Buscar

Relatório de visita técnica em Maternidade

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA À INSTITUIÇÃO DE SAÚDE
 Maternidade 
Curitiba 
2024
RELATÓRIO VISITA TÉCNICA À INSTITUIÇÃO DE SAÚDE
Realizado visita técnica na Maternidade Mater Dei de Curitiba a maternidade possui 52 anos de atuação na Cidade de Curitiba antigamente conhecida como Maternidade Nossa Senhora do Rosário, fundada em 1947. Em 2007 foi incorporada ao Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças, passando desde a se chamar Maternidade Mater Dei, situada à Rua Conselheiro Laurindo, 540 Centro de Curitiba-PR, sendo desde 2011 atendimento exclusivo ao SUS.
Recebe pacientes de 41 Unidades de saúde de Curitiba e região metropolitana.
Instituição possui título de Hospital Amigo da Criança, programa quero colo para mães adolescentes até 18 anos, parto humanizado (disponível bola, cadeira, cama pré parto, 4 boxes exclusivo), método canguru (estimular apego entre a família e o recém-nato), orientação sobre aleitamento materno.
Hospital possui apenas uma entrada de acesso para ambulâncias e para pacientes que chegam a pé. Durante a visita podemos verificar e acompanhar a chegada de uma paciente de ambulância onde não tem guia rebaixada facilitando a acessibilidade da maca a entrada e os corredores são estreitos.
Instituição possui salas especificas para os atendimentos, porém bem compactas, assim como recepção e salas de espera.
Hoje o foco são os partos, ressalto que devido a questões religiosas a instituição não realiza procedimentos como vasectomia, DIU, laqueadura (conforme demanda das US), implanon (apenas para casos específicos como mulheres em situação de rua).
Além dos atendimentos eletivos onde são realizados uma média de 320 partos mês, possui P.A obstétrico que atende em média 1300 consultas mês, para os atendimentos eletivos seu atendimento as mulheres gestantes é direcionado para baixo risco e risco intermediário, pois sua estrutura é limitada portanto gestantes de alto risco são direcionadas para outros hospitais com Rocio e Mackenzie, possui UTI apenas para os bebes prematuros e caso esse bebe venha precisar de cirurgias ele é direcionado para outro hospital ex. Hospital pequeno príncipe. 
Hospital possui 25 enfermeiros sendo 6 no centro obstétrico, 107 técnicos de enfermagem, 2 ginecologistas obstétricas por plantão, 3 pediatras, 1 fonoaudióloga, não tem psicólogo, mas caso venha precisar é solicitado ao Hospital Nossa Senhora das Graças, 1 nutricionista, 1 assistente social, fisioterapeuta presta atendimento somente na UTI neonatal. 
Exames de imagem, banco de sangue realizado em clinicas terceirizadas, com exceção de ecografia que o hospital possui equipamento.
Avaliação de BCF realizado pelo enfermeiro, exames de triagem neonatal como pezinho e coraçãozinho realizado pelo técnico de enfermagem, olho médico, orelhinha e linguinha pela fonoaudióloga. 
Plano de parto, orientação a gestante sobre aleitamento materno, avaliação da mãe, BCF, avaliação de alta da repai atendimento feito pelo enfermeiro. 
É uma instituição que precisa passar por reformas e ampliação urgente pois é um hospital pequeno diante da demanda existente e antigo. 
Em determinado momento visualizei paredes com umidade, mobiliário antigo e cadeira para auxiliar no trabalho de parto rasgada.
Conforto limitado as mães onde em alguns quartos se tinha até 6 mulheres e as poltronas existentes era limitado não sendo suficientes a todos os acompanhantes.
Diante de tudo que vi e observei durante a visita entendo que a instituição precisa de muito investimento financeiro para melhorar a infraestrutura para receber essas pacientes e seus bebes e prestar um atendimento decente a elas porque lá se tem muito a fazer, mas com o mínimo de investimento, na verdade o certo seria demolir todo o prédio e jogar fora todo mobiliário, materiais e fazer tudo do zero.
A enfermagem não tem nem um lugar adequado para descansar observei que a demanda de pacientes é muito alta diante disso os atos que cabem ao enfermeiro é demandado ao técnico hoje são 46 leitos para 2 enfermeira, hoje durante a visita tinha 1 enfermeira para 32 pacientes, ai eu pergunto que qualidade de atendimento essa enfermeira está entregando quase nulo, claro que orientação ao aleitamento materno as boas práticas do parto humanizado, projeto canguru se é feito, mas não com a excelência adequada, a enfermagem é guerreira.
Essa visita me mostrou que nós enfermeiros e enfermeiras somos os maestros dessa grande orquestra chamada serviços de saúde que nada acontece se não estivermos presentes e com as mangas arregaçadas para fazer acontecer. 
Frente do Hospital e entrada de paciente e ambulância
Cavalinho para ajudar no trabalho de parto
Sala de pré parto (no alto a bola para ajudar no trabalho de parto)
 
Sala de parto
Aonde é dado banho nos bebes após o nascimento
Sala da enfermagem
Para onde os bebes vem após o nascimento 
Quartos
Posto de enfermagem
Como eles são 100% SUS algumas mães que não tenha roupas para seus bebes podem retirar dessa caixa o que precisar
Sala de amamentação
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.jpeg
image10.jpeg
image11.jpeg
image12.jpeg
image13.jpeg
image14.jpeg
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina