Buscar

Riscos e Prevenção em Indústria Química

Prévia do material em texto

Disciplina: Eng do Trabalho
Curso: Eng de Produção
Polo: Madureira
Rio de Janeiro , 15 de Novembro de 2018
1. ENUNCIADO 
 Estudar o trabalho é fundamental para compreendê-lo e, consequentemente, promover ações de melhoria. Essas melhorias contemplam inovações tecnológicas, mas também medidas que provoquem mudanças para garantir a segurança, evitar doenças ocupacionais e acidentes.
A empresa Andorinhas é uma indústria química que tem 100 (cem) 
funcionários e está em um bairro que hoje é urbano. 
 
O insumo principal é a “água” e 4 (quatro) outros tipos de insumos que são líquidos tóxicos e inflamáveis, de fácil percepção odorífica em caso de pequenos vazamentos ou derrames. A água é captada no rio da cidade próximo aos fundos da empresa. Próximo aos tanques de matérias-primas existe uma área de tancagem, onde as matérias-primas são descarregadas dos carros-tanque e ficam armazenados em tanques. No inverno, formam-se resíduos sólidos (pastoso) no fundo dos tanques em função das características das matérias-primas utilizadas. 
As matérias-primas são armazenadas em tanques com diques de contenção e são transportadas até a produção da Andorinhas por tubulações aéreas. No inverno, algumas matérias-primas curam no interior das tubulações, gerando a substituição das tubulações aéreas. Durante a produção, reações violentas podem ocorrer, gerando lançamentos na atmosfera de produtos químicos em altas temperaturas e elevada pressão (dispositivos de segurança dos reatores para evitar explosões).
Os produtos também podem ficar não conformes por conta da perda de 
controle na reação, com a geração de resíduos sólidos (produto “curado” no interior dos reatores). Após as produções, são consumidas grandes quantidades de água para lavagem dos reatores. Estas quantidades são liberadas para a estação de tratamento de efluentes e não são reaproveitadas no processo, bem como o planejamento de fabricação dos produtos (função PCP Planejamento e Controle de Produção) não considera as características comuns na composição deles, de forma a ordenar uma fabricação que evitasse tantas lavagens. Essas operações de lavagem sobrecarregam a estação de tratamento de efluentes, dificultando o atendimento a alguns padrões de emissão estabelecidos na Licença de Operação da unidade da Andorinhas. Os produtos são transferidos da produção, direto dos reatores para dentro dos compartimentos dos carros ,tanque, com o uso de mangotes. Não há uma área específica de produtos 
acabados, como no caso das matérias-primas. O serviço de transporte dos 
produtos acabados da Andorinhas é realizado por empresas terceirizadas, que circulam nas pendências das empresas e por toda a comunidade vizinha até o destino dos produtos, gerando ruídos, vibrações, possíveis vazamentos de óleo, poeira e emissões atmosféricas dos escapamentos veiculares. Como se trata de uma unidade antiga, o projeto da parte elétrica (iluminação) é responsável por parte expressiva no consumo de energia na área administrativa. 
 Corredores imensos, sem sensores de movimentos, com pouca circulação e reatores e número de lâmpadas mal dimensionado ajudam no aumento do consumo de energia. Nos banheiros da administração, vazamentos contínuos nas torneiras (sem sensores/temporizadores), privadas e chuveiros são responsáveis por desperdício de água. O efluente sanitário (banheiro e limpeza do refeitório) não é tratado pela estação de tratamento de efluentes, sendo lançado na rede pública. A empresa não possui fossa séptica e o município não tem tratamento de esgoto. 
Considere os seguintes processos da empresa e suas respectivas atividades: 
Processo 1: Recebimento de matéria-prima. 
Atividade 1- Descarga de matéria-prima do carro-tanque para os tanques 
de armazenamento. 
Atividade 2 - Armazenamento de matéria-prima nos tanques. 
Atividade 3 -Transferência de matéria -prima dos tanques para a 
produção, via tubulações aéreas.
Processo 2: Produção. 
Atividade 1 - Adição de água e matérias-primas. 
Atividade 2- Envase do reator direto para o carro-tanque. 
Atividade 3 - Lavagem dos reatores.
Processo 3: Transporte do produto acabado. 
Atividade 1- Operação da frota. 
Atividade 2 - Rotinas de manutenção (ajuste do motor e troca de óleo).
Com base nas informações anteriores, estruture uma análise de todos os 
riscos envolvidos nas atividades de cada processo da empresa, destacando a classificação desses riscos. Em seu texto, descreva também os tipos de acidentes possíveis, seus impactos na sociedade, citando políticas de prevenções.
2. PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DO TD 
Desenvolva o seu texto de forma expositiva, contemplando o conteúdo 
estudado nas Unidades 1 e 2 da disciplina. O texto deve ser claro, de modo a responder as questões enunciadas. Seu texto deverá ter até 2 páginas. Poste o arquivo conforme as recomendações.
3. DESENVOLVIMENTO 
 Aquiescente como norma geral pela Portaria SIT nº 787, de 28 de 
novembro de 2018 (do Ministério do Trabalho e Emprego), é vital a 
composição estabelece imposições de avaliar riscos ambientais ((NR–9, 
denominada “Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PP RA))”, 
portanto, além de agentes físicos, químicos e biológicos (abrangendo a 
avaliação ergonômica), demais riscos não considerados insalubres / perigosos, de forma a promover sua neutralização/ eliminação por meio de medidas de proteção individual, coletiva e/ ou ambiental, outrossim, cordato a Portaria nº 05, de 17 de agosto de 1992 “é obrigatória para empresas com grau de risco e número de empregados que exijam a constituição de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (trecho ábdito do site: <sgc.goias.gov.br>)”; por conseguinte é impreterível que as empresas tenham uma estratégia eficiente e eficaz em prol de atender toda a demanda/ lei. 
 Seguidamente a interpretação, é notório que a empresa Andorinhas, não 
exerceu metodologia/ análise preliminar de risco/ perigo ocupacional, portanto, acresce que não foi utilizado a Norma OHSAS 18001 (Traduzido do inglês: “Série de Avaliação de Segurança e Saúde Ocu pacional”), além do ISO 4 0051,em suma, decorrente ao fato, podemos afirmar
que outras principais NR’s/ metodologias para segurança do trabalho não foram aplicadas/ exercidas; em decorrência da veracidade, provirá em danos ao meio ambiente e a saúde física & coletiva. Dentro da situação das medidas de controle, sucedeu a exposição. Decorrente aos atuais tipos de riscos no ambiente de trabalho estão regulamentados pela Portaria n° 25, de 29 de dezembro de 1994, do MT E (Anexo IV – NR5 – CIPA), que os classifica em cinco grupos de risco: físico, químico, biológico, ergonômico e de acidente.
Anexado a logística, gestão e ao administrativo, o local mais apropriado 
para receber a matéria-prima é o a lmoxarifado, o local atende todas as 
demandas necessárias, tais como: controle de estoque, conservação, 
distribuição, fiscalização, organização, segurança e outros., propício à sua 
natureza, disposto a suprir as necessidades operacionais dos setores 
integrantes da estrutura organizacional. Por ser um reservatório de produto químico e inflamável é de suma importância o mapa de risco no local, que tem como funcionalidade a “representação gráficgráfica do reconhecimento dos riscos existentes nos locais de trabalho, por meio de círculos de diferentes tamanhos; e cores. O seu objetivo é informar e conscientizar os trabalhadores pela fácil visualização desses riscos (trecho ábdito do site: 
<sgc.goias.gov.br>)”. Além do mais, é necessário:sistema de ventilação ; área administrativa separada da armazenagem e da área técnica; e, disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s); todas as metodologias & procedimento atuando prol de obter um almoxarifado mais eficiente. Todas as NR’s tem que estar alinhadas a empresas, mas para esse caso a NR 20 – Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis é de suma importância!
A seguir, as Normas Regulamentadoras que deveriamser seguidas pela 
empresa para resolver os processos e atividades: 
NR-1 - DISPOSIÇÕES GERAIS
NR-2 - INSPEÇÃO PRÉVIA (REVOGADA)
NR-3 - EMBARGO OU INTERDIÇÃO
NR-4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE
• NR-1 - DISPOSIÇÕES GERAIS 
• NR-2 - INSPEÇÃO PRÉVIA (REVOGADA) 
• NR-2 - INSPEÇÃO PRÉVIA (REVOGADA) 
• NR-3 - EMBARGO OU INTERDIÇÃO 
• NR-4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE 
SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO
NR-5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
NR-6 - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI
NR-7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL
NR-9 - AVALIAÇÃO E CONTROLE DAS EXPOSIÇÕES OCUPACIONAIS A AGENTE FÍSICOS , QUÍMICOS E BIOLÓGICOS
NR-11 - TRANSPORTE , MOVIMENTAÇÃO,ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS
NR-12 - SEG. DO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
NR-13 - CALDEIRAS VASOS DE PRESSÃO E TUBULAÇÕES E TANQUES METÁLICOS DE ARMAZENAMENTO
NR-15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES
NR-16 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS
NR-17 - ERGONOMIA
NR-20 - SEG E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS
NR-21 - TRABALHOS A CÉU ABERTO
NR-23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS 
NR-24 - CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO
NR-25 - RESÍDUOS INDUSTRIAIS 
NR-26 - SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
NR-27 - REGISTRO PROFISSIONAL DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO(REVOGADA)
NR-28 - FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES

Mais conteúdos dessa disciplina