Buscar

84 Administração direta, indireta, órgãos públicos

Prévia do material em texto

”
O conhecimento é a estrada que o levará a realização de seus sonhos. (Rose Sabadini)
19 jun. 24
Prof. Luana
91 983414037 e 61 982880909
@prof.luana.freitas
Assessoria em trabalhos escolares e acadêmicos
“
Matéria: Direito Administrativo
Assunto: Administração Direta (Órgãos Públicos)
 
FCC - 2017 - O controle exercido pela Administração direta sobre a Administração indireta denomina-se
A poder de tutela e permite a substituição de atos praticados pelos entes que integram a Administração indireta que não estejam condizentes com o ordenamento jurídico.
B poder de revisão dos atos, decorrente da análise de mérito do resultado, bem como em relação aos estatutos ou legislação que criaram os entes que integram a Administração indireta.
C controle finalístico, pois a Administração direta constitui a instância final de apreciação, para fins de aprovação ou homologação, dos atos e recursos praticados e interpostos no âmbito da Administração indireta.
D poder de tutela, que não pressupõe hierarquia, mas apenas controle finalístico, que analisa a aderência da atuação dos entes que integram a Administração indireta aos atos ou leis que os constituíram.
E poder de autotutela, tendo em vista que a Administração indireta integra a Administração direta e, como tal, compreende a revisão dos atos praticados pelos entes que a compõem quando não guardarem fundamento com o escopo institucional previsto em seus atos constitutivos.
Comentário:
Não há hierarquia entre as estruturas, de forma que a Centralização não pode substituir os atos praticados pela Indireta.
A resposta é letra “D”.
image2.png
image3.png
image1.png
image4.jpeg