Buscar

Desenvolvimento Sustentável

Prévia do material em texto

SUSTENTABILIDADE 
1 - No contexto contemporâneo o debate sobre meio ambiente faz parte do dia a dia das pessoas. Isso ocorre porque a vida humana depende da disponibilidade de recursos naturais. Assim, quando ocorre degradação sobre o meio ambiente a sociedade acaba sendo afetada de forma direta ou indireta, fator que colabora para a perda da qualidade de vida. Observa-se então que existe uma relação de dependência entre a vida humana e a disponibilidade de recursos naturais.
 
Sobre o conceito de meio ambiente assinale as alternativas corretas:
 
I) A partir da visão do desenvolvimento sustentável o meio ambiente passa a ser visto como um organismo vivo;
II) O meio ambiente é definido como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas;
III) É o local onde ocorre a inter-relação entre os seres bióticos e abióticos em seus mais variados sentidos;
IV) Meio ambiente define-se como recursos biológicos que não exerce influência sobre os recursos econômicos e sociais.
e. Apenas I, II e III estão corretas
2 - Baseado nos preceitos do desenvolvimento sustentável, a Constituição Federal Brasileira denota a ideia de um ambiente equilibrado. É evidente que existe uma busca pelo bem-estar da população ao mesmo tempo em que se preserva os recursos naturais. Para isso, a própria constituição delegou a toda sociedade brasileira uma missão.
 
Sobre o Art. 225 da Constituição Federal analise as seguintes afirmativas e assinale a opções corretas:
 
I) Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado;
II) O meio ambiente é um bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida;
III) Cabe somente ao poder público o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações;
IV) É dever exclusivamente da sociedade preservar o meio ambiente para as futuras gerações;
a.
Apenas II e III estão corretas
b.
Apenas I e II estão corretas
c.
Apenas III é correta
e.
Apenas I é correta
 3 - A Lei 12.305/2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), esta legislação revolucionou a forma como a gestão de resíduos deveria ocorrer no Brasil. Esta legislação reúne o conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações adotados pelo Governo Federal, isoladamente ou em regime de cooperação com Estados, Distrito Federal, Municípios ou particulares, com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos integra a Política Nacional do Meio Ambiente e articula-se com a Política Nacional de Educação Ambiental, a Política Federal de Saneamento Básico (BRASIL, 2012).
 
Esta legislação prevê a eliminação de uma forma inadequada de destinação de resíduos no país. Entre as alternativas abaixo, assinale a forma de destinação que esta lei visa eliminar.
a.
Aterro industrial
b.
Reciclagem
d.
Compostagem
e.
Lixão
4 - O desenvolvimento sustentável, assume uma visão crítica ao modelo de desenvolvimento adotado pelos países industrializados e reproduzido pelas nações em desenvolvimento, destacando que progresso econômico e social não pode ser alicerçado na exploração indiscriminada e devastadora da natureza (IPIRANGA; GODOY; BRUNSTEIN, 2011).
 
IPIRANGA, A. S. R; GODOY A. S; BRUNSTEINM, J. Introdução. Edição especial. São Paulo: Revista de Administração Mackenzie, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/Xv3r9ypsxNsjLtTqtPCBnJP/?format=pdf&lang=p Acesso em: 31 jan. 2023.
 
Sobre o desenvolvimento sustentável assinale a alternativa correta:
 
I) Além da conferência de Estocolmo ocorreu também a reunião conhecida como RIO +20 ou Eco 92, ambas foram eventos globais que tiveram por finalidade discutir ao nível global o meio ambiente.
 
II) A sustentabilidade deve contemplar a equidade social e a qualidade de vida dessa geração e das próximas, porque a pobreza é provocadora de agressões ambientais.
 
III) No modelo de desenvolvimento sustentável a questão social não deve ser levada em consideração.
 
Assinale a alternativa correta:
e. Apenas I e II estão corretas
5 - Com a revolução industrial, o modelo de produção passou de manufatura para a escala industrial. A revolução industrial foi importante para aumentar a produção e atender a população humana que vem aumentando a cada ano. Essa mudança ocasionou um intenso processamento de matéria-prima, o que resultou em um aumento na magnitude dos impactos ambientais. Ao mesmo tempo que a revolução industrial proporcionou vários benefícios para a humanidade, ela foi a geradora de danos muitas vezes irreversíveis. Assim, o grande desafio do desenvolvimento sustentável é compatibilizar o desenvolvimento econômico, social e ambiental.
 
Sobre o desenvolvimento sustentável analise as seguintes afirmativas e marque a opção correta:
 
I) É um modelo que busca a volta da manufatura.
II) O modelo de desenvolvimento sustentável prega que o homem deve voltar às suas origens e extinguir qualquer meio tecnológico desenvolvido na revolução industrial.
III) Este modelo de desenvolvimento busca garantir o conforto adquirido com a revolução industrial aliado à preservação dos recursos naturais.
IV) O desenvolvimento sustentável busca também a redução da desigualdade social e eliminação da pobreza.
c. Apenas III e IV estão corretas
 6 - A empresa sustentável é aquela que tem seus objetivos alinhados aos preceitos do desenvolvimento sustentável, para isso existe a incorporação de estratégias de negócio e atividades que consigam atender as necessidades atuais, sustentando os recursos humanos e naturais que serão necessários no futuro (BOLZAN, 2012). Desta maneira, a empresa sustentável não planeja ações de forma imediatista, ela trabalha sob a ótica sistêmica e como ela fará diferença, no local onde está inserida e como isso contribuirá com seu impacto global. 
 Considerando que uma das formas de alcançar a sustentabilidade empresarial é a economia circular, análise as seguintes afirmativas e marque a opção correta:
c. A economia circular é baseada em três pilares básicos que consiste em preservar e aumentar o capital natural, controlando os recursos finitos e controlando os fluxos de recursos renováveis
 7 - No contexto contemporâneo, não é mais possível empreender sem que haja vistas ao meio ambiente, seja por meio da conscientização ambiental, concorrência de mercado ou por imposição legal. Esferas tidas como antagônicas (Economia e Meio Ambiente) passam a ser aliadas atuando com objetivos incomuns.
 Assim, através de qual modelo de desenvolvimento é possível conciliar preservação do meio ambiente e desenvolvimento econômico?
a. Desenvolvimento sustentável
8 -As atitudes insustentáveis revelam-se de diversas formas, entre elas destaca-se o cidadão comum que lança seus resíduos em terrenos baldios e em vias públicas. E também as empresas ou grandes latifundiários que lançam seus dejetos em corpos hídricos, causando contaminação do solo, desmatamento, emissão de poluentes entre vários exemplos que poderiam ser citados. A Política Nacional de Educação Ambiental reafirma o compromisso de missão da sociedade brasileira que é o de promover a preservação dos recursos naturais. 
 
Vislumbrando promover a educação ambiental, em qual dos níveis de escolaridade se deve abordar a temática?
b.
No ensino fundamental, porque é um assunto de fácil compreensão
c.
No ensino superior, porque é um assunto complexo e profissionalizante
d.
No ensino médio, porque é uma fase onde o adolescente aprende com mais facilidade
e.
Em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal
10 - A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), é estabelecida pela Lei 6.938 de 1981, esta legislação dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA). Esta lei é um importante marco na área ambiental, pois estabelece importantes mecanismos na busca da sustentabilidade.
 
Assim, analise as seguintes afirmativas e marque os objetivos da referida lei:I) Promover a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida;
II) Assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional;
III) Promover à proteção da dignidade da vida humana;
IV)  Anistiar o poluidor e ao predador, a obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados ao meio ambiente;
a.
Apenas II e IV são corretas
b.
Apenas I e IV são corretas
c.
Apenas I, II e III são corretas
e.
Apenas II, III e IV são corretas
11 - É possível que uma empresa conquiste a competitividade por meio da sustentabilidade, mas para isso é fundamental o investimento em tecnologias que permitam a redução dos impactos ambientais. Neste sentido, a adoção de Produção Mais Limpa (P+L) torna-se indispensável, esta metodologia indica a aplicação de forma contínua de estratégia ambiental preventiva e integradas aos processos e produtos, com a finalidade de aumentar a eficiência produtiva, reduzindo os impactos ambientais e sociais.
 
Assim, analise as seguintes alternativas e marque a opção que indica o que preconiza a prática P+L:
a. Promover redução de desperdício, redução de custos, inovação, otimização de processos, vislumbrando ganhos econômicos e competitividades.
 12 - Através da educação ambiental o cidadão consegue enxergar seus direitos, deveres e reconhecer que suas ações influenciam todo o sistema. Desta forma, o cidadão identifica que o homem e o meio ambiente não se separam, existe sim um valor intrínseco onde o ser humano é apenas um dos filamentos da teia da vida.
 
Sobre a educação ambiental analise as seguintes afirmativas e marque a opção correta:
 
I) A educação ambiental pode promover a mudança dos comportamentos sociais e culturais dos cidadãos.
II) Como as empresas, os grandes latifúndios e o poder público são formados por pessoas, a tendência é que com a inclusão das ações de educação ambiental o comportamento destes entes também acaba sendo transformado.
III) Deve-se incluir a pessoa física e jurídica no processo de educação ambiental.
IV) É dever apenas do poder público promover a educação ambiental.
b. Apenas I, II, III são corretas
13 - O saneamento básico pode ser definido como o conjunto de ações socioeconômicas que vislumbra alcançar a salubridade ambiental, por meio de abastecimento de água potável, coleta de disposição sanitária de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, promoção do uso sanitário adequado do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis e outros serviços e obras com a finalidade de proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural (FUNASA, 2006).
O saneamento básico atua sobre 4 áreas principais. Analise as seguintes afirmativas e marque a opção que representa os 4 eixos do saneamento básico.
b. Água, esgoto, drenagem e resíduos
14 - A economia e o meio ambiente são notoriamente tidos como interesses antagônicos pela maioria das pessoas. Essa ideia é advinda de ideais extrativistas que nasceram com o modelo capitalista. No entanto, quando os recursos naturais são explorados sem que se respeite sua capacidade regenerativa própria, a economia acaba sendo afetada, pois não haverá recursos naturais suficientes a ponto de manter o processo produtivo ao longo prazo.
 
Sobre o desenvolvimento sustentável analise as seguintes afirmativas e assinale as opções corretas:
 
I) O desenvolvimento sustentável trata apenas da preservação ambiental, pois outros temas são irrelevantes para o debate;
II)  O modelo enxerga o mundo por meio de um prisma sistêmico, onde todos os elementos acabam influenciando todo o sistema.
III)  Este modelo trata-se de uma conciliação dos ecodesenvolvimentistas em que se baseia na manutenção do crescimento econômico eficiente (sustentado) no longo prazo, acompanhado da melhoria das condições sociais (distribuindo renda) e respeitando o meio ambiente.
IV) Neste modelo as esferas tidas como antagônicas (Economia e meio ambiente) passam a compor elementos em que se apoiam mutuamente.
a. Apenas II, III e IV são corretas
15 - Em diversas regiões do Brasil, os grandes centros urbanos passaram por um processo de ocupação desordenada. Um dos problemas evidenciados é a retirada das matas ciliares e a impermeabilização dos solos que favorece os processos de inundação, alagamentos e enchentes. Além disso, outro fator que corrobora para estes eventos é a falta de investimentos em redes de coletores de águas pluviais que acabam favorecendo as situações de risco. Assim, o investimento em drenagem urbana é fundamental para atenuar essa problemática.
 
Sobre o conceito de drenagem urbana analise as seguintes afirmativas e assinale a opção correta:
 
I)  Drenagem urbana é o conjunto de obras de engenharia que tem por objetivo retirar as águas de um ponto transpondo-as a outro ponto de forma rápida, evitando os eventos de enchentes e inundações.
III)  Os projetos de drenagem urbana têm como filosofia o escoamento da água precipitada o mais rápido possível para fora da área projetada.
III) A drenagem consiste no conjunto de técnicas de destinação adequada de efluentes urbanos.
IV) Drenagem urbana são obras de engenharia para promover a disposição adequada de resíduos, um exemplo é o aterro sanitário.
a.
Apenas I é correta
b.
Apenas I e II são corretas
c.
Apenas II é correta
e.
Apenas III e IV são corretas
16 - Por muito tempo a humanidade não teve preocupação com o esgotamento dos recursos naturais. A partir da revolução industrial, ocorreu um aumento significativo no processamento de matéria-prima nunca antes ocorrido na história do planeta. Como consequência, ocorreu diversos tipos de impactos ambientais e acidentes que mobilizaram as autoridades globais a se preocuparem com a preservação do meio ambiente e com as mudanças climáticas. Essa discussão gerou o conceito de sustentabilidade.
 
Assim, a noção de sustentabilidade nasce em duas vertentes, quais são elas?
b. Biologia e economia
17 - Após a revolução industrial, a capacidade de suporte do planeta passou a ser ameaçada. O fenômeno foi observado primeiramente por intelectuais e posteriormente externada para toda a sociedade. Essa discussão foi globalmente discutida em 1972 na Conferência de Estocolmo, este evento originou o documento chamado “Nosso Futuro Comum” – Relatório Brundtland. Este relatório estabeleceu o conceito de desenvolvimento sustentável mais aceito na atualidade.
 
Sobre o conceito de desenvolvimento sustentável assinale a alternativa correta:
b. O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades
18 - A lei 9.433/1997 é conhecida como Lei das Águas, esta legislação tem por objetivo assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos, a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável, a prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais, incentivar e promover a captação, a preservação e o aproveitamento de águas pluviais (BRASIL, 1997).
Sobre esta lei analise as seguintes afirmativas e marque a alternativa correta:
c. Em situação de escassez o uso prioritário é o consumo humano e a dessedentação animal
19 - Uma das maiores dificuldades para promover a conservação dos recursos naturais sem dúvidas é promover a mudança das atitudes humanas.  Até os dias de hoje, é perceptível atitudes irresponsáveis e extrativistas que carecem de atuações em conjunto para mudar essa realidade. A educação ambiental é uma das ferramentas que possui um grande potencial para transformar essa realidade.
A promoção da educação ambiental é instituída pela Política Nacional de Educação Ambiental. Assim, analise as seguintes opções e marque corretamente a Lei que regulamente esta política.
d. Lei 9.795 de 1999
20 - Com o avanço tecnológico houve também vários impactosambientais e sociais com a utilização dos agrotóxicos. Existe uma relação entre a utilização de agrotóxico e a contaminação do ar, das águas e do solo, bem como sobre os efeitos da saúde da população. Os agrotóxicos podem ser responsáveis por diversas doenças ocasionando lesões nos rins, desenvolvendo diversos tipos de cânceres, reduzindo a fertilidade, provocando problemas no sistema nervoso, convenções e envenenamentos.
 
Sobre essa temática analise as seguintes afirmativas e marque a opção correta:
b. Por meio da agricultura sustentável é possível inserir tecnologias que permitam o desenvolvimento da agricultura e promovam a preservação do meio ambiente
Baseado nos preceitos do desenvolvimento sustentável, a Constituição Federal Brasileira denota a ideia de um ambiente equilibrado. É evidente que existe uma busca pelo bem-estar da população ao mesmo tempo em que se preserva os recursos naturais. Para isso, a própria constituição delegou a toda sociedade brasileira uma missão.
 
Sobre o Art. 225 da Constituição Federal analise as seguintes afirmativas e assinale a opções corretas:
 
I) Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado;
II) O meio ambiente é um bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida;
III) Cabe somente ao poder público o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações;
IV) É dever exclusivamente da sociedade preservar o meio ambiente para as futuras gerações;
a.
Apenas III é correta
b.
Apenas I e III estão corretas
c.
Apenas I e II estão corretas
d.
Apenas II e III estão corretas
e.
Apenas I é correta
2 Por muito tempo a humanidade não teve preocupação com o esgotamento dos recursos naturais. A partir da revolução industrial, ocorreu um aumento significativo no processamento de matéria-prima nunca antes ocorrido na história do planeta. Como consequência, ocorreu diversos tipos de impactos ambientais e acidentes que mobilizaram as autoridades globais a se preocuparem com a preservação do meio ambiente e com as mudanças climáticas. Essa discussão gerou o conceito de sustentabilidade.
 
Assim, a noção de sustentabilidade nasce em duas vertentes, quais são elas?
a.
Economia e sociedade
b.
Saúde e biologia
c.
Biologia e ecologia
d.
Sociologia e biologia
e.
Biologia e economia
 4 -A Lei 12.305/2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), esta legislação revolucionou a forma como a gestão de resíduos deveria ocorrer no Brasil. Esta legislação reúne o conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações adotados pelo Governo Federal, isoladamente ou em regime de cooperação com Estados, Distrito Federal, Municípios ou particulares, com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos integra a Política Nacional do Meio Ambiente e articula-se com a Política Nacional de Educação Ambiental, a Política Federal de Saneamento Básico (BRASIL, 2012).
 
Esta legislação prevê a eliminação de uma forma inadequada de destinação de resíduos no país. Entre as alternativas abaixo, assinale a forma de destinação que esta lei visa eliminar.
e. Lixão
 5 - Através da educação ambiental o cidadão consegue enxergar seus direitos, deveres e reconhecer que suas ações influenciam todo o sistema. Desta forma, o cidadão identifica que o homem e o meio ambiente não se separam, existe sim um valor intrínseco onde o ser humano é apenas um dos filamentos da teia da vida.
 
Sobre a educação ambiental analise as seguintes afirmativas e marque a opção correta:
 
I) A educação ambiental pode promover a mudança dos comportamentos sociais e culturais dos cidadãos.
II) Como as empresas, os grandes latifúndios e o poder público são formados por pessoas, a tendência é que com a inclusão das ações de educação ambiental o comportamento destes entes também acaba sendo transformado.
III) Deve-se incluir a pessoa física e jurídica no processo de educação ambiental.
IV) É dever apenas do poder público promover a educação ambiental.
d. Apenas I, II, III são corretas
6 - A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), é estabelecida pela Lei 6.938 de 1981, esta legislação dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA). Esta lei é um importante marco na área ambiental, pois estabelece importantes mecanismos na busca da sustentabilidade.
 
Assim, analise as seguintes afirmativas e marque os objetivos da referida lei:
 
I) Promover a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida;
II) Assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional;
III) Promover à proteção da dignidade da vida humana;
IV)  Anistiar o poluidor e ao predador, a obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados ao meio ambiente;
d. Apenas I, II e III são corretas
7 - Em diversas regiões do Brasil, os grandes centros urbanos passaram por um processo de ocupação desordenada. Um dos problemas evidenciados é a retirada das matas ciliares e a impermeabilização dos solos que favorece os processos de inundação, alagamentos e enchentes. Além disso, outro fator que corrobora para estes eventos é a falta de investimentos em redes de coletores de águas pluviais que acabam favorecendo as situações de risco. Assim, o investimento em drenagem urbana é fundamental para atenuar essa problemática.
 
Sobre o conceito de drenagem urbana analise as seguintes afirmativas e assinale a opção correta:
 
I)  Drenagem urbana é o conjunto de obras de engenharia que tem por objetivo retirar as águas de um ponto transpondo-as a outro ponto de forma rápida, evitando os eventos de enchentes e inundações.
III)  Os projetos de drenagem urbana têm como filosofia o escoamento da água precipitada o mais rápido possível para fora da área projetada.
III) A drenagem consiste no conjunto de técnicas de destinação adequada de efluentes urbanos.
IV) Drenagem urbana são obras de engenharia para promover a disposição adequada de resíduos, um exemplo é o aterro sanitário.
b. Apenas I e II são corretas
8 - A lei 9.433/1997 é conhecida como Lei das Águas, esta legislação tem por objetivo assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos, a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável, a prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais, incentivar e promover a captação, a preservação e o aproveitamento de águas pluviais (BRASIL, 1997).
Sobre esta lei analise as seguintes afirmativas e marque a alternativa correta:
a. Em situação de escassez o uso prioritário é o consumo humano e a dessedentação animal
9 - A economia e o meio ambiente são notoriamente tidos como interesses antagônicos pela maioria das pessoas. Essa ideia é advinda de ideais extrativistas que nasceram com o modelo capitalista. No entanto, quando os recursos naturais são explorados sem que se respeite sua capacidade regenerativa própria, a economia acaba sendo afetada, pois não haverá recursos naturais suficientes a ponto de manter o processo produtivo ao longo prazo.
 
Sobre o desenvolvimento sustentável analise as seguintes afirmativas e assinale as opções corretas:
 
I) O desenvolvimento sustentável trata apenas da preservação ambiental, pois outros temas são irrelevantes para o debate;
II)  O modelo enxerga o mundo por meio de um prisma sistêmico, onde todos os elementos acabam influenciando todo o sistema.
III)  Este modelo trata-se de uma conciliação dos ecodesenvolvimentistas em que se baseia na manutenção do crescimento econômico eficiente (sustentado) no longo prazo, acompanhado da melhoria das condições sociais (distribuindo renda) e respeitando o meio ambiente.
IV) Neste modelo as esferas tidas como antagônicas (Economia e meio ambiente) passam a compor elementos em que se apoiam mutuamente.
e. Apenas II, IIIe IV são corretas
30 -O saneamento básico pode ser definido como o conjunto de ações socioeconômicas que vislumbra alcançar a salubridade ambiental, por meio de abastecimento de água potável, coleta de disposição sanitária de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, promoção do uso sanitário adequado do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis e outros serviços e obras com a finalidade de proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural (FUNASA, 2006).
O saneamento básico atua sobre 4 áreas principais. Analise as seguintes afirmativas e marque a opção que representa os 4 eixos do saneamento básico.
c. Água, esgoto, drenagem e resíduos

Mais conteúdos dessa disciplina

  • Relacionados
  • Inteligência Artificial