Buscar

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA- A IMAGINAÇÃO GERA A CRIATIVIDADE

Prévia do material em texto

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA- A IMAGINAÇÃO GERA A CRIATIVIDADE
 GIULIANY CRISTINE DE ASSIS 
FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ, PR
RESUMO: A Contação de história é um modo de introduzir a criança no mundo da linguagem, conhecimento, imaginação e fantasia. Além de desenvolver o interesse á leitura, dando a criança conhecimentos de valores morais. Assim, o presente trabalho pretende investigar a importância da contação de história na formação de uma criança, gerando imaginação e criatividade, estimulando o lado lúdico dela, e como a contação de história deve ser presente e desenvolvida no ambiente escolar.
PALAVRA-CHAVE: Contação de história; Imaginação; Criatividade; Ludicidade;
INTRODUÇÃO
 O presente trabalho vem mostrar como a contação de história tem grande importância no desenvolvimento e formação de uma criança. Deste modo, é importante que o professor trabalhe a contação de história dentro da sala de aula, preparando o momento da história criando um lugar de imaginação, criatividade e conforto a criança.
 Assim, o educador deve conhecer a história, ler , prestar atenção nas falas dos personagens, nos detalhes contados, na interpretação que vai ser feita depois. (Conhecer a história previamente é o mais importante para a contação de história). O educador precisa ter a entonação e oralidade muito trabalhada, assim a melhor forma é treinar antes, para dar ao alunos uma imaginação cheia de criatividades.
 Na hora do conto o educador consegue estimular a leitura da criança podendo gerar o gosto por ela. Assim os livros infantis são extremamente ricos na sala de aula, levando o aluno a se colocar no lugar do personagem e criando sua própria opnião sobre o tema abordado do livro. Dessa forma, a contação de história na sala de aula, poderá ajudar na fase de aprendizagem do aluno já que eles participaram daquele momento, assim, trazendo efeitos positivos para o seu crescimento. 
 Portanto, através da imaginação a criança tem a habilidade de gerar mentalmente imagens, ideias e pensamentos que não existem na nossa realidade. E assim, as crianças acabam utilizando a criatividade para tornar isso real. Por isso, a contação de história tem um vínculo tão importante na fase de crescimento de uma criança, ajudando ela a ter uma troca de idéias, estimulando a imaginação.
OBJETIVO: A finalidade desse trabalho é trazer a importância da contação de história, como este hábito de leitura traz ao ouvinte uma imaginação e criatividade no seu próprio mundo, ajudando no crescimento da criança, criando gosto e hábito pela leitura, aumentando a vontade da criança em estimular seus pensamentos, sentimentos e emoções. Assim, a contação de história vai impactar a vida da criança no mundo onde vive de uma forma positiva, estimulando á criatividade e desenvolvendo a seu contato com mundo.
DESENVOLVIMENTO
 Inicialmente podemos falar sobre a importância do ato de ler e ouvir a contação de história, como um contador deve saber a importância dele, na aprendizagem do aluno. A partir do momento que o professor cria uma técnica nessa leitura fica mais fácil de compreender a essência da história e a sensação do lado lúdico do conto. Assim, criando um lado mágico de descobertas oferecendo momentos de alegria e prazer pela leitura.
 A contação de história permite uma criatividade enorme, mais que nada adianta sempre trazer informações pronta, precisa ter clareza para que alguns momentos o aluno participe dessa construção, para que ele poder estar criando. Assim, é preciso que o educador tenha em mente, e mantenha organizada a história que contará as crianças. 
Seu papel é levar o ouvinte a torna-se leitor, por isso, além de proporcionar-lhe um entretenimento na hora da contação, presta-lhe também informações sobre o livro onde a história se encontra o nome de seu ator, a editora que o publicou[...]O contador é antes de tudo um leitor privilegiado, que cumpre seu papel ativo: faz leituras prévias, seleciona texto, informa-se sobre o autor, observa a ilustração do livro, memoriza o texto, interpreta suas intenções para transformá-las em modulações de voz e gestos. SILVA(2009,p.34)
Desenvolver a criatividade com a contação de história:
- Esquecer o que é pronto;
- Dar o repertório, mas deixar que crie o próprio;
- Participação do indivíduo;
- Acreditar traz possibilidades;
A aspectos importantes para técnica de leitura na contação de história:
 Preparar o momento: trazer aos alunos algumas curiosidades prévias (Algumas situações que desperte interesse).
 Silêncio no ambiente: eliminar qualquer tipo de distrações.
 Olhar nos olhos da criança: fazer a pausa e olhar no olho do aluno é estabelecer uma conexão.
Repetição: trazer alguns elementos da história que se repitam. ( A repetição cria um vínculo com a história).
Conversa seguinte: concluindo a história, mas o momento não ali, é a onde tudo começa: reflexão, Interpretação, Atividades e Imaginação.
Escolher com muita calma o local e momento da leitura. 
Alimento para alma: cada história sendo um alimento para a alma da criança e professor.
 A Contação de História e a leitura na fase inicial de uma criança tem muita importância para desenvolver e formar seus sentimentos. Assim auxiliando as crianças a entenderem o mundo real, e dando-lhe conhecimento sobre a realidade e fantasia.
O prazer que a criança tem de ouvir e contar histórias são um claro indicador de que a fantasia e a imaginação são muito importantes para ela conhecer e compreender. Ora as histórias são o modo mais corrente de integrar a cognição e imaginação, a educação ambiental e a fantasia. (Maximo- Esteves(1998,p.125)
Ludicidade
 A contação de história sendo uma prática pedagógica faz com que a criança desenvolva seus sentimentos e emoções, estimulando sua imaginação, escrita e conhecimento. Assim o ato de contar história vem para cativar e dar prazer ás crianças que estão ouvindo.
A contação de história é uma estratégica pedagógica que pode favorecer de maneira significativa a prática docente na educação infantil e ensino fundamental. A escuta de histórias estimula a imaginação, educa, instrui, desenvolve habilidades cognitivas, dinamiza o processo de leitura e escrita, além de ser uma atividade interativa que potencializa a linguagem infantil.
(SOUZA e BERNARDINO, 2011,p.237)
 A contação de história traz o lado lúdico da criança, sendo importante para o seu processo de crescimento. Dentro da ludicidade que a criança consegue expandir sua imaginação, o ato de escutar história pode ajuda-la a ter experiências de memorizações e reflexões. Dessa maneira que entra a importância do lúdico na prática educativa, assim levando as crianças a começarem desenvolver o interesse pela leitura, linguagem, imaginação e sua criatividade.
Ludicidade: O lúdico na contação de histórias
- Ludicidade aproxima;
- Formar conceitos próprios;
- Estabelecer relações;
- Aprender brincando;
'' São lúdicas as atividades que propiciam a experiência completa do momento, associando o ato, o pensamento e o sentimento. A atividade lúdica pode ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra atividade que vise proporcionar interação. Porém, mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como ela é dirigida e vivenciada, e o porquê de sua realização''.(MALUF,2012)
file_0.wmf
CONCLUSÃO
 Com base na pesquisa desenvolvida a contação de história pode mudar o mundo de uma criança, assim, estimulando a sua imaginação e criatividade para um mundo aonde só ela tem acesso. Desta forma, cabe o educador criar um momento prazeroso de conhecimento a onde as crianças possam buscar um mundo de imaginação. 
 Percebemos que por meio da leitura do conto, a criança organiza sua imaginação e criatividade enriquecendo a sua maneira de criar. Assim, o professor deve ser dinâmico na contação de história, sendo criativo no ato da leitura, fazendo com que o aluno voe longe na sua imaginação. Desta forma, o contador deve ter técnicas nessa leitura, gostando de ler, ampliando seu conhecimento e sempre buscando novas histórias.
 Portanto,entendemos que a contação de história é muito importante na formação de um indivíduo, como é positiva a relação dela, no ambiente escolar. Assim, o professor caminha no caminho certo quando apresenta a contação de história as crianças, formando leitores com uma imaginação e criatividade que se permite viajar pelo lado lúdico.
REFERÊNCIAS
SILVA, Vera Maria Tietzmann. Literatura infantil brasileira: um guia para
professores e promotores de leitura. 2ª ed. Goiânia: Cânone Editorial, 2009
Maximo- Esteves, Lídia. Da teoria a Prática: Educação ambiental com as crianças pequenas ou fio da história. Porto, Portugal: Porto editora LTDA.,1998.
SOUZA, Linete Oliveira de; BERNADINO, Andreza Dalla. A contação de história como estratégia pedagógicana educação infantil e ensino fundamental. Revista Educere et Educere. Vol.6,jul.dez.2011
Maluf, A.C.M. Brincar: Prazer e Aprendizado. 8. Ed Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
file_1.wmf