Buscar

REFERENCIAL TEÓRICO PI-VA

Prévia do material em texto

REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo Rabello (2024) o objetivo do Diagrama de Ishikawa é compreender profundamente as razões das consequências que levam a um determinado problema, em vez de apenas tratar os sintomas ou os efeitos superficiais. Dessa forma, ao focar na causa raiz, é possível implementar soluções que abordem o problema de maneira eficaz e sustentável, prevenindo sua recorrência no futuro.
Para TOTVS (2023) Ao categorizar as causas em diferentes grupos, os 6MS, ele permite uma abordagem abrangente e organizada. Tudo isso começa com uma boa definição do problema central, que é a cabeça do peixe; o diagnóstico das causas “espinhas”; a coleta de dados sobre esses entraves para, assim, priorizar as resoluções e criar um plano de ação eficiente e que seja sempre muito bem monitorado. A Figura 1 apresenta um modelo do Diagrama:
Figura 1: Exemplo da Ferramenta de Ishikawa
Fonte: Soares (2022)
As categorias mais comuns usadas no diagrama são conhecidas como os 6Ms, embora possam variar dependendo do contexto:
Método: refere-se aos processos ou procedimentos utilizados.
Mão de obra: relacionado aos funcionários, suas habilidades e comunicação.
Máquina: equipamentos, tecnologia e ferramentas utilizadas.
Material: matérias-primas, componentes e informações.
Medição: como as medições são feitas e os dados são coletados.
Meio Ambiente: condições ambientais, como localização, clima e cultura organizacional.
Segundo Rabello (2024), o Diagrama de Ishikawa traz muitos benefícios para as empresas quando bem utilizado. Ele pode ser usado em conjunto com outras metodologias, como as reuniões de Brainstorming (tempestade de ideias), que potencializam o rendimento dos encontros e ajudam a equipe a expor suas ideias e pontos de vista. 
Por isso, como uma das ferramentas mais importantes, o uso do Diagrama ajuda a manter a empresa em constante aprimoramento e facilita a solução dos problemas, desde os mais simples até os mais complexos. Para TOTVS (2023), com ele, é possível “cortar o mal pela raiz”. 
 É uma ferramenta versátil, de fácil entendimento e visualização, que eleva o nível de compreensão da equipe sobre todos os processos. Além disso, ele pode ser utilizado nas mais diversas áreas dentro de organizações de todos os segmentos. 
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina