Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE-UNG 
 
DIRETORIA DE CIÊNCIAS EXATAS ENGENHARIA CIVIL 
 
ALEXANDRE SILVA DOS SANTO 28304800 
HENRIQUE ANTONIO DA S. NOGUEIRA 28210331
 FELIPE DOS SANTOS LOPES 28306979
 LUIS HENRIQUE DOS SANTOS 28302595
 
SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTES
 
 Pesquisa para obtenção de nota da disciplina Tecnologia e Economia dos transportes, do curso de engenharia civil na Universiddade de Guarulhos UNG, professor Marcelo Sededevitz
ITAQUAQUECETUBA
 2024
ITS - Intelligent Traffic System
RESUMO 
 A globalização a forma de crescimento e desenvolvimento da sociedade, o planeta se torna cada vez “menor”, não que o planeta esteja diminuindo, mas os meios de transportes são mais velozes, a comunicação a distância pode ser feita em tempo real. E para a humanidade continuar com este progresso, se faz necessário um novo pensamento sobre transportes, tendo em vista novas ferramentas e tecnologias.
Um Sistema inteligente de Transporte (ITS Intelligent Traffic System) é om sistema desenvolvido a partir de tecnologias de detecção, controle, análise e comunicação. Com a finalidade de aliviar congestionamentos, diminuir a poluição atmosférica, melhorar a segurança no trânsito, mobilidade e eficiência.
Essas tecnologias conectam semáforos, veículos, pedágios, sinalizações e outros meios que ajudam a diminuir congestionamentos e melhorar o tráfego. Sendo os maiores beneficiados as empresas, passageiros e motoristas. A tendencia é a automatização como solução para os problemas de trânsito.
		“Não podemos reduzir o debate acerca do transporte em políticas que apenas ampliam o investimento em tecnologia. As cidades brasileiras ainda são gentrificadas, fazendo com que grande parte da população tenha que passar por muitas horas de deslocamento. Ou seja, discutir o transporte inteligente é também assimilar como reduzir o tempo de viagem, compreendendo que o assunto está diretamente relacionado ao planejamento urbano das cidades”. (Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, 2021)”. 
 Os Sistemas Inteligentes de trânsito, tem como objetivo, melhorar a navegação, o trajeto e através dessas melhorias causam impactos positivos para a economia. Segundo portal do trânsito uma pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), feita com base nos dados da PNAD/IBGE, mostra que o tempo gasto com deslocamentos traz um prejuízo de R$ 111 bilhões à economia brasileira. Outro ponto importante é que a mobilidade urbana brasileira custa mais de R$ 480 bilhões por ano (dados da Associação Nacional de Transportes Públicos [ANTP], de 2019).
EXEMPLOS DE ITS
https://www.webmotors.com.br/wm1/dinheiro-e-economia/gm-faz-parceria-com-empresa-de-pedagio-automatico
 
 	 Pedágios Automatizados é um exemplo de Sistema inteligente de transporte, pois alivia o congestionamento, não sendo necessário parar para os pagamentos.
https://mobilidadeportoalegre.com.br/novo-sistema-de-bilhetagem-eletronica-para-o-transporte-coletivo-de-porto-alegre-em-desenvolvimento/ 
 A bilhetagem eletrônica pode ser considerada, um ITS, reduz o tempo de parada de um ônibus, os erros de devolução de dinheiro e não se faz necessário ter cobrador, o próprio motorista pode fazer a cobrança em dinheiro.
https://www.boanoticiaes.com.br/semaforos-inteligentes-em-toda-avenida-carlos-lindenberg-em-vila-velha/ 
Os semáforos inteligentes auxiliam no tempo em que o sinal fica aberto para o motorista passar com seu veículo e ao pedestre, quando este necessita atravessar ao outro lado.
De acordo com o relatório do Departamento de Trânsito dos EUA, as três causas principais para o surgimento de congestionamentos [of Transportation 2015]. A primeira está relacionada as ocorrências capazes de influenciar o tráfego, como por exemplo, incidentes, obras nas vias, mau tempo etc. A segunda está relacionada à demanda de tráfego, caracterizada por oscilações nas condições normais de tráfego ou eventos especiais, tais como, eventos esportivos, shows etc. A terceira está relacionada às características da infraestrutura rodoviária, representada pelos dispositivos de controle de tráfego, tais como semáforos, e os gargalos físicos na infraestrutura. O relatório também afirma que os gargalos físicos são responsáveis por 40% dos congestionamentos, seguido por incidentes (25%), mau tempo (15%), obras nas vias (10%), má programação da temporização dos semáforos e eventos especiais (5%).
BENEFICIOS DOS SISTEMAS INTELIGENTES DE TRÂNSITO 
A implementação de sistemas de controle de tráfego inteligente traz uma série de benefícios significativos para a mobilidade urbana:
· Redução dos congestionamentos de tráfego: Com o uso de algoritmos de otimização do tráfego e ajustes automáticos nos semáforos, é possível reduzir os congestionamentos e melhorar o fluxo de veículos.
· Melhoria da segurança nas vias: Os sistemas de controle de tráfego inteligente permitem a detecção de situações perigosas, como colisões iminentes, e atuam de forma preventiva para evitar acidentes. Esses sistemas também podem ser integrados a sistemas de segurança viária, como câmeras de monitoramento e alertas aos condutores.
· Redução do tempo de viagem: Ao otimizar o fluxo de veículos e reduzir os congestionamentos, os sistemas de controle de tráfego inteligente contribuem para a diminuição do tempo gasto no trânsito, tornando as viagens mais rápidas e eficientes para os usuários.
· Menor consumo de combustível e emissão de gases poluentes: Com um tráfego mais fluido e menos tempo de espera nos congestionamentos, os motoristas conseguem economizar combustível. Além disso, a redução dos congestionamentos também contribui para a diminuição da emissão de gases poluentes, melhorando a qualidade do ar nas áreas urbanas.
CONCLUSÃO
Os Sistemas inteligentes são essenciais para o aprimoramento da mobilidade humana, com o aumento do número de veículos, compras pela internet e outros fatores que contribuem para o congestionamento, deve-se procurar alternativas que aprimorem o trânsito e o tráfego seja mais rápido e seguro. 
O que é investido para a melhora do tráfego, pode-se evitar grandes impactos ambientais e socioeconômicos, numa geração ansiosa onde se tem tudo num clique, os ITS ou SIT, devem ser implementados, tendo em vista, que não são equipamentos desperdiçados, mas investimento que trazem grandes benefícios para a sociedade e ao meio ambiente.
BIBLIOGRAFIA
13-sistemas-de-transporte-inteligentes-conceitos-aplicacoes-e-desafios.pdf (bps90.github.io)
O transporte inteligente é o futuro da mobilidade urbana | Mobilidade Estadão | Connected Smart Cities (estadao.com.br) 
https://tecnoit.com.br/o-que-sao-sistemas-inteligentes-de-transportes/
https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/3363
https://www.portaldotransito.com.br/noticias/mobilidade-e-tecnologia/mobilidade-urbana-qual-o-impacto-do-transito-no-dia-a-dia-dos-brasileiros 
image4.jpeg
image1.jpg
image2.jpg
image3.jpeg