Buscar

Preparação para o Enem 2019

Prévia do material em texto

Disciplina: Redação
Martha Vieira
CURSINHO ÓPERA
PRÉ-VESTIBULAR
Venha vencer com a gente!
A PROVA: 03/11/2019
FIQUE LIGADO!!!
Caro aluno,
Vamos nos preparar para realizar o Enem 2019
· No primeiro domingo, será a redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo domingo (10/03), será de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
· A prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade.
· Nessa redação, você deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Você deverá, também, elaborar uma proposta de intervenção social para problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.
 TEMA 		 TESE			 ARGUMENTO		 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
· Como será atribuída a nota à redação?
Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
	COMPETÊNCIAS
	1- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
	2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumento em prosa.
	3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
	4- Demostrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
	5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
· Quais as razões para se atribuir nota zero a uma redação?
A redação receberá nota zero se apresentar uma das características a seguir:
- fuga total ao tema;
- não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
- extensão de até sete linhas;
- cópia integral de texto(s) motivador (es) da proposta de redação e/ou de textos motivadores apresentados no caderno de questões;
- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
- parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
- assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;
- texto integralmente em língua estrangeira;
- desrespeito aos direitos humanos; e
- folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
ANOTAÇÃO: deixe a proposta, ou solução, para a sua conclusão. Use a introdução para apresentar o problema/tema. Use o desenvolvimento para mostrar os argumentos/informações sobre o problema/tema e faça, na conclusão, sua intervenção, sua solução, sua proposta para o problema/tema.
Fique atento: apesar de a referência aos direitos humanos ocorrer apenas na Competência 5, a menção ou a apologia a tais ideias em qualquer parte de seu texto levará sua prova a ser anulada.
	A Competência 1 avalia se o participante domina a modalidade escrita formal da língua portuguesa, o que inclui o conhecimento das convenções da escrita, entre as quais se encontram as regras de acentuação gráfica, regidas pelo atual Acordo Ortográfico. Este já está em vigor e deve ser seguido, na escrita formal, por todos, inclusive pelo participante do Enem.
	A competência 2 da Matriz de referência
Avalia habilidades discursivas muito importantes. De maneira geral, ela avalia se o participante leu e compreendeu os comandos, as orientações para a produção de texto e também se o participante redigiu seu texto observando as características estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Apresente o tema a partir de um repertório sociocultural produtivo e por meio de uma contextualização histórica, ou seja, explicando como o tema era visto ou atuava na sociedade antigamente, ou pode também apresentá-lo sintonizando-o à realidade do mundo contemporâneo.
	A competência 3 avalia a seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista. Isso significa que essa competência avalia a qualidade, a consistência argumentativa e a capacidade de persuasão do autor do texto. Além disso, é na terceira competência que o avaliador verifica se o texto é apenas uma dissertação ou se, além de informar sobre um determinado tema, o autor manifesta seu posicionamento e faz críticas com relação às informações selecionadas para persuadir o leitor.
	Na competência 4 O corretor irá observar se os parágrafos estão bem construídos, se há uma relação clara entre eles, como de causa e consequência, comparação ou exemplificação, por exemplo. Além disso, medirá o tamanho dos períodos, já que não é ideal nem que eles sejam muito curtos e nem muito longos. Uso de estratégias para referenciar termos é importante, com o propósito de não haver repetição deles ao longo do texto.Em nossa língua, há recursos cuja função é organizar os períodos dos parágrafos e os parágrafos do texto. É o encadeamento das ideias feito por meio de preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais. Eles são importantes para garantir coesão textual e uma boa relação entre as ideias dispostas na redação.
	Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado. A última competência indicada no Guia da Redação Enem avaliará a sua proposta de intervenção na vida social. Lembrando que a proposta deve contemplar cada ponto abordado na argumentação, mantendo uma relação direta com a tese desenvolvida e coerência com os argumentos utilizados. A coerência será um dos aspectos decisivos na avaliação. A proposta precisa, ainda, respeitar os direitos humanos como: cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.
Dicas importantes: 
· Cuide para que palavras e períodos tenham uma boa articulação: leia e releia-os refletindo se ficará claro para o leitor o que está sendo dito.
· Garanta a progressão textual, ou seja, a resposta de um período em relação ao outro. Ideias desconectadas são penalizadas nesta e na competência III.
· Não se esqueça de construir parágrafos, observe o recuo para que não fique muito pequeno e nem exageradamente espaçado.
· Estude e empregue corretamente os conectores: errá-los pode comprometer e muito a ideia que se quer passar. Por exemplo, há uma diferença entre “mas” e “mais”. O primeiro tem sentido de oposição a algo que foi dito anteriormente, quando se quer negá-lo, por exemplo. Já o segundo tem sentido de adição de ideias. Imagine confundir os dois? Por isso, preste atenção!
.	
ATENÇÃO
Critérios avaliados:
a) presença de proposta x ausência de proposta; 
b) proposta explícita x proposta implícita;
c) proposta com detalhamento dos meios para sua realização x proposta sem o detalhamento dos meios para sua realização.
 “meios”?, além de você der uma solução VIÁVEL para o problema que a Redação Enem pede, também deve apresentar os meios para que a solução seja possível. Não adianta escrever que todo mundo deve receber o mesmo salário no Brasil, quando o tema for o problema da pobreza, porque isso não vai funcionar. Melhor pensar direito, refletir e demonstrar uma proposta cabível no cenário atual.
image2.jpeg
image1.png
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina