com objetivo de função em condições de luminosidade diferentes. Começando pelo os bastonetes, que são células especializadas para a visão na penumbra, que sem nenhuma informação de cor, é capaz de registrar meramente as diferenças de claridade, mas em uma claridade maior, ou seja, uma claridade média, todos os canais de sódio estão fechados, portanto comparado com os cones, eles são bem mais sensíveis à luz. Já os cones por sua sensibilidade aos comprimentos de onda da luz, ele são subdivididos em três tipos: S, M e L (comprimentos de onda curto, médio e longo), apesar dos cones ser semelhante ao os bastonetes, ele possui diferença em seus discos, que são ligado à membrana externa, formando assim então invaginações e portanto também a forma cônica do segmento externo. É importante ressaltar também, que os cones são bem menos sensíveis à luz e só vão funcionar com uma boa iluminação.
2- Para que serve a rodopsina?
R: Para entender melhor qual sua função, é preciso entender o que ela é, rodopsina é uma proteína de membrana, portanto ela só é presente de modo natural imersa no filme lipídico que forma os discos, porém ela também é uma proteína conjugada, que por sua vez é ligada a um radical diferente. Sua principal função, ou seja, para que ela serve, é para realizar a absorção de fóton, com isso ao interagir com a proteína transducina, inicia uma cascata de reação, que por sua vez acaba fechando os canais de sódio e à hiperpolarização da célula. É importante ressaltar também, que a mesma é um tipo de pigmento fotossensitivo.
3- O que é daltonismo? Qual a sua causa?
R: É uma disfunção que é maioritariamente hereditária, que por sua vez diminui a capacidade de percepção de cores da faixa de cor verde. Sua causa é devido a alteração no pigmento do cone M. 
 4 - Qual a diferença entre Miopia e Hipermetropia?
R: A miopia é quando possui uma curvatura muito acentuada, por conta dos olhos serem mais longos do que o normal, por isso a imagem é formada antes da retina, dando assim a dificuldade de enxergar de longe, já a hipermetropia é o contrário, a pessoa possui dificuldade de enxergar de perto, pois a imagem é formada atrás da retina, justamente em pessoas que possuem um olho menor do que o normal.
5 - O que é Astigmatismo?
R: O Astigmatismo é a dificuldade de enxergar tanto de perto quanto de longe, isso é devido pela imperfeição da curvatura da córnea do lobo ocular, com isso ocorre um erro de refração que realiza a distorção na imagem. Os raios de luz atingem vários pontos da retina, com isso criando diversos pontos focais, podendo ser formados antes ou depois da retina. 
Fontes: Livro de biofísica, aula 16.

Mais conteúdos dessa disciplina