Buscar

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA – UNINTA – CAMPUS ITAPIPOCA
COORDENAÇÃO DE NUTRIÇÃO
BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR
Osmose da folha de alface e sal
Juliana Lígia Viana Ramos
Professor: Leonardo Sobreira
15/06/2024
Itapipoca-CE
RESUMO
A osmose é um fenômeno que ocorre com frequência no nosso dia a dia quando, por exemplo, na passagem de seiva nos vasos condutores das plantas, na hemodiálise, na passagem seletiva de nutrientes nas células do corpo humano. 
Outro exemplo é quando temperamos uma salada de alface ou carne com sal, este último detalharei a seguir conforme experimento realizado.
INTRODUÇÃO
A osmose consiste em um processo de movimentação da água através de uma membrana semipermeável. Essa movimentação da água ocorre do meio menos concentrado para o meio mais concentrado através de uma membrana semipermeável. 
Nas células vegetais, por exemplo, em meio isotônico, a entrada e saída da água acontecem na mesma proporção, nesse caso a tendência é a célula ficar flácida. 
O experimento mostra um dos exemplos mais utilizados e que ocorre frequentemente em nosso cotidiano quando temperamos uma salada de alface com sal. 
Como resultado desse processo logo observamos como as folhas murcham. Isso ocorre em decorrência de a alface perder água para o meio, que no caso está mais concentrado, ou seja, rico em sal.
OBJETIVOS
Compreender o mecanismo da osmose através de experimento prático.
MATERIAIS E MÉTODOS
Para a realização do experimento foram utilizados como materiais: folhas de alface, água mineral e água com sal. Este relatório se embasa na utilização de método empírico, por meio de experimento prático que seguiu os seguintes passos. 
Primeiramente, separou-se três folhas de alface, um copo de vidro transparente contendo água mineral e outro contendo água com sal diluído. Duas das folhas de alface foram imersas nos dois recipientes diferentes e uma delas foi utilizada como amostra controle.
Em seguida, foram colocadas ao mesmo tempo, uma folha de alface no recipiente que contém água mineral, e a outra no segundo recipiente contendo água com sal, deixando os dois recipientes repousando por determinado período.
RESULTADOS E DISCUSSÃO 
Após cerca de quarenta minutos, observou-se que a alface do recipiente que continha sal ficou com uma tonalidade mais escura e sua estrutura mais flácida (murcha), quando comparada a folha de alface controle. Enquanto a alface que foi mergulhada apenas em água mineral não teve praticamente nenhuma alteração quando comparada com a alface controle. 
O processo de osmose no caso da folha de alface imersa em ambiente salino ocorre porque a alface perdeu água para o meio procurando igualar as concentrações dentro do recipiente, ou seja, a água passou de um ambiente hipotônico (menos concentrado) para um ambiente hipertônico (mais concentrado), onde houve alteração da sua estrutura ocorrendo desidratação e apresentando flacidez.
Observou-se que, no entanto, não ocorreu o mesmo no recipiente que continha apenas água por se tratar de meios isotônicos (mesma concentração), não houve movimentação da água com perda para o meio, nem desidratação.
REFERÊNCIAS
 
FERREIRA, Victor Ricardo. "Osmose"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/osmose.htm. Acesso em 15 de junho de 2024.
Osmose. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/osmose.htm. Acesso em 15 jun. 2024.
image1.png
image2.png