Buscar

Prévia do material em texto

Mecânica da partícula
 cinemática
 
Alunos: Camilles, Willian, Pablo, Wanderson, Erinaldo 
Professor: Alex Amanajás
Cinemática 
Concentra se no estudo dos movimentos dos corpos sem levar em conta as causas do movimento. Conceitos fundamentais da cinemática.
móvel 
Espaço
Referencial
Deslocamento escalar
Velocidade
Movimento retilíneo uniforme
Função horaria do MRU
Gráfico do MRU
Velocidade escalar relativa 
 
Móvel é o corpo cujo o movimento é descrito dependendo de sua dimensões e de fenômenos estudado. O móvel pode se classificado como:
 Ponto material: corpo de dimensões desprezíveis dentro do fenômeno;
Corpo extenso: corpo cujas dimensões não podem ser desprezadas dentro do fenômeno.
Espaço percorrido é a medida do comprimento da trajetória descrito por um móvel.
Deslocamento é a diferença entre as posições final e inicial de um movimento em uma trajetória fechado o deslocamento é nulo.
Deslocamento escalar é a diferença entre a posição inicial é a posição final de um movimento.
Espaço Quando se deseja saber qual é a localização de um corpo, costuma-se determinar a distância que o separa de algo tomado como referência.
Trajetória conjunto de todas as posições que podem ser ocupadas por um móvel durante seu movimento e o caminho percorrido por um móvel em relação a um referencial adotado.
 Espaço valor algébrico da distância medida sobre a trajetória entre o móvel e a origem (0 = ponto de referência).
Referencial é qualquer ponto material ou corpo extenso a partir do qual as observações dos fenômenos serão realizadas, com isso, os conceitos de movimentos e repouso vão depende da escolha do referencial adotado.
Referencial inercias trata-se de referenciais que não estão acelerados, ou seja, é um referencial que não está sujeito a forças e, portanto, encontra-se parado ou com velocidade linear constante.
Referenciais não inerciais trata-se de referenciais que estejam acelerados, ou seja, que a força resultante sobre ele seja diferente de zero.
Velocidade ela e a razão entre o espaço e o tempo, entretanto, podemos definir dois tipos de velocidade:
Velocidade média considerando apenas o deslocamento escalar móvel, portanto, não importa se o móvel deu voltas ou se ele parou no meio do percurso, o que consideramos é apenas o deslocamento dividido pelo tempo total.
Velocidade instantânea e um deslocamento pequeno durante um intervalo de tempo bem pequeno.
Velocidade escalar relativa É a diferença algébrica entre as velocidades escalares dos móveis relacionados quando se movem sobre a mesma trajetória ou sobre trajetórias paralelas.
Movimento retilíneo uniforme Esse movimento caracteriza-se pela constância da velocidade. Nele, a aceleração é sempre nula e, portanto, a velocidade permanece sempre a mesma.
 Movimento progressivo categoria do movimento onde o sentido é igual a orientação positiva da trajetória.
Movimento retrógado onde o sentido é contrário a orientação positiva da trajetória.
Função horaria do MRU é o movimento que ocorre com velocidade constante em uma trajetória reta. Desta forma um intervalo de tempos iguais o móvel percorre a mesma distância . EX: quando estamos viajando em uma estrada plana e reta e o velocímetro indica sempre a mesma velocidade.
Gráfico do MRU o gráfico da velocidade em função do tempo será representado por uma reta paralela ao eixo do tempo.

Mais conteúdos dessa disciplina