Buscar

Atividades Educativas para Crianças

Prévia do material em texto

AULA SETEMBRO
Aula para Setembro: Livrinho sobre ecologia e brincadeira do barquinho, segue abaixo a brincadeira e o desenho:
Todos sentados em círculo segura o tecido largo azul para representar o mar, põe barco de papel em cima e balança o tecido, não deixar cantar. 
Falar depois da importância de preservar o mar.
Nome:________________________________________. Data____/09/____.
PARA OUTUBRO:
As coelhinhas que não sabiam respeitar. Conto sobre o respeito para as crianças
as-coelhinhas-que-não-sabiam-respeitar A
Havia uma vez um coelho que se chamava Serapio. Ele vivia no mais alto de uma montanha com suas netas Serafina e Séfora. Serapio era um bom coelho e muito respeitoso com todos os animais da montanha e por isso todos o apreciavam muito. Mas, suas netas eram diferentes: não sabiam o que era o respeito aos demais. Serapio sempre pedia desculpas pelo que elas faziam. Cada vez que elas saiam para passear, Serafina zombava: ‘Olha, como essa ovelha é feia e olha o nariz do touro, que esquisito’. Sim, vejam como são feios, respondia Séfora diante dos outros animaizinhos. E assim iam caminhando e zombando dos outros, todos os dias. 
Um dia, o avô, cansado do mau comportamento das suas netas (que por mais que ensinasse, elas não se corrigiam), pensou em algo para fazê-las entender e lhes disse: ‘Vamos praticar um jogo onde cada uma de vocês terá um caderno. No caderno elas deveriam escrever a palavra ‘desculpas’ toda vez que faltassem o respeito com alguém. Ganharia quem escrevesse menos essa palavra. 
'Está bem, vovô, vamos brincar’, responderam ao mesmo tempo. Quando Séfora faltava com o respeito a alguém, Serafina lhe fazia lembrar o jogo e ela tinha que escrever no seu caderno a palavra ‘desculpas’ (porque assim Séfora teria mais palavras e perderia o jogo). Da mesma forma Séfora lhe fazia recordar a Serafina quando ela faltava com o respeito com alguém. Os dias passaram e já cansadas de escrever, as duas começaram a conversar: ‘não seria melhor que a gente não faltasse com o respeito com os outros, assim a gente não teria que escrever tantas ‘desculpas’. 
PUBLICIDADE
Chegou o momento em que Serapio teve que felicitar a ambas porque já não tinham queixas dos vizinhos. Então, ele pediu que as coelhinhas apagassem pouco a pouco tudo o que tinham escrito até que seus cadernos ficassem como antes. As coelhinhas ficaram muito tristes porque viram que era impossível que as folhas do caderno ficassem como antes. Então elas contaram isso ao avô e ele disse a elas: ‘Do mesmo modo fica o coração de uma pessoa quando faltamos o respeito com ela. Fica marcado, e por mais que peçamos desculpas, as marcas não se apagam por completo. Por isso, é bom que vocês se lembrem que devemos respeitar aos outros, assim como a gente gostaria que respeitassem a gente’. 
Perguntas de compreensão da leitura sobre o conto 
1. Responda 'V' se a afirmação for Verdadeira e ‘F’ se for Falsa: 
- Serapio era o papai de Serafina e Séfora
- Pedir desculpas soluciona tudo, e por isso não é importante aprender a respeitar 
- Só devemos respeitar aos nossos pais e professores 
- Devemos tratar aos outros como quiséssemos que nos tratassem a nós 
2. Descreva os personagens com adjetivos: 
- Serapio
- Serafina e Séfora 
3. O que significa ‘Respeitar aos outros’? 
4. Lembre alguma vez em que você percebeu que alguém lhe faltou com o respeito (pode ser alguma vez em que alguém zombou de você por alguma coisa). Como você se sentiu naquele momento? 
Fazer brincadeira da Dança das cadeiras (Está relacionada com disciplina, agilidade e respeito).
Pintar imagem:
Nome:____________________________________________. Data:____/10/_____.
Para Novembro:
Iniciar com a imagem abaixo:
 
  a - A vida de Jesus até os 12 anos
         - Local onde nasceu: Belém;
         - Nasceu em uma estrebaria, um local simples, sem luxo, cercado por animais e pela família;
         - O nascimento de Jesus era esperado pelo povo (as profecias afirmavam que o Mestre viria);
         - Comemoramos o nascimento de Jesus no Natal, mas é uma data simbólica, pois não se sabe a data exata em que Jesus nasceu;
         - Jesus tinha muitos amigos;
         - As brincadeiras naquela época eram diferentes. Não havia televisão, rádio, videogame, luz elétrica, água encanada. As crianças faziam seus próprios brinquedos de madeira e pedra;
         - Jesus aprendeu a ler e a fazer serviço de carpintaria;
         - Contar a história de Jesus no templo com os sábios, aos 12 anos, evidenciando que Jesus era um menino especial (evoluído espiritualmente).
  
Tema Central: Boa nova
Objetivo Formativo: Desenvolver sentimento de fé nos postulados divinos.
Objetivo Informativo: Identificar a excelência moral dos enviados de Deus.
Turma: JARDIM
A vida de Jesus até os 12 anos Local onde nasceu: Belém;
Nasceu em uma estrebaria, um local simples, sem luxo, cercado por animais e pela família;
O nascimento de Jesus era esperado pelo povo (as profecias afirmavam que o Mestre viria);
Comemoramos o nascimento de Jesus no Natal, mas é uma data simbólica, pois não se sabe a data exata em que Jesus nasceu; Jesus tinha muitos amigos; As brincadeiras naquela época eram diferentes. Não havia televisão, rádio, videogame, luz elétrica, água encanada. As crianças faziam seus próprios brinquedos de madeira e pedra; Jesus aprendeu a ler e a fazer serviço de carpintaria;
Jesus é filho de Deus, portanto nosso irmão. Somos todos filhos de Deus; Deus nos criou, somos espíritos que temos um corpo físico. Nossos pais nos dão apenas o corpo físico (por isso muitas vezes parecemos com eles fisicamente: o cabelo, a altura, olhos, o nariz); Jesus é nosso Mestre;
Mestre é quem pode ensinar a outros, porque reconhecidamente tem maior sabedoria; Jesus praticava as lições que ensinava; Ele deixou lições de amor, perdão, paz, respeito ao próximo, caridade;
Jesus deixou lições sobre amor, perdão, caridade; Jesus ensinava por meio de histórias, chamadas de parábolas. Elas retratavam situações simples e fáceis de entender, com elementos do cotidiano do povo.
1) INCENTIVAÇÃO 
Batata quente ao contrário. Os evangelizados sentam em círculo. Quando a batata queimar, os amigos da direita e da esquerda respondem a pergunta. Quem foram os pais de Jesus? José e Maria. O que Jesus é nosso? Irmão e mestre. Como Jesus ensinava? Parábolas, sermões, diálogos, exemplo. Quais os ensinamentos de Jesus? Prece, perdão, amor, caridade, amizade, afeto, respeito, paz, humildade. Jesus curou alguém? Cura do paralítico de Betsaida, paralítico de Carnafaum, curou enfermos, curou a sogra de Pedro, curou um criado de um centurião, curou o filho de um oficial do rei.
2) Atividade: 
Desenhar ao redor da imagem de Jesus todos os colegas incluindo o aluno. 
Nome:________________________________________.Data:____/11/_____.
	
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.png
image4.jpeg