Buscar

Prévia do material em texto

Questão 1:
Os encontrados com mais frequência são os aminoácidos apolares, que está presente no interior da proteína. Já na superfície da proteína estão os aminoácidos polares.
Como dois exemplos dos polares temos: Asparagina e Cisteína.
Como dois exemplos dos apolares temos: Valina e Leucina.
Questão 2:
A relação entre estrutura e de uma proteína depende da sequência primária, justamente por que se houve alguma mudança nessa sequência irá gerar uma proteína diferente, com isso pode até perder a sua função biológica. Então mesmo após a síntese das proteínas ainda existem mudanças, que são chamadas de pós-traducionais. Como um grande exemplo temos a insulina, que quando alguns resíduos são removidos para produzir uma proteína madura. Porém além dessas modificações, tem algo mais, como as proteínas que podem receber adição de fosfatos, carboidratos, entre outros, em uma determinada posição específica, após a sua síntese. Isso é simplesmente muito importante, por que em muitas vezes tudo isso é essencial para um funcionamento correto da proteína.
Questão 3:
A desnaturação é um processo em que as moléculas biológicas vêm a perder suas funções, isso é por conta da mudança no seu meio, e tudo isso acaba sendo comum nas proteínas. Os solventes orgânicos tem essa capacidade de desnaturar as proteínas, como o etanol, que age principalmente de modo para promover o rompimento das interações hidrofóbicas, justamente as que tem o papel de estabilizar as proteínas globulares. Nos extremos de pH são capazes de alterar a carga líquida da proteína, assim então provocando a repulsão eletrostática e até mesmo o rompimento de algumas determinadas ligações de hidrogênio.
Questão 4:
As proteínas fibrosas e as globulares fazem partem de dois grandes grupos de proteínas. As fibrosas são aquelas que possuem estrutura filamentosa e organizada na forma de feixes, envolvendo a formação de hélices, como exemplo temos o colágeno, que tem uma grande quantidade de prolina e glicina, que por conta disso realiza um estreitamente que dá interações mais resistentes entre os aminoácidos e também uma grande rigidez a proteína, como exemplo temos: constituição dos nossos ossos e cartilagens.
Já as proteínas globulares possuem um formato arredondado, e possuem papéis fundamenteis na homeostase de um organismo, como exemplo temos: hemoglobina e mioglobina. Essas duas proteínas, tem o papel muito importante de participar do transporte e armazenamento de oxigênio no organismo. Ambas possuem uma característica em particular que é um grupamento prostético, o heme, que é uma molécula que possui um átomo de ferro em seu centro do anel, com isso o possibilita a interação com o oxigênio.

Mais conteúdos dessa disciplina