Buscar

Prévia do material em texto

As pesquisas científicas são uma das engrenagens que movem o mundo contemporâneo, pois, a constante procura por aprimoramento e descobertas avançam cada vez mais as tecnologias. Por terem esta grande importância no mundo atual, é de se imaginar que saber do que se tratam é de extremo cunho social. O motivo das pesquisas nunca pararem pode ser baseada na frase dita por Albert Einstein um dos grandes físicos da história “O importante é não parar de questionar; a curiosidade tem sua própria razão de existir”.
Com isto, um dos grandes motivos da sociedade ter conhecimento e discernimento sobre aquilo que está sendo pesquisado e desenvolvido é o mérito para aquele que está se dedicando para avançar e melhorar a vida de todos. Um exemplo é o “pai da eletricidade” Nikola Tesla, que mesmo avançando o estudo sobre a eletricidade e “iluminando o mundo”, não teve devido reconhecimento em vida e veio de falecer na pobreza.
Ademais, há a importância de se saber se aquilo que estão planejando é realmente de utilidade geral da humanidade e não de interesse próprio. O saber sobre pesquisas que estão sendo feitas por baixo da população evita criações para usos pessoais e egoístas, até mesmo evita a criação de armas de guerra. A bomba nuclear foi uma invenção causada pela negligência do povo e dos governos externos em procurar saber aquilo que está sendo pesquisado por tal país, no qual essa negligência resultou na morte e na atual supremacia de países que possuem armas nucleares.
Ao fim, “a priori” era para a sociedade saber desde cedo a importância do conhecimento daquilo que será produzido para beneficiar a mesma, porém, conforme há o crescimento as prioridades mudam e aumentam causando uma defasagem no conhecimento de pesquisas, projetos e até mesmo descobertas.

Mais conteúdos dessa disciplina