Buscar

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE PRÁTICA VIRTUAL
IDENTIFICAÇÃO
1. Acadêmico: Cláudia de Fátima Meira Borges
2. Matrícula: 2875493
3. Curso: Fisioterapia
4. Turma: FLC35145BFI
5. Disciplina: Termoterapia: Hipertemoterapia e Hipotermoterapia
6. Tutor(a) Externo(a): Gabriela Freitas
DADOS DA PRÁTICA
1. Título:1 ª Prática de Lab. 
2. Semestre: 1/2024
3. Data: 05/05/2024
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
·	;
·	;
·	;
·	o;
·	.
MATERIAIS
·	Esta prática virtual contou com o auxílio de material didático teórico (livro de fisioterapia, Cinesioterapia, edição 2 Uniasselvi) recursos de apoio de imagens virtuais (laboratório virtual, AVA www.algetec.com.br , da Uniasselvi).
.
METODOLOGIA
de propriocepção com a bola suiça, prancha de equilíbroo e cocontração de ombros. Existem outras praticas como a cama elastica, fita amarela dentre outras. Diante das possibilidades de execução de uma infinidade de exercícios de propriocepção, foi escolhido avaliar, e prescrever os exercícios mais adequados ao paciente, seguindo as características de progressão e complexidade de acordo com a sua necessidade. Após a avaliaçao de anamnese e assinado o termo de compromisso pelo paciente, iniciou-se a execução dos exercícios de propriocepção para membros inferiores: 
da execução dos exercícios de propriocepção, e de cocontração, de forma a constituir a conduta fisioterapêutica. Os exercícios de propriocepção promovem a melhora funcional do paciente, proporcionando o aumento da estabilidade postural e articular. Além disso, eles podem ser inseridos diante de um quadro de lesão do sistema articular ou de perdas degenerativas, pois essas situações afetam diretamente as atividades de vida diária (AVDs) e as atividades instrumentais de vida diária (AIVDs) de um indivíduo comum ou de um atleta.
que o treino proprioceptivo reduz a incidência de lesões e que a reeducação proprioceptiva contribui de forma significativa para a perda do medo de retornar às atividades desportivas ou funcionais.
Os exercícios de propriocepção devem ser inseridos tanto para prevenção como para reabilitação física de lesão que acometa um segmento articular. De acordo com os estudos apresentados, o gesto esportivo proveniente do esporte deve ser trabalhado, a fim de evitar lesões ligamentares. O tempo para a realização do exercício de propriocepção dura entre 30 segundos e 1 minuto, porém deve-se levar em consideração para qual momento está sendo inserido o exercício (momento preventivo ou de reabilitação física), por quanto tempo o paciente está sendo submetido à conduta fisioterapêutica e o estágio de aplicabilidade do exercício, de acordo com a sua progressão.
O treinamento proprioceptivo melhora o equilíbrio e a estabilidade postural, principalmente no controle médio lateral. Através dele o atleta se prepara e previne de lesões surgindo assim um melhor desempenho motor. É a propriocepção que permite se à pessoa percebe a extensão, a direção e o peso do movimento. Para isso, faz se necessário treinar com exercícios dinâmicos e funcionais uma vez que ele não impede a estabilidade articular, a melhora da segurança, a consciência corporal, e a agilidade, e sim traz ótimos benefícios nos treinos. Para o processo de repetição do exercício, faz-se necessário que o paciente desenvolva precisão no desempenho. E para uma melhor execução, ele precisa repetir o exercício de forma correta, a fim de desenvolver a habilidade adequada para os ajustes posturais.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
 
REFERÊNCIAS
.

Mais conteúdos dessa disciplina