Buscar

VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS DO SÉCULO XX apol 1

Prévia do material em texto

1. AVALIAÇÃO
2. NOVO
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
MARCELO ALEXANDRE NUNES TAVARES - RU: 4462251 
Nota: 70
PROTOCOLO: 2024062644622516D06587
Disciplina(s):
Vertentes Historiográficas do Século XX
	Data de início:
	26/06/2024 03:04
	Prazo máximo entrega:
	-
	Data de entrega:
	28/06/2024 04:28
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o fragmento de texto:
“Na historiografia inglesa, a definição de novos objetos (com novos personagens, problemas e elementos de pesquisa) revela, assim como observado em outras vertentes de pesquisadores (a exemplo da Escola de Annales na França), que o escopo de historiadores e antropólogos passou a se transmutar, principalmente em relação ao que vinha ocorrendo no pós-guerra.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLSEMANN, Alexandre.  VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX. AULA 4 – p.3.
Com base na leitura do texto-base VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX aula 4, tema 1, marque a alternativa que aponta o reflexo do pós-guerra na historiografia inglesa:
Nota: 10.0
	
	A
	Durante a Guerra Fria, os ingleses apresentaram uma visão cientificista da história, dando maior relevância a fontes escritas e oficiais considerada por eles as únicas confiáveis.
	
	B
	A partir da Guerra Fria os ingleses intencionaram escrever o que realmente tinha acontecido, pois tinha-se a ideia de que a história produziria verdades incontestáveis.
	
	C
	Na Guerra Fria a historiografia inglesa considerou que era importante que o historiador utilizasse uma metodologia para organizar as fontes e se mantivesse extremamente imparcial no seu trabalho.
	
	D
	Durante a Guerra Fria os estudos historiográficos na Inglaterra se dividiram entre aqueles que se mantiveram no Partido Comunista e aqueles que se distanciaram do socialismo.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: “A cisão entre socialismo e capitalismo durante a Guerra Fria refletiu em várias áreas de saber, obviamente também na historiografia que veio a seguir, dividindo os estudos realizados na Inglaterra, com vários autores que se mantiveram no Partido Comunista e outros que se distanciaram do socialismo.” (Texto-base, p.3)
	
	E
	Após a Segunda Guerra Mundial os ingleses entenderam que a história seria um meio no qual se produziria métodos para a evolução humana a partir do conceito de evolucionismo biológico.
Questão 2/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Observe o fragmento de texto:
“Nesse período na Inglaterra, rapidamente proliferou-se um grupo de estudiosos voltados a esse tema, principalmente em razão do vínculo que passavam a ter com o Partido Comunista. Foram desenvolvidas profícuas discussões na área, abrindo caminho para outros campos de pesquisas e para pesquisas derivadas. Um dos nomes que têm muito destaque entre esses historiadores é Eric John Earnest Hobsbawm.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  OLSEMANN, Alexandre.  VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX. AULA 4 – p.2.
Com base na leitura do texto-base VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX, aula 4, TEMA 1 – HISTÓRIA E PÓS-MODERNISMO,  marque a alternativa que aponta uma característica da obra de Hobsbawm.
Nota: 10.0
	
	A
	O pensamento de Hobsbawm influenciou a pedagogia pois ele defendia que as mudanças na sociedade só poderiam ocorrer a partir da educação.
	
	B
	As pesquisas de Eric Hobsbawm tiveram grande influência das duas grandes guerras como pode-se notar pela obra A era dos Extremos (1994).
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: “Hobsbawm, assim como toda a formação de historiadores de seu tempo, teve influência das Grandes Guerras no modo de olhar e analisar a história.
Uma das obras mais famosas de Hobsbawm é A era dos extremos (1994), na qual desenvolve uma visão aprofundada do século XX, principalmente entre o início da Primeira Guerra Mundial até a dissolução da União Soviética, em 1991.” (Texto-base, p. 3)
DB: Lembrar, Entender (C); Receptividade, Resposta (A)
	
	C
	A obra de Hobsbawm se insere na chamada teoria pós-moderna, pois ele tentar formular releituras que relativizam os fenômenos contexto social e político do século XX.
	
	D
	A obra de Eric Hobsbawm trouxe uma nova categoria filosófica: a micro-história, que afirma que o é necessário diminuir a escala de análise, para evitar falhas.
	
	E
	Hobsbawm é representante a terceira fase dos Annales e contribuiu para os estudos culturais, se enquadrando no que podemos chamar de giro linguístico. 
Questão 3/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia a passagem de texto:
“O principal meio de expressão e troca de ideias do movimento se deu por meio da revista New Lent Review [...], como fruto decorrente da fusão dos periódicos New Reasoner, organizado por [Edward Palmer] Thompson e [John] Saville, após seu desligamento do Partido Comunista, e Universities and Lent Review”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCZAL, Ernesto Sobocinski. Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 127.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas sobre o termo pelo qual como ficou conhecido o pensamento da nova esquerda inglesa, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Marxismo ortodoxo.
	
	B
	Marxismo stalinista.
	
	C
	Marxismo cultural.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Nesses termos, o movimento se notabilizaria pela difusão de um ‘socialismo humanista’ ou de um ‘marxismo cultural’ ao resgatar os indivíduos em suas múltiplas manifestações no interior do processo histórico” (livro-base, p. 126-127).
	
	D
	Neoliberalismo.
	
	E
	Neofascismo.
Questão 4/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o fragmento de texto:
“Essa fragmentação dos estudos históricos leva em conta – como vimos anteriormente – a incorporação dos aspectos culturais em um progressivo movimento também no século XX. São as “histórias em migalhas”, como denominou François Dosse, que passaram a lentamente ocupar espaço na historiografia, mas que, no final do século XX, acabam se tornando muito evidentes no campo da historiografia.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  OLSEMANN, Alexandre.  VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX. AULA 6 – p.9.
Com base no trecho acima e na leitura do texto-base  VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX, aula 6, tema 5, marque a opção que explica a expressão “história em migalhas” de François Dosse:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Na obra Vigiar e Punir, Dosse analisa as formas de controle e punição a que a sociedade é submetida e essa metodologia ficou conhecida como “história em migalhas”.
	
	B
	François Dosse inovou ao cunhar a expressão “história em migalhas” onde ele traz uma nova visão do tempo histórico podendo ser de curta, média ou longa duração além de defender o trabalho com a interdisciplinaridade.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	François Dossé chama de “história em migalhas” a adoção de métodos científicos que primavam pelo rigor na investigação, no uso da fontes histórica oficiais e no desenvolvimento do trabalho do historiador.
	
	D
	A partir da década de 1960, o termo “história em migalhas” está ligado à multiplicidade de olhares e focos, que mudaram a abordagem, com maior atenção na sociedade e cultura e não apenas temaspolíticos para pesquisas.
Comentário: “No final da década de 60, não se pensava mais na história como narrativa única, com um olhar, mas sim em múltiplos olhares e focos, o que vem a ser chamado por François Dosse como a História em Migalhas.” (Texto-base da aula 2, p.3)
	
	E
	François Dosse utilizou o conceito de “história em migalhas” onde trabalhou sobre a necessidade da construção de leituras historiográficas ampliadas e universais, que abordassem, ao mesmo tempo, diferentes lugares e os interligassem. 
Questão 5/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia a citação: 
“[...] apesar das inovações teóricas e metodológicas que têm caracterizado o campo da produção historiográfica, a história do tempo presente nem sempre tem sido bem assimilada por parte da comunidade de historiadores [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DELGADO, Lucilia de Almeida Never; FERREIRA, Marieta de Moraes. História do tempo presente e ensino de História. Revista História hoje, v. 2, n. 4, p. 19-34, 2013. p. 21. https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/90. Acesso em: 6 mar. 2020.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas sobre as inovações da terceira geração da Escola dos Annales e a chamada história do tempo presente, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Essa modalidade de estudo histórico foi construída progressivamente, pois os historiadores estavam saturados de estudar períodos muito pretéritos.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	A preocupação dos historiadores com os eventos presentes está relacionada às novas tecnologias de mídia e a seus impactos na consciência histórica.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “[...] a atenção aos acontecimentos se associa a um olhar mais cuidadoso dos historiadores com os eventos localizados em uma temporalidade mais próxima – ou mesmo contemporânea. [...] tal preocupação é potencializada também pela velocidade de sua propagação através dos veículos de mídia, que tornam esses acontecimentos mais rapidamente conhecidos e impactantes. Não é por acaso que muitos dos eventos noticiados já adquirem a prerrogativa de 'históricos' em sua eclosão, ainda durante o calor momentâneo de seu desenrolar. Não há mais uma pausa, um intervalo temporal para que o evento entre em hibernação para depois emergir do passado como um ponto de destaque significativo, cujos efeitos podem ser perceptíveis na sequência e outorgar a eles uma dimensão histórica peculiar. Antes domínio exclusivo de jornalistas, politólogos, sociólogos, o presente, o imediato passa a ser também um lugar de preocupação dos historiadores, impondo-lhes uma série de desafios para abordá-lo” (livro-base, p. 81-82).
	
	C
	Segundo essa modalidade, o presente deve ser um campo exclusivo da área do jornalismo.
	
	D
	Concorda com as ideias da primeira geração dos Annales, pois o estudo do passado está desvinculado do presente. 
	
	E
	Surgiu da necessidade de compreensão do Imperialismo por parte dos historiadores ainda no século XIX.
Questão 6/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o trecho a seguir:
“Diversos comentadores concordam que a análise histórica empreendida por Thompson está permeada por uma mistura entre a história estudada e a história vivida. Ainda na juventude, filiou-se ao Partido Comunista durante seus estudos na Universidade de Cambridge.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCZAL, Ernesto Sobocinski. Introdução a historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 127 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas sobre Edward Palmer Thompson, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Edward Palmer Thompson notabilizou-se por negar a possibilidade de o marxismo passar por uma revisão e reafirmar seus dogmas, tornando-se bastante ortodoxo.
	
	B
	Thompson deu continuidade em seus estudos à proposta marxista de encarar a história como espaço fundamental do conhecimento humano.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Um dos exemplos marcantes dessa influência é Edward Palmer Thompson, historiador que enfatizou o necessário exame histórico da tradição marxista e de alguns de seus principias conceitos, tomando-os como orientações teóricas que devem ser submetidas à análise de processos históricos reais. [...] podemos dizer que Thompson deu continuidade à proposta de Marx a respeito da história como espaço fundamental para o conhecimento do humano ao interrogar as conjecturas marxistas à luz da experiência histórica. [...] Ainda na juventude, filiou-se ao Partido Comunista durante seus estudos na Universidade de Cambridge. Contudo, interrompeu sua passagem pela instituição para servir no exército durante a Segunda Guerra Mundial, onde atuou nas frentes de batalha italiana e africana” (livro-base, p. 128).
	
	C
	Ao se afastar do Partido Comunista, Thompson se afastou da tradição marxista a ponto de negar as contribuições de Marx para o pensamento historiográfico.
	
	D
	Thompson, por estar ligado à historiografia tradicional, foi um dos maiores críticos da chamada nova esquerda inglesa.
	
	E
	Thompson se dedicou aos estudos historiográficos da nova esquerda inglesa, mas procurou manter-se afastado do envolvimento com a política do período. 
Questão 7/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o excerto de texto:
“Muitos dos pesquisadores dissidentes do partido nessa época se tornaram expoentes do pensamento marxista nas décadas seguintes, especialmente após a conformação do movimento político que ficaria conhecido como a nova esquerda inglesa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCZAL, Ernesto Sobocinski. Introdução a historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 126.  
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas sobre a nova esquerda inglesa, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A chamada nova esquerda inglesa, surge em meio a um processo de renovação do pensamento marxista em diversos âmbitos.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "Muitos dos pesquisadores dissidentes do partido nessa época se tornaram expoentes do pensamento marxista nas décadas seguintes, especialmente após a conformação do movimento político que ficaria conhecido como a nova esquerda inglesa. O movimento, contemporâneo à eclosão de uma gama de outras mobilizações alternativas de esquerda em diversas partes do mundo, foi de particular importância na consolidação de uma nova interpretação do marxismo e do projeto socialista" (livro-base, p. 126).
	
	B
	A nova esquerda inglesa foi um movimento marxista dedicado em reafirmar os antigos dogmas da doutrina e negar formas de revisão do pensamento marxista.
	
	C
	Surgido em meio a dissidência do Partido Comunista Inglês, a nova esquerda inglesa nega as contribuições do marxismo e se apoiará em teóricos como Foucault.
	
	D
	Apesar de receber o nome de nova esquerda inglesa, o movimento se caracterizou por suas ideias ligadas ao pensamento liberal.
	
	E
	O movimento da nova esquerda inglesa teve impacto muito reduzido, limitando-se aos intelectuais britânicos e sem chegar com força nos dias atuais.
Questão 8/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o fragmento:
“Podemos considerar como uma das grandes contribuições de Benjamin a reflexão e o estudo sobre a cultura de massa, sendo essa uma característica que é abarcada pela historiografia e pelos estudos historiográficos após a décadade 1960.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLSEMANN, Alexandre.  VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX. AULA 5 – p.8.
Com base na leitura do texto-base VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX. aula 5, tema 4, marque a alternativa que explica o conceito de cultura de massa:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	O conceito de cultura de massas é definido pela defesa dos direitos dos latino-americanos, grupos sociais que buscam garantir espaço de direito nas décadas de 60 e também nos anos 70.
	
	B
	O Conceito de cultura de massa está ligado ao fenômeno dos estados totalitários europeus que usavam veículos de massa para ganhar apoio popular (destaque para o rádio e o cinema). Essa comunicação tinha uma estética e elementos que foram pensados para criar uma ideia de crescimento daqueles países.
Comentário: “É interessante pensarmos no contexto em que Benjamim estava, o viés dos estados totalitários que estavam no poder na Europa naquele momento, e entender que esses governos usavam veículos de massa para angariar a simpatia da população. Para isso, foi criada uma estética muito específica, a exemplo do que foi desenvolvido na Alemanha nazista na década de 30 por Hitler. Esse tipo de comunicação tinha uma estética com elementos culturais que foram pensados, especificamente, para criar uma ideia de esplendor, de expectativa de crescimento da Alemanha. Neste momento mundial, temos na radiodifusão um elemento de grande divulgação das ideias nazistas, assim como no cinema.” (Texto-base, p. 9, 10)
	
	C
	O conceito de cultura de massa desenvolvido de Benjamin pode ser definido como a diferença entre o valor da mercadoria e a soma do valor dos meios de produção e o valor do trabalho, que seria o lucro do dono dos meios de produção.
	
	D
	Walter Benjamin criou o conceito de cultura de massa que influenciou a historiografia ao propor um novo olhar para as fontes históricas bem como novas metodologias de trabalho e um amplo diálogo da história com outras áreas do conhecimento.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	Walter Benjamin percebe que existe uma cultura de massa presente nas diversas camadas sociais formando uma espécie de pulverização do poder que inclui a ação de serviços autorizados pelo estado como:  as escolas, as igrejas e os presídios.
Questão 9/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o excerto de texto:
"A corrente filosófica delineada por Auguste Comte se espalhou por diversas áreas do saber, inclusive os estudos sobre as diferentes facetas do humano como, em nosso caso particular, a história".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCZAL, Ernesto Sobocinski. Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 36.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas, assinale a alternativa que apresenta corretamente a corrente filosófica delineada por Auguste Comte:
Nota: 10.0
	
	A
	Historicismo alemão.
	
	B
	Marxismo.
	
	C
	Cientificismo.
	
	D
	Escola dos Annales.
	
	E
	Positivismo.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Tal argumentação aproxima muitas vezes o historicismo alemão de outro pressuposto que envolveu a prática histórica ao longo do século XIX em diversos lugares: o positivismo. A corrente filosófica delineada por Auguste Comte se espalhou por diversas áreas do saber [...]” (livro-base, p. 36).
Questão 10/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o fragmento de texto:
“Como destaca [Peter] Burke [...], ‘o que se pode afirmar com bastante convicção é que, se [Lucien] Febvre e [Marc] Bloch não concordassem no fundamental de seu trabalho comum, o movimento não teria sido um sucesso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCZAL, Ernesto Sobocinski. Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 58.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas, assinale a alternativa que identifica uma obra de Marc Bloch cuja leitura é fundamental aos novos historiadores:
Nota: 10.0
	
	A
	Apologia da história ou o ofício do historiador.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “O célebre ensaio Apologia da história ou o ofício do historiador foi elaborado justamente durante essa época [Segunda Guerra Mundial]. Além de trazer um extraordinário exercício de reflexão historiográfica, a obra representou uma contribuição final a respeito das concepções de História que Bloch elaborou ao longo da sua vida e é, até hoje, uma introdução imprescindível a novos historiadores” (livro-base, p. 66).
	
	B
	Os reis taumaturgos.
	
	C
	O capital.
	
	D
	O mediterrâneo e o mundo mediterrânico na época de Filipe II.
	
	E
	Les paysans de languedoc.
Questão 1/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia a citação:
“[...] os homens, desenvolvendo a produção material e as relações materiais, transformam [...] o seu pensamento e os produtos desse pensamento... Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007. p. 94.   
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre os princípios da análise marxista, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Para Marx, a dimensão histórica não tinha importância em sua filosofia.
	
	B
	Ao ignorar uma modalidade de história crítica, o marxismo se colocou como complementar ao positivismo.
	
	C
	Ao ser uma teoria puramente política, o marxismo tem seu foco principal no estudo de grandes personalidades da história.
	
	D
	A análise marxista se concentrava, sobretudo, na estrutura econômica existente no capitalismo, sendo um dos primeiros exemplos de história crítica.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. "Embora Marx não negasse a dimensão histórica de seu pensamento – muito pelo contrário, o filósofo confirmava que a extensão temporal era fundamental à compreensão dos fenômenos sociais que explorava, como a própria formação do sistema capitalista –, sua incorporação pelos historiadores não ocorreu de forma imediata. Apesar de seu pensamento compreender uma inegável dimensão política, especialmente ao identificar nos antagonismos de classe o próprio motor da história, o instrumental da análise marxista voltava-se muito mais para elementos estruturais de ordem econômica e social. Desse modo, a história metódica tradicional, predominante na passagem do século XIX para o XX, focada na investigação política factual e linear, voltada à descrição dos grandes indivíduos e acontecimentos, passou ao largo da perspectiva marxista" (livro-base, p. 97-98). Além disso a forma pela qual a história é delineada pelo marxista se configura num dos primeiros exemplos de História crítica, sobretudo quando posta em contraposição com o positivismo.
	
	E
	O marxismo evitava se constituir como uma ciência histórica, já que seus princípios eram econômicos.
Questão 2/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Atente para a seguinte informação: 
“[...] esses autores [a terceira geração dos Annales] penetraram nos mass media solicitando a seus correligionários de ofício a assimilação, como parte rotineira de suas dedicações, de investigações sobre uma série de temas então considerados inovadores e pioneiros: as gestões, o casamento, a família, a sexualidade, a mulher, a infância, a morte, a doença, a cultura popular, osimaginários, etc.”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RUST, Leandro Duarte. A "terceira geração dos annales" e o exorcismo do tempo. Biblos, Rio Grande do Sul, n. 22, p. 47-60, 2008, p. 47-48. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base sobre Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a terceira geração dos Annales, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A terceira geração dos Annales ficou marcada por um forte afastamento dos desdobramentos da chamada Virada Linguística, o que também a afastou de uma perspectiva cultural ou antropológica.  
	
	B
	Novos métodos, problemáticas e mecanismos de investigação surgiram nesta geração para analisar temas até então ignorados pela historiografia.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: “A iniciativa [da terceira geração] partiu de uma tomada de consciência dos historiadores quanto ao “relativismo de sua ciência”, cuja oscilação entre o vivido, o sofrido [...] e o construído [...] os obriga a pensar novamente sobre os alicerces epistemológicos desse saber. [...] a proposta da obra é colocar em discussão novas possibilidades em torno das problemáticas de pesquisa, dos métodos e mecanismos de investigação e de instrumentos para analisar temas até então ignorados, deixados de lado ou marginalizados. [...] podemos destacar maior ênfase na questão cultural, com uma aproximação evidente com a antropologia (livro-base, p. 79-80).
	
	C
	A publicação de Faire l’histoire e seu sucesso tornaram a terceira geração dos Annales conhecida por sua ênfase na história serial.
	
	D
	Por sua ênfase na questão econômica e serial, a principal disciplina da qual a História se aproximou nessa geração foi a Economia.
	
	E
	A terceira geração dos Annales não teve rupturas com a segunda, ambas se colocavam como contrárias ao relativismo da ciência, procurando uma verdade absoluta na História.
Questão 3/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Considere a seguinte citação:
"[...] no decorrer da primeira metade do século XX, novas formas de conceber a História emergiram com impacto transformador. Da estrita esfera da política tradicional, dos discursos oficiais e das ações dos varões insignes passou-se às articulações complexas das diferentes dimensões da vida social, pelo alargamento dos horizontes temáticos dos historiadores".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENTIVOGLIO, Julio; LOPES, Marco Antônio (orgs.) A Constituição da História como ciência - De Ranke a Braudel. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 37.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre o principal objeto de estudo histórico do Positivismo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O principal objeto analisado pela escola positivista estava ligado ao aspecto econômico, com ênfase nas trocas de bens de economia simbólica.
	
	B
	A narrativa histórica construída pelos positivistas não negava outras esferas da vida social, mas o aspecto político tradicional era, de forma quase unânime, o fio condutor.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: Vertente de uma análise política tradicional emergia quase como uma unanimidade entre os especialistas como área de um interesse comprometido com um conhecimento importante e socialmente relevante. (livro-base, p. 41).
	
	C
	A escola positivista desenvolveu métodos específicos para focar nos estudos das mentalidades sociais ao longo do tempo.
	
	D
	O positivismo tinha como foco de análise as formações das diferentes classes sociais.
	
	E
	A história das mulheres sempre figurou como o principal objeto de estudo positivista no campo dos estudos históricos.
Questão 4/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Atente para a informação:
"[...] um dois principais movimentos historiográficos do [...] século [XX], [foi] a chamada Escola dos Annales [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCZAL, Ernesto S. Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós modernas. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 27.
Considerando a informação e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas sobre a Escola dos Annales, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A Escola dos Annales manteve-se fiel à maneira tradicional de contar histórias, presente na Grécia clássica.
	
	B
	A Escola dos Annales contribuiu para limitar as possibilidades e metodologias de estudo da história.
	
	C
	O movimento dos Annales caracterizou-se por reafirmar os pressupostos rígidos e tradicionais da ciência histórica.
	
	D
	A Escola dos Annales foi um movimento importante por expandir e redefinir as possibilidades de estudo da história.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "[...] a chamada Escola dos Annales, foi um movimento responsável pela expansão e redefinição das possibilidades e metodologias no interior da disciplina" (livro-base, p. 27).  
	
	E
	Importante no campo da filosofia, a Escola dos Annales teve pouca repercussão entre os historiadores.
Questão 5/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o excerto de texto:
“Os historiadores da revista francesa [Escola dos Annales] formavam um grupo reativo ao panorama tradicional de exploração historiográfica estabelecida pelos metódicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCZAL, Ernesto S. Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 47.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas, sobre o motivo para esse grupo ser denominado Escola dos Annales, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Annales era o nome de um café em Paris onde os historiadores críticos aos metódicos se reuniam após seus trabalhos nos arquivos.
	
	B
	Annales era o nome de um departamento de ciências humanas na Universidade de Lund (Suécia) que formava historiadores anti-metódicos.
	
	C
	Annales era o nome de um periódico científico fundado por historiadores críticos à historiografia tradicional metódica.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "Um dos movimentos mais conhecidos e influentes na escrita da história durante o século XX foi, sem dúvida, a chamada Escola das Annales. Os historiadores colaboradores da revista francesa de mesmo nome formavam um grupo reativo ao panorama tradicional estabelecido, engajado em romper os limites da história positivista imperante e  expandir as fronteiras do estudo histórico" (livro-base, p. 47).
	
	D
	O primeiro livro contendo críticas aos metódicos chamou-se Annales. Depois, os demais adeptos dessas críticas foram assim nominados.
	
	E
	Os metódicos batizaram, de maneira pejorativa, todos os seus críticos como Escola dos Annales.
Questão 6/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o texto: 
“Os historiadores metódicos criaram uma hierarquia de elementos que consideravam relevantes ao saber histórico, em oposição a outros que consideravam menos relevantes”.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas, assinale a alternativa que apresenta corretamente um elemento considerado (pelos metódicos) relevante ao saber histórico:
Nota: 10.0
	
	A
	A história social da mulher da criança e da família.
	
	B
	A história do operariado.
	
	C
	A história “vista de baixo”.
	
	D
	A história política.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é aalternativa correta. De acordo com o livro-base: A seleção dos momentos dignos de atenção do historiador, aqueles considerados como relevantes desenvolvimento da história em seu curso progressivo e linear, também seguia uma predileção temática comum, conivente com os preceitos delineados para disciplina como saber cientifico e socialmente relevante até então. A vertente de uma análise politica tradicional emergia quase unânime entre os especialistas como área de interesse comprometida com um conhecimento importante e socialmente relevante” (livro-base, p. 41).
	
	E
	A história demográfica.
Questão 7/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o fragmento de texto:
“Passado e presente se determinam reciprocamente. O passado só é apreensível se se vai até ele com uma problemática sustentada pelo presente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Demerval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís. História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 41.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a relação entre passado e presente na Escola dos Annales, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Passado e presente são realidades diferentes e separadas, sem relação.
	
	B
	Cabia ao historiador, no presente, deixar o passado falar por si, sem interferir no conteúdo das fontes.
	
	C
	O passado só seria útil caso os elementos pinçados se encaixassem no projeto acadêmico-político do historiador.
	
	D
	O ponto em que o historiador indaga o passado é o presente. Os problemas do presente inspiram o olhar do historiador para o passado.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "As questões colocadas pelos pesquisadores [...] são obrigatoriamente pensadas a partir de seu tempo de origem: o presente. Os historiadores, assim como aqueles a quem se dirigem, são homens de seu tempo, contemporâneos, localizados em mesmo estrato temporal de onde surgem suas dúvidas, motivações e o espaço de interlocução. É impossível falar com os mortos tampouco colocar-se plenamente em seu lugar. Por isso, a prática histórica exige do pesquisador a consciência dessa relação dinâmica com o presente" (livro-base, p. 53).
	
	E
	Com base em uma metodologia importada da física, os historiadores buscam prever o passado a partir do presente.
Questão 8/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o texto a seguir:
“Para se firmar como corrente historiográfica dominante na França, e estender posteriormente sua influência a outros países da Europa e também da América, os fundadores e consolidadores dos Annales precisaram estabelecer uma arguta e impiedosa crítica da historiografia de seu tempo – particularmente daquela historiografia que epitetaram de História Historizante ou de História Eventual – buscando combater mais especialmente a Escola Metódica Francesa e certos setores mais conservadores do Historicismo”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARROS, José d’Assunção. A Escola dos Annales: considerações sobre a história do movimento. Revista História em Reflexão: Vol. 4 n. 8 – UFGD - Dourados jul/dez 2010, p.5.
Considerando a citação dada e os conteúdos da aula 2 , tema 1: A herança da Escola dos Annales – as gerações annalistas, marque a única alternativa que contém o nome de três expoentes da chamada Escola dos Annales:
Nota: 10.0
	
	A
	Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim.
	
	B
	Marc Bloch, Fernand Braudel e Jacques Le Goff
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: a alternativa correta é a letra B, pois Marc Bloch é expoente da primeira geração dos Annales, Fernand Braudel da segunda e Jacques Le Goff da terceira. (Vídeo-Aula 2, tema 1, 01’00 a 07’55’’).
	
	C
	Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Jr.
	
	D
	Voltaire, Rousseau e Montesquieu.
	
	E
	Anita Prestes, Lília Schwartz e Mary Del Priori.
Questão 9/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o texto:
A partir dos anos de 1960, considerando as transformações que ocorreram no mundo, é possível observar diversas rupturas com projetos de sociedade existentes”.
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Introdução a historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas, assinale a alternativa que apresenta os principais projetos de sociedade que passaram por rupturas:
Nota: 10.0
	
	A
	Os projetos liberal e eco-socialismo.
	
	B
	Os projetos liberal e marxista.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, uma vez que “Os anos 1960 foram, sem dúvida, um momento de ruptura e reconstrução crítica. [...]. Significam, também, um rompimento com uma série de projetos de sociedade que reivindicavam sua primazia como mecanismos de emancipação e desenvolvimento do homem. [...]. É o caso, por exemplo, dos projetos liberal e marxista, embasados, ainda, em linhas do pensamento delineadas ao longo do século XIX” (livro-base, p. 169-170).
	
	C
	Os projetos liberal e neoliberal.
	
	D
	Os projetos marxista e Estado de bem-estar social.
	
	E
	Os projetos marxista e stalinista.
Questão 10/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o excerto de texto:
“Para Marx e Engels [...]: 'A história não é senão a sucessão das diferentes gerações, cada uma delas explora os materiais, os capitais, as forças produtivas que lhe são transmitidas pelas gerações precedentes [...], mas em circunstâncias transformadas' [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCZAL, Ernesto Sobocinski. Introdução a historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 107.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Introdução a historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a perspectiva histórica de Marx, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Na perspectiva histórica marxista se desconsidera os aspectos materiais e da atividade produtiva.
	
	B
	A perspectiva de história de Marx é fundamentada na sucessão dos grandes eventos políticos.
	
	C
	Marx, em sua perspectiva histórica, adota a micro-história, buscando compreender a biografia dos grandes líderes.
	
	D
	A historiografia marxista descarta o aspecto temporal das sociedades humanas, preocupando-se somente com o modo de produção.
	
	E
	A perspectiva de história de Marx tem como base a atividade produtiva e a organização da vida material.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Esta alternativa é correta. De acordo com o livro-base: “O objeto primeiro do estudo histórico não se encontra na sucessão dos grandes eventos políticos e das grandes batalhas [...], mas no desenvolvimento das condições materiais, nos modos de produção predominantes e na organização dos homens que derivam desses condicionantes. [...] a concepção de história delineada por Marx, ou, ao menos, a perspectiva histórica que lhe interessa, toma como base a atividade produtiva e a organização da vida material. As relações de produção e de trabalho constituiriam o interesse primeiro da história” (livro-base, p. 107).
· 
· AVALIAÇÃO
· NOVO
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
MARCELO ALEXANDRE NUNES TAVARES - RU: 4462251 
Nota: 20
PROTOCOLO: 2024062844622516D19BCC
Disciplina(s):
Vertentes Historiográficas do Século XX
	Data de início:
	28/06/2024 04:32
	Prazo máximo entrega:
	-
	Data de entrega:
	28/06/2024 04:33
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidadede desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Atente para a seguinte informação: 
“[...] esses autores [a terceira geração dos Annales] penetraram nos mass media solicitando a seus correligionários de ofício a assimilação, como parte rotineira de suas dedicações, de investigações sobre uma série de temas então considerados inovadores e pioneiros: as gestões, o casamento, a família, a sexualidade, a mulher, a infância, a morte, a doença, a cultura popular, os imaginários, etc.”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RUST, Leandro Duarte. A "terceira geração dos annales" e o exorcismo do tempo. Biblos, Rio Grande do Sul, n. 22, p. 47-60, 2008, p. 47-48. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base sobre Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a terceira geração dos Annales, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	A terceira geração dos Annales ficou marcada por um forte afastamento dos desdobramentos da chamada Virada Linguística, o que também a afastou de uma perspectiva cultural ou antropológica.  
	
	B
	Novos métodos, problemáticas e mecanismos de investigação surgiram nesta geração para analisar temas até então ignorados pela historiografia.
Comentário: “A iniciativa [da terceira geração] partiu de uma tomada de consciência dos historiadores quanto ao “relativismo de sua ciência”, cuja oscilação entre o vivido, o sofrido [...] e o construído [...] os obriga a pensar novamente sobre os alicerces epistemológicos desse saber. [...] a proposta da obra é colocar em discussão novas possibilidades em torno das problemáticas de pesquisa, dos métodos e mecanismos de investigação e de instrumentos para analisar temas até então ignorados, deixados de lado ou marginalizados. [...] podemos destacar maior ênfase na questão cultural, com uma aproximação evidente com a antropologia (livro-base, p. 79-80).
	
	C
	A publicação de Faire l’histoire e seu sucesso tornaram a terceira geração dos Annales conhecida por sua ênfase na história serial.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	Por sua ênfase na questão econômica e serial, a principal disciplina da qual a História se aproximou nessa geração foi a Economia.
	
	E
	A terceira geração dos Annales não teve rupturas com a segunda, ambas se colocavam como contrárias ao relativismo da ciência, procurando uma verdade absoluta na História.
Questão 2/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia a passagem de texto:
"A proliferação de diversas formas de relatar o passado não é novidade no longínquo caminhar das sociedades humanas. Desde os primeiros agrupamentos de pessoas, o homem desenvolveu maneiras diversas de registrar e transmitir sua trajetória".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCZAL, Ernesto S. Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas. Curitiba: InterSaberes, 2016.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas sobre as relações entre história e sociedades humanas, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Foi no século XX que surgiu, entre os agrupamentos humanos, a necessidade de se contar histórias.
	
	B
	A preocupação em transmitir trajetórias fez com que a humanidade desenvolvesse a religião.
	
	C
	A História como disciplina tem seu início quando se começam a contar histórias no longínquo caminhar da sociedade humana.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	A história e o passado são dois conceitos iguais.
	
	E
	O compromisso efetivo com a apuração e verificação do passado assinalado, retrabalhado e transmitido adiante surgiu nos últimos 150 anos com a fundação da história como disciplina científica.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Contavam-se e transmitiam-se histórias, entendidas de [uma] forma muito distinta daquilo que compreendemos como disciplina histórica hoje, ou, pelo menos, nos últimos 150 anos” (livro-base,  p. 28). 
Questão 3/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o fragmento de texto:
“Para estabelecer essa nova perspectiva sobre o registro historiográfico, o movimento propõe, primeiramente, pensar o que é o objeto da histórica. As fontes são outro ponto determinante dessa proposta, pois nesse enfoque há ampliação do rol de possibilidades de fontes para o registro histórico. O tempo também é visto como uma variante essencial, podendo ser configurado em curta, média ou longa duração, de modo a pensar as mudanças que acontecem na história.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLSEMANN, Alexandre.  VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX. AULA 1 – Curitiba, Intersaberes, 2020. p.5.
 
Com base na leitura do texto-base VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX aula 1, marque a alternativa que aponta a importância da Escola dos Annales como uma renovação para a historiografia:
Nota: 10.0
	
	A
	A escola dos Annales inovou ao propor uma ampliação nas possibilidades de fonte histórica. Além disso trouxeram uma nova visão do tempo histórico podendo ser de curta, média ou longa duração. Outra contribuição foi o diálogo com outras ciências e a noção de história-problema.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
“Um marco importante na Escola de Annales é o diálogo da história com outras áreas do conhecimento, principalmente as relacionadas com as ciências sociais. (...)
Diferentemente do século XIX, ao longo do qual o foco era o estudo da história-narração, no contexto da Escola de Annales, tem-se a proposição da história-problema, com novas hipóteses, reflexões e discussões, buscando estabelecer uma produção historiográfica preocupada com todas as atividades humanas.” (Texto-base, p. 5,6)
DB: Lembrar, Entender (C); Receptividade, Resposta (A)
	
	B
	A escola dos Annales apresentou uma visão cientificista da história em que buscava-se aproximar do rigor das ciências biológicas e exatas. 
	
	C
	A escola dos Annales ganhou destaque por defender uma história não científica, afirmando que toda escrita da história é narrativa e, portanto, não se difere de outras narrativas. 
	
	D
	A escola dos Annales trouxe grande contribuição para a historiografia afirmar que a História Política deveria ser abandonada em nome da História das Mentalidades.
	
	E
	O pensamento da escola dos Annales inovou ao negar que somente fontes escritas oficiais poderiam ser usadas, visto que as fontes do Estado costumam ser parciais, diferentemente de outras fontes como orais e imagéticas, que são imparciais. 
Questão 4/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o fragmento de texto:
“Passado e presente se determinam reciprocamente. O passado só é apreensível se se vai até ele com uma problemática sustentada pelo presente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Demerval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís. História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 41.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a relação entre passado e presente na Escola dos Annales, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Passado e presente são realidades diferentes e separadas, sem relação.
	
	B
	Cabia ao historiador, no presente, deixar o passado falar por si, sem interferir no conteúdo das fontes.
	
	C
	O passado só seria útil caso os elementos pinçados se encaixassem no projeto acadêmico-político do historiador.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	O ponto em que o historiadorindaga o passado é o presente. Os problemas do presente inspiram o olhar do historiador para o passado.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "As questões colocadas pelos pesquisadores [...] são obrigatoriamente pensadas a partir de seu tempo de origem: o presente. Os historiadores, assim como aqueles a quem se dirigem, são homens de seu tempo, contemporâneos, localizados em mesmo estrato temporal de onde surgem suas dúvidas, motivações e o espaço de interlocução. É impossível falar com os mortos tampouco colocar-se plenamente em seu lugar. Por isso, a prática histórica exige do pesquisador a consciência dessa relação dinâmica com o presente" (livro-base, p. 53).
	
	E
	Com base em uma metodologia importada da física, os historiadores buscam prever o passado a partir do presente.
Questão 5/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o fragmento de texto:
“Sobre a perspectiva de Ranke, o cientificismo da história se estabelece na prática profissional do historiador, visto como aquele que pode trazer vida às fontes, com o método histórico ou o historicismo, sempre com destaque para a relevância das fontes oficiais e para um rigor metodológico que busca garantir a qualidade da informação.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  OLSEMANN, Alexandre.  VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX. AULA 1 – Curitiba, Intersaberes, 2020. p.4.
Com base na leitura do texto-base VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX, aula 1, marque a alternativa que apresenta características historiografia de Leopold Von Ranke.
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Ranke trouxe uma nova visão do tempo histórico podendo ser de curta, média ou longa duração. Outra contribuição foi o diálogo com outras ciências.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	Ranke inovou ao propor grande inovação no que tange as fontes históricas, ampliando suas possibilidades para além dos documentos oficiais.
	
	C
	Ranke apresentou uma visão cientificista da história onde as fontes ganhariam vida, dando relevância a fontes oficiais (documentos escritos) que eram os únicos considerados confiáveis.
Comentário: “Sobre a perspectiva de Ranke, o cientificismo da história se estabelece na prática profissional do historiador, visto como aquele que pode trazer vida às fontes, com o método histórico ou o historicismo, sempre com destaque para a relevância das fontes oficiais e para um rigor metodológico que busca garantir a qualidade da informação. (Texto-base, p.4)
DB: Lembrar, Entender (C); Receptividade, Resposta (A)
	
	D
	Ranke trouxe contribuiu para a historiografia pois apontava que o historiador não seria capaz de ser parcial, pois é influenciado pelo seu tempo histórico, seu meio, sua cultura.
	
	E
	Ranke trouxe grande contribuição ao trazer a noção de história-problema em oposição a história-narração do século XIX.
Questão 6/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia a passagem de texto:
“[...] a terceira geração dos Annales, incorporou uma série de temas então considerados inovadores e pioneiros: as gestões, o casamento, a família, a sexualidade, a mulher, a morte, a cultura popular, os imaginários, etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RUST, Leandro Duarte. A "terceira geração dos annales" e o exorcismo do tempo. Biblos, Porto Alegre, n. 22, p. 47-60, 2008. p. 47-48.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas sobre a terceira geração dos Annales, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	A terceira geração dos Annales ficou conhecida por sua ênfase na história positivista.
	
	B
	A terceira geração da Escola dos Annales considerava como válidas apenas as fontes em documentos oficiais.
	
	C
	Ao valorizar a história militar, a disciplina da qual a terceira geração dos Annales mais buscou se distanciar foi a Antropologia.
	
	D
	A marca principal da terceira geração dos Annales é a falta de inovação em métodos, problemáticas e mecanismos de investigação.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	Uma grande inovação da terceira geração dos Annales é o diálogo com vertentes da antropologia, buscando uma abordagem mais cultural da história.
Esta é a alternativa correta. Uma das marcas da terceira geração dos Annales é justamente de ter promovido inovações no que se refere a métodos, problemáticas e mecanismos de investigação. Uma das inovações que ficam em evidência é o diálogo que a História passa a ter com vertentes da Antropologia, especialmente no tocante que se considera a cultura na historiografia.  De acordo com o livro-base: "Além da revisão dos preceitos que sustentavam a percepção ampla de história defendida – a exemplo da reavaliação do conceito de fonte –, ao apurar também as condições e os interesses em torno de sua produção, ou mesmo ao pleitear um olhar mais apurado para os silêncios e lacunas da história, já apresentava alguns dos novos horizontes que se mostravam ao historiador. Estre estes, podemos destacar a maior ênfase cultural, com uma aproximação evidente com a antropologia, especialmente em sua dimensão simbólica, em uma busca também de resgatar o aspecto humano para além dos modelos opressores das estruturas" (livro-base, p. 79-80).
Questão 7/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Atente para a seguinte informação: 
“[...] esses autores [a terceira geração dos Annales] penetraram nos mass media solicitando a seus correligionários de ofício a assimilação, como parte rotineira de suas dedicações, de investigações sobre uma série de temas então considerados inovadores e pioneiros: as gestões, o casamento, a família, a sexualidade, a mulher, a infância, a morte, a doença, a cultura popular, os imaginários, etc.”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RUST, Leandro Duarte. A "terceira geração dos annales" e o exorcismo do tempo. Biblos, Rio Grande do Sul, n. 22, p. 47-60, 2008, p. 47-48. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base sobre Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a terceira geração dos Annales, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	A terceira geração dos Annales ficou marcada por um forte afastamento dos desdobramentos da chamada Virada Linguística, o que também a afastou de uma perspectiva cultural ou antropológica.  
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	Novos métodos, problemáticas e mecanismos de investigação surgiram nesta geração para analisar temas até então ignorados pela historiografia.
Comentário: “A iniciativa [da terceira geração] partiu de uma tomada de consciência dos historiadores quanto ao “relativismo de sua ciência”, cuja oscilação entre o vivido, o sofrido [...] e o construído [...] os obriga a pensar novamente sobre os alicerces epistemológicos desse saber. [...] a proposta da obra é colocar em discussão novas possibilidades em torno das problemáticas de pesquisa, dos métodos e mecanismos de investigação e de instrumentos para analisar temas até então ignorados, deixados de lado ou marginalizados. [...] podemos destacar maior ênfase na questão cultural, com uma aproximação evidente com a antropologia (livro-base, p. 79-80).
	
	C
	A publicação de Faire l’histoire e seu sucesso tornaram a terceira geração dos Annales conhecida por sua ênfase na história serial.
	
	D
	Por sua ênfase na questão econômica e serial, a principal disciplina da qual a História se aproximou nessa geração foi a Economia.
	
	E
	A terceira geração dos Annales não teve rupturas com a segunda, ambas se colocavam como contrárias ao relativismo da ciência, procurando uma verdade absoluta na História.
Questão 8/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o excerto de texto:
“Para Marx e Engels [...]: 'A história não é senão a sucessão das diferentes gerações,cada uma delas explora os materiais, os capitais, as forças produtivas que lhe são transmitidas pelas gerações precedentes [...], mas em circunstâncias transformadas' [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCZAL, Ernesto Sobocinski. Introdução a historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 107.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Introdução a historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a perspectiva histórica de Marx, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Na perspectiva histórica marxista se desconsidera os aspectos materiais e da atividade produtiva.
	
	B
	A perspectiva de história de Marx é fundamentada na sucessão dos grandes eventos políticos.
	
	C
	Marx, em sua perspectiva histórica, adota a micro-história, buscando compreender a biografia dos grandes líderes.
	
	D
	A historiografia marxista descarta o aspecto temporal das sociedades humanas, preocupando-se somente com o modo de produção.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	A perspectiva de história de Marx tem como base a atividade produtiva e a organização da vida material.
Esta alternativa é correta. De acordo com o livro-base: “O objeto primeiro do estudo histórico não se encontra na sucessão dos grandes eventos políticos e das grandes batalhas [...], mas no desenvolvimento das condições materiais, nos modos de produção predominantes e na organização dos homens que derivam desses condicionantes. [...] a concepção de história delineada por Marx, ou, ao menos, a perspectiva histórica que lhe interessa, toma como base a atividade produtiva e a organização da vida material. As relações de produção e de trabalho constituiriam o interesse primeiro da história” (livro-base, p. 107).
Questão 9/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o fragmento de texto abaixo:
“Além de dar continuidade aos Annales, Lucien Febvre ainda alavancou tais produções. Assim, os anos posteriores à Segunda Guerra foram de fundamental importância para a abrangência da revista no cenário historiográfico e acadêmico.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  OLSEMANN, Alexandre.  VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX. AULA 2 – Curitiba, Intersaberes, 2020. p.4.
Com base na leitura do texto-base VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX, Aula 2, TEMA 1 – A CRENÇA NA RAZÃO E NO PROGRESSO, marque a alternativa que aponta as consequências da Segunda Guerra para a historiografia dos Annales:
Nota: 10.0
	
	A
	Após a Segunda Guerra a Escola dos Annales passou a se concentrar nos estudos sobre novas concepções políticas econômicas e sociais levando em consideração a bipolarização entre capitalistas e socialistas.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: “Os historiadores se debruçavam sobre novas concepções sociais e econômicas, pois a partir das Grandes Guerras, passa-se a ter uma bipolarização de concepções, entre socialistas e capitalistas. “(Texto-base, p. 4)
DB: Lembrar, Entender (C); Receptividade, Resposta (A)
	
	B
	No pós Segunda Guerra Mundial os Annales reviram criticamente os caminhos tomados até então e decidiram retornar à uma visão mais cientificista da História, valorizando as fontes oficiais e a busca pela verdade.
	
	C
	Após a Segunda Guerra Mundial os Annales passaram a ter a intenção de escrever o que realmente tinha acontecido, pois tinha-se a ideia de que a história produziria verdades únicas e incondicionais.
	
	D
	Após a Segunda Guerra Mundial os Annales consideraram que era importante também que o historiador utilizasse uma metodologia para organizar as fontes e se mantivesse imparcial no seu trabalho.
	
	E
	Após a Segunda Guerra Mundial a Escola dos Annales passou a entender a história como uma ferramenta para a Revolução Socialista no mundo, aderindo por completo ao marxismo. 
Questão 10/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o fragmento de texto:
“Para entender esse contexto, vamos direcionar nosso olhar ao momento histórico das transformações que acontecem em 1910 na então Rússia czarista, com as figuras de Vladimir Ilyich Ulianov (1870-1924), mais conhecido pelo pseudônimo Lenin, e de Leon Trótski (1879-1940), personalidades fundamentais para o processo do que chamamos Revolução Bolchevique ou Revolução Socialista.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  OLSEMANN, Alexandre.  VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX. AULA 3 – Curitiba, Intersaberes, 2020. p.8
 
Com base na leitura do texto-base VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX, AULA 3, TEMA 4 – MICRO-HISTÓRIA, marque a alternativa que explica as consequências da Revolução Russa de 1917 para a teoria marxista:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	A Revolução Russa foi de grande importância para o marxismo, pois foi a experiência concreta favorecendo a discussão sobre a teoria marxista. 
Comentário: “Para nosso estudo, é importante entender que a experiência mais concreta foi evidenciada a partir da revolução de 1917, ganhando espaço significativo no meio dos historiadores, principalmente do Leste Europeu. Mais tardiamente, esse movimento histórico favoreceu o crescimento e a discussão de aspectos relacionados à teoria marxista em outras localidades, disseminando-se pela Europa Ocidental.
Neste momento de nosso estudo, é importante entender que a experiência ditatorial que aconteceu na Rússia abalou as ideias marxistas na Europa. Além disso, na sequência dos fatos instaura-se o período que chamamos de Guerra Fria, e com ele a seguinte bipolaridade: de um lado o modelo capitalista americano, e do outro o modelo socialista soviético.” (Texto-base, p. 10)
DB: Lembrar, Entender (C); Receptividade, Resposta (A)
	
	B
	A Revolução Russa foi de grande importância para o marxismo, pois com a experiência ditatorial os estudos sobre a teoria marxista foram abandonados pelos intelectuais da época.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	A Revolução Russa acabou não sendo relevante para o marxismo, pois essa experiência concreta foi desencadeada em um país não avançado industrialmente, contrariando a teoria marxista. 
	
	D
	A Revolução Russa abriu caminho para o pensamento da Escola de Frankfurt, pois esta se tornou uma aglutinação de anti-comunistas de grande relevância no mundo. 
	
	E
	Após a Revolução Russa o marxismo reestruturou o conceito de comunismo, abandonando por completo a ideia de abolição do Estado, em nome da defesa do Estado burocrático soviético.
· 
· AVALIAÇÃO
· NOVO
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
MARCELO ALEXANDRE NUNES TAVARES - RU: 4462251 
Nota: 20
PROTOCOLO: 2024062844622516D19BD9
Disciplina(s):
Vertentes Historiográficas do Século XX
	Data de início:
	28/06/2024 04:33
	Prazo máximo entrega:
	-
	Data de entrega:
	28/06/2024 04:34
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o fragmento do texto:
“Para a historiografia, o pensamento marxista influenciou gerações de historiadores. Marx entendia a história como uma ciência em processo de elaboração permanente. Em consonância com esse entendimento, podemos pensar que a todo momento há uma modificação contínua da história.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLSEMANN, Alexandre.  VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX. AULA 3 – p.2.
Com base na leitura do texto-base VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX aula 3, tema 1, marque a alternativa que aponta a influencia de Marx e Engels paraas ciências humanas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	A obra de Marx e Engels influenciou as ciências humanas com destaque para estudo da Revolução Francesa com viés político, focado na história dos grandes homens.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	Os estudos de Karl Marx e Friedrich Engels influenciaram não somente a historiografia como trabalhos acadêmicos em diferentes áreas das ciências humanas como a antropologia, a sociologia e a filosofia.
Comentário: “O ideário de Marx e Engels influenciou os estudos e as produções acadêmicas em diferentes áreas, como a sociologia, antropologia, filosofia etc.” (Texto-base, p. 2)
	
	C
	Marx e Engels se destacaram nas ciências humanas por analisarem o Estado entre o fim da Idade Média e o início da modernidade destacando as formas de vigilância, controle e punição a que a sociedade é submetida.
	
	D
	Marx e Engels fundaram a vertente demográfica destacando dados de crescimento ou retração econômica em suas análises comparando produção agrícola e desenvolvimento econômico.
	
	E
	A obra Karl Marx e Friedrich Engels contribuiu fortemente para as ciências humanas ao incorporar aspectos geográficos, configurações da sociedades e sistemas econômicos e pôr fim a investigação política.
Questão 2/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o fragmento de texto:
“Para entender esse contexto, vamos direcionar nosso olhar ao momento histórico das transformações que acontecem em 1910 na então Rússia czarista, com as figuras de Vladimir Ilyich Ulianov (1870-1924), mais conhecido pelo pseudônimo Lenin, e de Leon Trótski (1879-1940), personalidades fundamentais para o processo do que chamamos Revolução Bolchevique ou Revolução Socialista.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  OLSEMANN, Alexandre.  VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX. AULA 3 – Curitiba, Intersaberes, 2020. p.8
 
Com base na leitura do texto-base VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX, AULA 3, TEMA 4 – MICRO-HISTÓRIA, marque a alternativa que explica as consequências da Revolução Russa de 1917 para a teoria marxista:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	A Revolução Russa foi de grande importância para o marxismo, pois foi a experiência concreta favorecendo a discussão sobre a teoria marxista. 
Comentário: “Para nosso estudo, é importante entender que a experiência mais concreta foi evidenciada a partir da revolução de 1917, ganhando espaço significativo no meio dos historiadores, principalmente do Leste Europeu. Mais tardiamente, esse movimento histórico favoreceu o crescimento e a discussão de aspectos relacionados à teoria marxista em outras localidades, disseminando-se pela Europa Ocidental.
Neste momento de nosso estudo, é importante entender que a experiência ditatorial que aconteceu na Rússia abalou as ideias marxistas na Europa. Além disso, na sequência dos fatos instaura-se o período que chamamos de Guerra Fria, e com ele a seguinte bipolaridade: de um lado o modelo capitalista americano, e do outro o modelo socialista soviético.” (Texto-base, p. 10)
DB: Lembrar, Entender (C); Receptividade, Resposta (A)
	
	B
	A Revolução Russa foi de grande importância para o marxismo, pois com a experiência ditatorial os estudos sobre a teoria marxista foram abandonados pelos intelectuais da época.
	
	C
	A Revolução Russa acabou não sendo relevante para o marxismo, pois essa experiência concreta foi desencadeada em um país não avançado industrialmente, contrariando a teoria marxista. 
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	A Revolução Russa abriu caminho para o pensamento da Escola de Frankfurt, pois esta se tornou uma aglutinação de anti-comunistas de grande relevância no mundo. 
	
	E
	Após a Revolução Russa o marxismo reestruturou o conceito de comunismo, abandonando por completo a ideia de abolição do Estado, em nome da defesa do Estado burocrático soviético.
Questão 3/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Atente para a seguinte informação: 
“[...] esses autores [a terceira geração dos Annales] penetraram nos mass media solicitando a seus correligionários de ofício a assimilação, como parte rotineira de suas dedicações, de investigações sobre uma série de temas então considerados inovadores e pioneiros: as gestões, o casamento, a família, a sexualidade, a mulher, a infância, a morte, a doença, a cultura popular, os imaginários, etc.”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RUST, Leandro Duarte. A "terceira geração dos annales" e o exorcismo do tempo. Biblos, Rio Grande do Sul, n. 22, p. 47-60, 2008, p. 47-48. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base sobre Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a terceira geração dos Annales, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	A terceira geração dos Annales ficou marcada por um forte afastamento dos desdobramentos da chamada Virada Linguística, o que também a afastou de uma perspectiva cultural ou antropológica.  
	
	B
	Novos métodos, problemáticas e mecanismos de investigação surgiram nesta geração para analisar temas até então ignorados pela historiografia.
Comentário: “A iniciativa [da terceira geração] partiu de uma tomada de consciência dos historiadores quanto ao “relativismo de sua ciência”, cuja oscilação entre o vivido, o sofrido [...] e o construído [...] os obriga a pensar novamente sobre os alicerces epistemológicos desse saber. [...] a proposta da obra é colocar em discussão novas possibilidades em torno das problemáticas de pesquisa, dos métodos e mecanismos de investigação e de instrumentos para analisar temas até então ignorados, deixados de lado ou marginalizados. [...] podemos destacar maior ênfase na questão cultural, com uma aproximação evidente com a antropologia (livro-base, p. 79-80).
	
	C
	A publicação de Faire l’histoire e seu sucesso tornaram a terceira geração dos Annales conhecida por sua ênfase na história serial.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	Por sua ênfase na questão econômica e serial, a principal disciplina da qual a História se aproximou nessa geração foi a Economia.
	
	E
	A terceira geração dos Annales não teve rupturas com a segunda, ambas se colocavam como contrárias ao relativismo da ciência, procurando uma verdade absoluta na História.
Questão 4/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia a passagem de texto:
“[...] a terceira geração dos Annales, incorporou uma série de temas então considerados inovadores e pioneiros: as gestões, o casamento, a família, a sexualidade, a mulher, a morte, a cultura popular, os imaginários, etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RUST, Leandro Duarte. A "terceira geração dos annales" e o exorcismo do tempo. Biblos, Porto Alegre, n. 22, p. 47-60, 2008. p. 47-48.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas sobre a terceira geração dos Annales, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	A terceira geração dos Annales ficou conhecida por sua ênfase na história positivista.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	A terceira geração da Escola dos Annales considerava como válidas apenas as fontes em documentos oficiais.
	
	C
	Ao valorizar a história militar, a disciplina da qual a terceira geração dos Annales mais buscou se distanciar foi a Antropologia.
	
	D
	A marca principal da terceira geração dos Annales é a falta de inovação em métodos, problemáticas e mecanismos de investigação.
	
	E
	Uma grande inovação da terceira geração dos Annales é o diálogo com vertentes da antropologia, buscando uma abordagem mais cultural da história.
Esta é a alternativa correta. Uma das marcas da terceira geração dos Annales é justamente de ter promovido inovações no que se refere a métodos, problemáticas e mecanismos de investigação. Umadas inovações que ficam em evidência é o diálogo que a História passa a ter com vertentes da Antropologia, especialmente no tocante que se considera a cultura na historiografia.  De acordo com o livro-base: "Além da revisão dos preceitos que sustentavam a percepção ampla de história defendida – a exemplo da reavaliação do conceito de fonte –, ao apurar também as condições e os interesses em torno de sua produção, ou mesmo ao pleitear um olhar mais apurado para os silêncios e lacunas da história, já apresentava alguns dos novos horizontes que se mostravam ao historiador. Estre estes, podemos destacar a maior ênfase cultural, com uma aproximação evidente com a antropologia, especialmente em sua dimensão simbólica, em uma busca também de resgatar o aspecto humano para além dos modelos opressores das estruturas" (livro-base, p. 79-80).
Questão 5/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia a passagem de texto:
"A proliferação de diversas formas de relatar o passado não é novidade no longínquo caminhar das sociedades humanas. Desde os primeiros agrupamentos de pessoas, o homem desenvolveu maneiras diversas de registrar e transmitir sua trajetória".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCZAL, Ernesto S. Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas. Curitiba: InterSaberes, 2016.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas contemporâneas sobre as relações entre história e sociedades humanas, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Foi no século XX que surgiu, entre os agrupamentos humanos, a necessidade de se contar histórias.
	
	B
	A preocupação em transmitir trajetórias fez com que a humanidade desenvolvesse a religião.
	
	C
	A História como disciplina tem seu início quando se começam a contar histórias no longínquo caminhar da sociedade humana.
	
	D
	A história e o passado são dois conceitos iguais.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	O compromisso efetivo com a apuração e verificação do passado assinalado, retrabalhado e transmitido adiante surgiu nos últimos 150 anos com a fundação da história como disciplina científica.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Contavam-se e transmitiam-se histórias, entendidas de [uma] forma muito distinta daquilo que compreendemos como disciplina histórica hoje, ou, pelo menos, nos últimos 150 anos” (livro-base,  p. 28). 
Questão 6/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o trecho do texto a seguir:
“Ao olharmos retrospectivamente, verificamos um impacto decisivo do pensamento marxista sobre as muitas áreas voltadas ao estudo do aspecto humano, particularmente aquelas abrigadas sobre o manto das ciências sociais.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCZAL, Ernesto Sobocinski. Introdução a historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 95.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas, assinale a alternativa que apresenta a abordagem histórica realizada por Marx e Engels:
Nota: 10.0
	
	A
	História crítica.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta alternativa é correta, pois: “Para Rojas [...], a percepção de história delineada por Marx não só configurava um dos primeiros – senão o primeiro – exemplos de história crítica, principalmente quando visualizada em contraponto ao modelo positivista emergente no mesmo período, como também lançaria as sementes de uma percepção crítica da disciplina histórica que [...] buscou refletir temporalmente sobre as sociedades humanas” (livro-base, p. 95-96).
	
	B
	História positivista.
	
	C
	História dos grandes homens.
	
	D
	História acrítica.
	
	E
	Micro história.
Questão 7/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o fragmento de texto:
“Podemos entendê-lo como uma ruptura na produção historiográfica do início do século XX. Ao apresentar uma nova proposta para se pensar a produção da história, a Escola da Annales tinha como base o pensamento dos historiadores Marc Bloch (1886-1944) e Lucien Febvre (1878-1956). “
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLSEMANN, Alexandre.  VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX. AULA 1 – p.5
Com base na leitura do texto-base VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX aula 1, tema 3, marque a alternativa que a aponta as principais características da Escola dos Annales:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	A Escola dos Annales tinha como norte a discussão sobre a história política com destaque para os grandes acontecimentos. Desse modo eles destacavam os elementos da sociedade que influenciam na política como movimentos econômicos, sociais, culturais e religiosos.
	
	B
	A Escola dos Annales trouxe a concepção que ficou conhecida como “história em migalhas” ligada à diversificação das possibilidades de fontes históricas que mudaram a abordagem que passava a trazer sociedade e cultura e não apenas temas políticos para pesquisas.
	
	C
	Na Escola dos Annales predominou uma visão cientificista da história, dando relevância a fontes oficiais, consideradas confiáveis. Havia a intenção de escrever o que realmente tinha acontecido, pois tinha-se a ideia de que a história produziria verdades incondicionais.
	
	D
	A partir da Escola dos Annales, no século XIX, predominou a interdisciplinaridade pois as pesquisas passaram a trazer debates inovadores e uma visão mais abrangente dos temas, além disso, defendiam que o historiador se mantivesse imparcial no seu trabalho.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	A Escola dos Annales foi um movimento historiográfico que tinha como principais características: pensar qual seria o objeto da história, defender a ampliação no rol de possibilidades de fonte histórica e pensar numa forma diferenciada de analisar o tempo histórico: curta, média e longa duração.
Comentário: “Para estabelecer essa nova perspectiva sobre o registro historiográfico, o movimento propõe, primeiramente, pensar o que é o objeto da histórica. As fontes são outro ponto determinante dessa proposta, pois nesse enfoque há ampliação do rol de possibilidades de fontes para o registro histórico. O tempo também é visto como uma variante essencial, podendo ser configurado em curta, média ou longa duração, de modo a pensar as mudanças que acontecem na história.” (Texto base, p. 5)
Questão 8/10 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o fragmento de texto:
“Diferentemente do século XIX, ao longo do qual o foco era o estudo da história-narração, no contexto da Escola de Annales, tem-se a proposição da história-problema, com novas hipóteses, reflexões e discussões, buscando estabelecer uma produção historiográfica preocupada com todas as atividades humanas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLSEMANN, Alexandre.  Vertentes Historiográficas no Século XX. AULA 1 – p.5, 6.
Com base na leitura do texto-base Vertentes Historiográficas no Século XX aula 1, tema 4, marque a alternativa que traz uma crítica dos Annales à historiografia do século XIX.
Nota: 10.0
	
	A
	O Annales criticavam a visão cientificista da história que predominava no século XIX que dando relevância a fontes oficiais (documentos escritos) que eram os únicos considerados confiáveis. 
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: “Sobre a perspectiva de Ranke, o cientificismo da história se estabelece na prática profissional do historiador, visto como aquele que pode trazer vida às fontes, com o método histórico ou o historicismo, sempre com destaque para a relevância das fontes oficiais e para um rigor metodológico que busca garantir a qualidade da informação.
Assim, o foco era o estudo do passado, por meio de referências consideradas

Mais conteúdos dessa disciplina