Buscar

Prévia do material em texto

TEMPLATE 
DISCIPLINA: Imunologia
TEMA: Analisar a cobertura vacinal do município de domicílio
ALUNA: 
RU: 
Pergunta Orientadora
1. Apresente um gráfico em colunas, com os resultados obtidos e, em um texto do tipo resumo (entre 1.000 e 2.000 caracteres) discuta a diferença (aumento e diminuição) de doses aplicadas e, as prováveis causas dessa diferença. 
Resposta: 
Diante de um estudo realizado no site DATASUS (disponível no link: https://datasus.saude.gov.br/acesso-a-informacao/), o Município de Sulina/PR (412665), percebeu-se um conflito nos índices de aplicação das vacinas de sarampo, hexavalente, meningocócica c, pneumocócica 10valente, tetravalente.
Em relação ao Sarampo, foi observada uma queda considerável de aplicações deste imunizante entre o ano de 2002 à 2022. Conforme estudo realizado no município, esta queda deve-se ao fato de que por ser uma cidade com média de 3.440 pessoas, o nascimento de crianças caiu, repercutindo diretamente sobre os índices imunológicos desta patologia.
Quanto à Hexavalente, importante imunológico que previne seis doenças (difteria, tétano, coqueluche, influenza tipo B, poliomielite, meningite por Haemophilus e hepatite B), percebeu-se que não houve registro de aplicações desta no ano de 2002 e 2022 no município objeto deste estudo.
Já a Meningocócita C, no ano de 2002 não houve nenhum registro relacionado à sua aplicação nos moradores de Sulina. Porém, no ano de 2022 o registro total alcançou 119 indivíduos. O fato se deve à um período em que os munícipes desta região precisavam deslocar-se para a cidade vizinha para receber atendimento médico, período onde não houve registros de sua aplicação.
A mesma situação ocorreu com a Pneumocócica 10valente, onde não houve registros no ano de 2002, porém, em 2022 houve um total de 128 aplicações.
A Tretravalente, no ano de 2002 foi registrada com um total de 78 aplicações. Possivelmente, ocorreu alguma campanha local no ano de 2002, promovendo altos índices de imunização. Porém, os registros de 2022 indicam que não houve aplicações da Tetravalente.
Assim, percebe-se que existem variáveis sociodemográficos em relação à utilização do Sistema Único de Saúde com a aplicação de esquema vacinal ocorrentes no município de Sulina/PR. A consequência disso em longo prazo irá refletir diretamente sobre a saúde deste grupo regional, pois, as patologias que antes estavam sendo extintas poderão retornar com grande força, causando sequelas e até mesmo mortes.
Tabela 1: Imunobiológico e registro de aplicações ocorrentes no Município de Sulina/PR.
	MUNICÍPIO: Sulina 412665
	
	
	Imunobiológico
	Doses aplicadas em 2002
	Doses aplicadas em 2022
	Sarampo
	43
	11
	Hexavalente
	0
	0
	Meningocócita C
	0
	119
	Pneumocócica 10valente
	0
	128
	Tretravalente
	78
	0
Fonte: DATASUS, 2023.
Imagem: Gráfico comparativo ao período 2002 – 2022.
REFERÊNCIAS
DATASUS. Disponível em: https://datasus.saude.gov.br/acesso-a-informacao/ . Acesso em: 17 de nov. 2023.
GADELHA, C.A.G. Biotecnologia em saúde: um estudo da mudança tecnológica na indústria farmacêutica e das perspectivas de seu desenvolvimento no Brasil. Campinas: Instituto de Economia da Unicamp, 1990. (Dissertação de mestrado).
TEMPORÃO, J.G. Complexo industrial da saúde: público e privado na produção e consumo de vacinas no Brasil. IMS/UERJ. Rio de Janeiro/RJ, 2002. (Tese de doutorado).
image1.png
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina