Buscar

Apresentação aços de baixo e médio carbono - Copia

Prévia do material em texto

Apresentação aços de baixo e médio carbono
Integrantes: Laís, Lauane, Ruan e Victor.
Conceito:
Primeiramente, o que é aço carbono?
	Aço carbono é uma liga metálica que dispões de 0,008% a 2,11% de concentração de carbono em sua composição, dando diversas características as ligas de acordo com a variação da quantidade de carbono presente, podendo ser uma liga mais maleável, com maior tenacidade ou uma liga mais resistente, que consequentemente ficará menos maleável e com menor capacidade de se deformar sem sofrer uma ruptura.
Conceito:
Aço de baixo carbono
	O aço de baixo carbono é uma liga que tem até 0,30% de carbono em sua composição. Sendo assim uma liga de menor resistência quando comparado aos demais aços.
	Suas principais vantagens são: É uma liga extremamente usinável devido sua menor resistência, pode ser soldado com facilidade, é uma liga que possuí alta tenacidade (capacidade de ser deformado elasticamente ou plasticamente sem sofrer ruptura).
Conceito:
Aço de médio carbono
	O aço de médio carbono tem de 0,30% a 0,60% de carbono em sua composição, sendo uma liga com maior resistência comparada a de baixo carbono, se adequando melhor ao processo de tempera (processo que consiste em esquentar e resfriar rapidamente o aço para que ele adquira maior resistência e dureza). 
	Essa é uma liga com menor tenacidade comparada a de baixo carbono, porém por ser suscetível ao processo de tempera pode ser usado para diversos fins
Classificação:
De acordo com a norma ABNT os aços são classificados por 4 algarismos, onde os 2 primeiros indicam a classe do aço, enquanto os outros 2 indicam o teor de carbono presente na liga, onde esses 2 últimos números devem ser multiplicados por 100 para obter em % o teor de carbono.
Podendo haver algumas letras entre os algarismos para identificar ligas especiais.
Aços de baixo carbono são representados pelo código SAE de 1006 a 1030. Já os aços de médio carbono são representados de 1030 a 1060
Propriedades:
Aço de baixo carbono são ligas com teor máximo de 0,30% de carbono, com resistência a ruptura máxima de 55 Kg/mm², com grande maleabilidade, alta tenacidade e de fácil soldagem e não se adequam a tempera.
Aço de médio carbono são ligas com teor máximo de 0,60% de carbono, com resistência a ruptura máxima de 75 Kg/mm², sendo aços menos maleáveis, de difícil soldagem e são ligas que adquirem boa tempera.
Aplicações na mecânica:
Aço de baixo carbono são ligas comumente utilizadas em parafusos, assoalhos de veículos, nas portas e bobinas dos veículos e nas carrocerias.
Aços de médio carbono, esses aços são mais utilizados após passarem pelo processo de tempera para adquirirem maior resistência, são usados em eixos, rodas, engrenagens, fechaduras das portas, nas linguetas dos cintos-de-segurança, nas molas dos amortecedores, entre outras aplicações.
Fim.
Obrigado pela atenção!
image1.jpeg