Buscar

Estudo do Direito: Juspositivismo Kelseniano

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO II
PROFA. DENISE LEAL FONTES ALBANO LEOPOLDO
PRIMEIRA ATIVIDADE DE IED II
Alunos: Geyse do Espírito Santo Rezende e Miguel Amâncio de Souza Santos
1. PARA PESQUISA: 
O juspositivismo kelseniano é reiteradamente alvo de críticas vindas tanto dos chamados teóricos críticos do direito quanto de jusnaturalistas. Mas mesmo entre alguns destes, há o reconhecimento de que Kelsen elaborou sofisticada teorização sobre o Direito. Elenque algumas das suas principais formulações que contribuíram para reforçar o estatuto científico do estudo do direito. 
Com a Teoria Pura do Direito, ele pretendeu proporcionar objetividade, autonomia e neutralidade ao Direito. Seu principal objetivo foi criar uma teoria que impusesse o Direito como ciência, sendo assim, criou-se algumas formulações dentre as quais, o jurista elenca como as de principais conceitos a jurisprudência normativa e a jurisprudência sociológica. Dentro dessa perspectiva, os conceitos para tais teorias são esses, para a jurisprudência normativa ele fala, que ela trata da validade do direito, consistindo no conhecimento da norma, que é o único objeto de estudo do jurista, já para, a jurisprudência sociológica refere-se aos estudos que fogem ao estudo da norma, nos quais se inclui a eficácia do Direito e sua fundamentação axiológica. Outros conceitos que também são muito importantes para firmar o direito como ciência, que foram “descobertos” após a distinção de conceitos das jurisprudências, deste modo, Ao delimitar o estudo da ciência jurídica, apontando-lhe como único objeto a jurisprudência normativa, Kelsen eleva à categoria de ensino fundamental de sua doutrina o rompimento absoluto entre os conceitos de Direito e Moral, e principalmente entre Direito e Justiça. Para ele, tal separação é necessária devido ao fato de a legitimação do Direito não ocorrer por meio dos conceitos de Moral e Justiça.
2. Assinale a alternativa INCORRETA e faça a devida correção.
a. ( ) A ciência do Direito é o conhecimento sobre um objeto delimitado, metodicamente orientado, fundado e sistematizado, mas não há consenso se seria uma ciência descritiva-explicativa ou interpretativa. 
b. ( ) Nas disciplinas propedêuticas prevalece mais uma abordagem zetética, com uma análise mais ampla, crítica e interdisciplinar da matéria jurídica.
c. ( ) O ordenamento jurídico brasileiro segue o modelo romano-germânico, baseado na primazia do texto normativo, mas cada vez mais é crescente a influência do modelo anglo-saxônico, cuja principal fonte do direito são os precedentes. 
d. (x) A palavra direito é considerada plurívoca, pois serve para designar diversas realidades ou objetos sem qualquer relação maior entre eles.
e. ( ) Há autores que, como Larenz, entendem que a ciência jurídica vai se transformando conforme os métodos do direito também mudam.
A palavra “direito” não pode ser considerada plurívoca, mas sim polissêmica; pode também ser considerado um termo análogo. Dentro do estudo do direito, os objetos estudados precisam sim ter relação entre si. 
3. Assinale a alternativa INCORRETA e faça a devida correção. 
a. ( X ) A ciência do direito é um saber tecnológico porque deve se limitar apenas a ensinar métodos e procedimento para que os profissionais do direito dominem a técnica jurídica.
b. ( ) O Estado não pode ter a pretensão de disciplinar todas as relações humanas, sob o risco de instaurar um poder totalitário. Há conflitos, especialmente os menos graves, que outras instituições e meios podem ser utilizados para solucioná-los. 
c. ( ) A técnica legislativa está voltada a orientar a melhor forma de produzir leis claras, razoáveis e objetivas; enquanto a técnica judicial é orientada a indicar os princípios, métodos e procedimentos para uma adequada interpretação e aplicação das normas.
d. ( ) O Direito como ordenamento ou sistema jurídico pode ser definido como um sistema integrado de normas, organizadas hierarquicamente e que tem na Constituição sua Lei Maior, conferindo validade a todas as outras.
e. ( ) Para Reis Friede, o que caracteriza a ciência, na acepção atual, não pode ser uma pretensa e utópica validez universal de seus princípios e premissas, mas sim a constante e perene explicação evolutiva dos diversos fenômenos naturais e sociais.
Os profissionais do direito não devem se limitar apenas ao saber técnico, precisam ampliar os conhecimentos, para aplicar bem o direito. A ciência do direito, como saber dogmático, exige que o profissional vá além de um saber tecnológico e aprendizagem de métodos e procedimentos; é preciso criar condições para que os conflitos sejam resolvidos. 
4. Estabeleça a relação entre: SENSO COMUM TEÓRICO – CIÊNCIA DO DIREITO – VERDADE CIENTÍFICA. 
Warat denunciava que as verdades ou certezas disseminadas pela dogmática jurídica seriam meros discursos ideológicos, roupagens retóricas que distancia o direito da realidade social. Assim sendo, o senso comum teórico, designa condições implícitas de produção, circulação e consumo de verdades nas diferentes práticas do direito.
5. Michel Mialle considera que há três obstáculos epistemológicos à construção de uma ciência jurídica. Indique quais são e discorra brevemente sobre cada um deles.
· A falsa transparência do objeto do Direito: se dá a partir da definição do objeto de estudo do direito que por sua vez encontra-se com uma simplicidade desconcertante sobre as instituições jurídicas da nossa sociedade para dela extrair o conhecimento da ciência do direito, tendo em vista isso, é apontado como primeira dificuldade a falta de um conceito firme e inequívoco ao direito. Forçando-o a uma valoração da experiência que implica uma forma de ciência jurídica chamada positivismo
· O idealismo jurídico tradicional: O idealismo jurídico tem como características mais importantes o universalismo a-histórico e o pluralismo das explicações. A atitude dos juristas resulta de as noções de direito serem sempre apresentadas e tratadas, nos fatos, fora de um contexto social preciso: o jurista não nega a existência e o peso das estruturas sociais, subordina as ao seu sistema de pensamento. Estes mecanismos intelectuais conduzem a resultados desoladores: os fenômenos, por vezes os mais evidentes, perdem se, enquanto que as ideias se tornam o fundamento da realidade.
· A crença na independência da Ciência Jurídica: a ciência jurídica abandonou as digressões metafísicas, pelo menos aparentemente, para se entregar às certezas exteriores de um positivismo descritivo. A ciência do direito encontra-se legitimada, como aparentemente todas as outras ciências, na sua independência, e argumentos podem ser dados para justificar essa explosão de saber. As estruturas atuais sustentam a ideia de que é desejável que se faça uma análise isolada do direito, crendo assim na sua independência como ciência jurídica. 
6. Leia a reportagem abaixo e a relacione a matéria com a FUNÇÃO PREMUNITIVA DO DIREITO:
REFORMA TRIBUTÁRIA: CONTRIBUINTES QUE PAGAM EM DIA TERÃO DESCONTOS PROGRESSIVOS DO IPTU
Publicado em 02/07/2021 - 08:57 | Atualizado em 02/07/2021 - 09:04
Aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores na noite desta quinta-feira (01/07), a Reforma Tributária do município do Rio vai trazer uma série de benefícios para o carioca. O texto do projeto, enviado ao legislativo em março, prevê descontos progressivos no IPTU para os contribuintes que pagam o imposto em dia, além de mecanismos de estímulo para trazer de volta para a cidade empresários que recolhem ISS em outros municípios. Com a proposta, a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento espera tornar a arrecadação mais eficiente, sem aumento da carga tributária.
O projeto inclui uma série de medidas para facilitar a vida de quem quer empreender no Rio, além de ações para alavancar a economia da cidade. Entre elas estão a modernização do sistema tributário, redução da taxa de juros, simplificação da legislação e revisão dasregras de retenção do ISS. A proposta também prevê a revisão de incentivos fiscais até 2027.
(....)
O direito, como fenômeno marcadamente repressivo, modifica-se, tornando-se também e sobretudo um mecanismo de Controle Premunitivo, onde ao invés de disciplinar e determinar sanções em caso de indisciplina, dá maior ênfase a normas de organização, de condicionamentos que antecipam os comportamentos desejados, sem atribuir o caráter de punição às consequências estabelecidas ao descumprimento. De acordo com o que está descrito na matéria, é possível identificar que, por meios dos descontos, o cidadão é induzido a agir de acordo com a lei, mantendo os pagamentos em dia ou até mesmo pagando de forma antecipada. 
7. Leia a decisão abaixo e responda as questões ao final: 
INTEIRO TEOR DA DECISÃO
Trata-se de auto de prisão em flagrante de Saul Rodrigues Rocha e Hagamenon Rodrigues Rocha, que foram detidos em virtude do suposto furto de duas (2) melancias. Instado a se manifestar, o Sr. Promotor de Justiça opinou pela manutenção dos indiciados na prisão.
Para conceder a liberdade aos indiciados, eu poderia invocar inúmeros fundamentos: os ensinamentos de Jesus Cristo, Buda e Ghandi, o Direito Natural, o princípio da insignificância ou bagatela, o princípio da intervenção mínima, os princípios do chamado Direito alternativo, o furto famélico, a injustiça da prisão de um lavrador e de um auxiliar de serviços gerais em contraposição à liberdade dos engravatados que sonegam milhões dos cofres públicos, o risco de se colocar os indiciados na Universidade do Crime (o sistema penitenciário nacional).
Poderia sustentar que duas melancias não enriquecem nem empobrecem ninguém.
Poderia aproveitar para fazer um discurso contra a situação econômica brasileira, que mantém 95% da população sobrevivendo com o mínimo necessário.
Poderia brandir minha ira contra os neo-liberais, o consenso de Washington, a cartilha demagógica da esquerda, a utopia do socialismo, a colonização européia.
Poderia dizer que George Bush joga bilhões de dólares em bombas na cabeça dos iraquianos, enquanto bilhões de seres humanos passam fome pela Terra -e aí, cadê a Justiça nesse mundo? 
Poderia mesmo admitir minha mediocridade por não saber argumentar diante de tamanha obviedade. Tantas são as possibilidades que ousarei agir em total desprezo às normas técnicas: não vou apontar nenhum desses fundamentos como razão de decidir. Simplesmente mandarei soltar os indiciados. Quem quiser que escolha o motivo.
 Expeçam-se os alvarás. Intimem-se 
Palmas - TO, 5 de setembro de 2003.
Rafael Gonçalves de Paula Juiz de Direito
a) Você considera que essa decisão expressa que o magistrado seguiu uma estrita técnica jurídica? Por quê?
Não usou, porém, seguiu uma série de regulamentos não tão rígidos quanto a norma, o qual é demonstrado acima. Ele citou vários argumentos e seguiu uma sequência lógica típica de uma decisão judicial, onde pode-se notar que houve a discrição dos fatos, os argumentos, a decisão, local com respectiva data, bem como a identificação do juiz que estava dando a decisão.
b) É possível identificar argumentos relacionados a outros campos que não estritamente jurídicos? Aponte-os: 
É possível identificar argumentos de âmbito religioso, político, econômico, moral, social, filosófico, ético e direito natural. 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
 
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
 
DEPARTAMENTO DE DIREITO
 
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO II
 
PROFA. DENISE LEAL FONTES ALBANO LEOPOLDO
 
 
PRIMEIRA 
ATIVIDADE 
DE IED II
 
 
Alunos: Geyse do Espírito Santo Rezende e Miguel Amâncio de Souza Santos
 
 
1. PARA PESQUISA: 
 
O juspositivismo kelseniano
 
é reiteradamente alvo de críticas vindas tanto dos 
chamados teóricos críticos do direito quanto de jusnaturalistas. Mas mesmo entre 
alguns destes, há o reconhecimento de que Kelsen elaborou sofisticada teorização 
sobre o Direito. Elenque algumas das suas 
principais formulações que contribuíram 
para reforçar o estatuto científico do estudo do direito. 
 
Com a Teoria Pura do Direito, ele pretendeu proporcionar objetividade, autonomia 
e neutralidade ao Direito. Seu principal objetivo foi criar uma teoria que impusesse 
o Direito como ciência, sendo assim, criou
-
se algumas formulações dentre as quais,
 
o jurista elenca como as de principais conceitos a jurisprudência normativa e a 
jurisprudência sociológica. Dentro dessa perspectiva, os conceitos para tais teorias 
são esses, para a jurisprudência normativa ele fala, que ela trata da validade do 
direit
o, consistindo no conhecimento da norma, que é o único objeto de estudo do 
jurista, já para, a jurisprudência sociológica refere
-
se aos estudos que fogem ao 
estudo da norma, nos quais se inclui a eficácia do Direito e sua fundamentação 
axiológica. Outros c
onceitos que também são muito importantes para firmar o 
direito como ciência, que foram “descobertos” após a distinção de conceitos das 
jurisprudências, deste modo, Ao delimitar o estudo da ciência jurídica, apontando
-
lhe como único objeto a jurisprudência
 
normativa, Kelsen eleva à categoria de ensino 
fundamental de sua doutrina o rompimento absoluto entre os conceitos de Direito 
e Moral, e principalmente entre Direito e Justiça. Para ele, tal separação é necessária 
devido ao fato de a legitimação do Direit
o não ocorrer por meio dos conceitos de 
Moral e Justiça.
 
 
2. 
Assinale a alternativa 
IN
CORRETA
 
e faça a devida correção.
 
a. ( ) 
A ciência do Direito é o conhecimento sobre um objeto delimitado, 
metodicamente orientado, fundado e sistematizado, mas não há consenso se seria 
uma ciência descritiva
-
explicativa ou inter
pretativa.
 
 
b. ( 
 
) Nas disciplinas propedêuticas prevalece mais uma abordagem zetética, com 
uma análise mais ampla, crítica e interdisciplinar da matéria jurídica.
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE 
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS 
DEPARTAMENTO DE DIREITO 
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO II 
PROFA. DENISE LEAL FONTES ALBANO LEOPOLDO 
 
PRIMEIRA ATIVIDADE DE IED II 
 
Alunos: Geyse do Espírito Santo Rezende e Miguel Amâncio de Souza Santos 
 
1. PARA PESQUISA: 
O juspositivismo kelseniano é reiteradamente alvo de críticas vindas tanto dos 
chamados teóricos críticos do direito quanto de jusnaturalistas. Mas mesmo entre 
alguns destes, há o reconhecimento de que Kelsen elaborou sofisticada teorização 
sobre o Direito. Elenque algumas das suas principais formulações que contribuíram 
para reforçar o estatuto científico do estudo do direito. 
Com a Teoria Pura do Direito, ele pretendeu proporcionar objetividade, autonomia 
e neutralidade ao Direito. Seu principal objetivo foi criar uma teoria que impusesse 
o Direito como ciência, sendo assim, criou-se algumas formulações dentre as quais, 
o jurista elenca como as de principais conceitos a jurisprudência normativa e a 
jurisprudência sociológica. Dentro dessa perspectiva, os conceitos para tais teorias 
são esses, para a jurisprudência normativa ele fala, que ela trata da validade do 
direito, consistindo no conhecimento da norma, que é o único objeto de estudo do 
jurista, já para, a jurisprudência sociológica refere-se aos estudos que fogem ao 
estudo da norma, nos quais se inclui a eficácia do Direito e sua fundamentação 
axiológica. Outros conceitos que também são muito importantes para firmar o 
direito como ciência, que foram “descobertos” após a distinção de conceitos das 
jurisprudências, deste modo, Ao delimitar o estudo da ciência jurídica, apontando-
lhe como único objeto a jurisprudência normativa, Kelsen eleva à categoria de ensino 
fundamental de sua doutrina o rompimento absoluto entre os conceitos de Direito 
e Moral, e principalmente entre Direito e Justiça. Para ele, tal separação é necessária 
devido ao fato de a legitimação do Direito não ocorrer por meio dos conceitosde 
Moral e Justiça. 
 
2. Assinale a alternativa INCORRETA e faça a devida correção. 
a. ( ) A ciência do Direito é o conhecimento sobre um objeto delimitado, 
metodicamente orientado, fundado e sistematizado, mas não há consenso se seria 
uma ciência descritiva-explicativa ou interpretativa. 
b. ( ) Nas disciplinas propedêuticas prevalece mais uma abordagem zetética, com 
uma análise mais ampla, crítica e interdisciplinar da matéria jurídica.

Mais conteúdos dessa disciplina